Grupos de Estudos, será?
Na atualidade em que as informações estão disponíveis para todos e a todo momento, participar de grupos de estudos pode parecer um desperdício de tempo. Mas será que é isso mesmo?
Podemos definir grupo de estudos como um grupo de pessoas que se reúnem com regularidade para discutir, aprofundar, aprender, e até gerar novos conhecimentos/conteúdo, sobre um determinado tema de interesse. A participação em um grupo de estudos deve ser espontânea e a vontade de compartilhar e se dedicar, verdadeira. A figura de um facilitador pode ajudar o grupo em termos de organização e identificação de possibilidades de ações de aprendizagem.
Estamos saindo da era do conhecimento para entrar na era da sabedoria. O que isso significa? O conhecimento é formado pelo acúmulo de estudo e vivências, é algo que buscamos no mundo exterior e trazemos para nós. Já a sabedoria é resultado de um processo de elaboração interna do conhecimento e das experiências, que gera uma nova forma de pensar e agir no mundo. Um grupo de estudos pode contribuir para a ampliação da sabedoria, uma vez que apoia a elaboração e internalização do conhecimento por meio da construção colaborativa.
Devemos procurar formas de aprendizagem que estejam em linha com a busca da sabedoria, ou seja, que facilitem nosso crescimento como pessoas e uma ação no mundo mais equilibrada.
Segundo a andragogia, o ser humano adulto não é uma página em branco, já possui conhecimento acumulado e qualquer proposta de aprendizagem de adultos deve levar isso em conta. Nesse caso, um grupo de estudos propicia a oportunidade de cada membro contribuir com suas possibilidades já construídas e levar para o grupo seu conhecimento e sabedoria prévios.
A seguir, alguns benefícios proporcionados por fazer parte de um grupo de estudos:
- Aumento da motivação: o grupo pode ser fator de incentivo e motivação para aprofundamento em um tema de interesse e também para apoiar a prática de novas formas de aplicação do conhecimento.
- Propicia disciplina: o fato de ter reuniões periódicas e datas definidas para a evolução do aprendizado contribui para que este evolua.
- Facilitação do aprendizado: ter no grupo pessoas com diferentes níveis de conhecimento sobre o tema ajuda os participantes a fazerem questionamentos que ampliem a visão. Além disso, o facilitador garante que alguém se preocupe em propiciar metodologias de estudo que contribuam para o aprendizado.
- Liberdade de escolha: o grupo tem total liberdade para encaminhar os estudos de acordo com seu interesse e motivação, e redirecionar sempre que necessário.
- Multiplicidade de visões: pessoas diferentes trazem visões diferentes e isso engrandece cada um dos participantes.
- Criação de rede de conhecimento: propicia o estabelecimento de rede confiável de apoio e troca de conhecimentos.
Segundo D.W. Johnson e R.T. Johnson, em um trabalho acadêmico sobre aprendizagem cooperativa, existem alguns critérios para a avaliação de êxito em grupos de estudos:
- Dependência positiva: os participantes dependem uns dos outros para que a aprendizagem aconteça. Cada indivíduo traz força para o grupo.
- Responsabilidade individual: cada participante deve individualmente cumprir com tarefas, atividades e pesquisas combinadas pelo grupo.
- Interação construtiva: a participação de todos estimula a evolução dos estudos. Concordâncias e discordâncias são fundamentais para se atingir os resultados.
- Habilidades sociais: os membros constroem uma relação de confiança, que favorece o avanço e crescimento do grupo.
Termino com a citação de Albert Einstein: “Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer”.
Caro leitor, caso ainda não tenha participado de grupos de estudos, acho que vale a pena viver essa experiência.
Conheça os Grupos de estudos da ABRH-SP: abrhsp.org.br/grupos-de-estudos-2021
Por Yara Leal de Carvalho, diretora de Grupos de Estudos da ABRH-SP
São Paulo, 07 de Junho de 2021