O Papel Estratégico dos Influenciadores Internos no Ambiente Corporativo
Em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, as empresas buscam formas
inovadoras de fortalecer sua cultura organizacional e melhorar sua marca empregadora. Uma
dessas estratégias é o investimento em influenciadores internos — colaboradores que, através
de suas experiências e redes sociais, atuam como porta-vozes da organização e ajudam a
construir uma narrativa autêntica e positiva da empresa. Mas por que essa estratégia tem
ganhado tanto destaque no RH moderno?
O Que São Influenciadores Internos?
Assim como influenciadores digitais transformaram o marketing ao criar conexões genuínas
com o público, os influenciadores internos têm um impacto similar dentro das empresas.
Segundo Carolina Frazon Terra (2022), eles são colaboradores que, através de sua experiência
e vivência no ambiente de trabalho, possuem uma credibilidade única para compartilhar
histórias e promover a cultura da organização.
Cases de Sucesso
Grandes empresas já perceberam o impacto positivo dos programas de influenciadores
internos. Veja alguns exemplos:
- Nestlé: Com o programa Influencers Nestlé, a empresa oferece ferramentas para que os
colaboradores compartilhem suas experiências espontaneamente. Esses influenciadores
destacam eventos, projetos, e até oportunidades de trabalho, fortalecendo tanto a
comunicação interna quanto a imagem externa da marca. - Vivo: O programa Vivo Creators ganhou prêmios por sua capacidade de potencializar
a comunicação entre os colaboradores, mostrando o impacto de uma abordagem
estruturada. - Magalu: Com o Fala Magalu, vinte colaboradores foram selecionados para representar
a marca empregadora e disseminar a cultura organizacional de forma autêntica. - Paschoalotto: Os Influencers Paschoalovers são selecionados para representar a
cultura organizacional, em destaque o valor da diversidade e inclusão. Essa atuação
também beneficia os próprios influenciadores, resultando em um aumento de 6% na
produtividade, devido ao desenvolvimento de habilidades de liderança, maior
motivação e senso de propósito.
Esses exemplos mostram como os influenciadores internos não só ajudam a promover a cultura
organizacional, mas também reforçam o sentimento de pertencimento dos colaboradores.
Por que isso faz sentido no dia a dia?
As mídias sociais e a cultura organizacional convergem em um ponto central: a influência
autêntica e confiável. No dia a dia, isso faz sentido porque as redes sociais não apenas moldam
como nos conectamos com o mundo, mas também como as empresas se comunicam com seus
colaboradores e o mercado.
Os dados mostram, Segundo Aubertine (2023) que 44% dos jovens adultos tomam decisões
baseadas em recomendações por influenciadores, evidenciando a força das recomendações
genuínas. Esse comportamento também se reflete nas organizações, onde colaboradores atuam
como influenciadores internos ao compartilhar espontaneamente histórias sobre a cultura e os
valores da empresa. Essa prática reforça o papel de uma cultura organizacional forte, que é
considerada essencial por 94% dos executivos e 88% dos candidatos (Delloite, apud Andrew
Martins, 2024) .
Portanto, ao integrar influenciadores internos em estratégias de comunicação, as empresas
conseguem traduzir seus valores em ações tangíveis, conectando-se de forma mais humana e
autêntica tanto com talentos internos quanto com potenciais colaboradores, fortalecendo seu
diferencial competitivo no mercado.
Referências:
TERRA, Carolina Frazon. Ecossistema da influência digital: mais possibilidades para a
comunicação organizacional. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho (GT6)
Comunicação digital, inovações e tecnologia, atividade integrante do XVI Congresso
Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2021
MARTINS, Andrew. Why it’s important new hires fit a company’s culture: ensure a
cohesive, positive environment by evaluating applicants for a cultural fit. Business News
Daily, 27 nov. 2024. Disponível em: https://www.businessnewsdaily.com. Acesso em: 27
nov. 2024.
BRATINA, Danijel; FAGANEL, Armand. Understanding Gen Z and Gen X responses to
influencer communications. Administrative Sciences, v. 14, n. 2, p. 33, 16 fev. 2024.
Disponível em: https://doi.org/10.3390/admsci14020033. Acesso em: 27 nov. 2024.
