setembro, 2024

Como promover a Educação Corporativa nas Empresas Brasileiras?

Sabemos que a Educação Corporativa ainda é relativamente nova no Brasil e que há a  necessidade de desmistificar esse tema, além de explorar como ele pode ser aplicado nas  diversas empresas. É comum associar a Educação Corporativa apenas à promoção de cursos e  eventos internos, mas isso representa apenas uma pequena parte de todo o seu potencial  (Gama, 2023). Existem outras ações que podem ser aplicadas para promover Educação  Corporativa, visando desenvolvimento de competências, mudanças de comportamento e  cultura (Perrenoud, 1999). 
setembro, 2024

“Quem cuida de quem cuida?” Cultivando o Bem-Estar dos Líderes de RH com as metodologias Action Learning e Investigação Apreciativa

No universo corporativo, os profissionais de RH assumem o essencial papel de cuidar do capital humano nas organizações. Mas, muitas vezes, negligenciamos uma questão fundamental: quem cuida desses profissionais? Garantir o bem-estar dos líderes de RH é essencial para o bom funcionamento de toda a empresa.
setembro, 2024

Aprendizados do Grupo de Estudos Conexão e Influenciadores sobre a Ferramenta e Metodologia ONA

Conexões e Influenciadores nas Organizações é um nome que por si só chama atenção, e nos instiga a mergulhar neste grupo de estudos e querer saber mais do que se trata, uma vez que sabemos que as organizações são baseadas nas relações. E, para compreender melhor o contexto das relações organizacionais temos a metodologia ONA ou Análise de Redes Organizacionais, no qual é possível ter um panorama e mapeamento das relações formais e informais entre os colaboradores. 
setembro, 2024

Afinal, o que é People Analytics?

People Analytics é uma abordagem de RH orientada a dados? Um conjunto de métodos aplicados ao RH? Uma ponte entre o RH e a alta liderança? Todos esses questionamentos são válidos, mas focam em aspectos específicos. Então, o que é People Analytics de fato? Para começar, tudo o que é feito no RH envolve a gestão de informações: comportamentais, de experiências, de desempenho, de remuneração, de benefícios, entre outras. Informações são a essência do RH. Portanto, podemos afirmar que o RH é uma unidade de informação, tanto consumidora quanto produtora de informações.
agosto, 2024

Design thinking como estratégia de valor organizacional

Ao longo dos encontros do Grupo de Estudos sobre Metodologias Ativas, promovido pela ABRH-SP em 2023, aprendemos e discutimos o...
julho, 2024

O desenvolvimento da Resiliência à luz das Neurociências

Como se desenvolve a Resiliência? A resposta à esta questão, de como é possível desenvolver o atributo da resiliência é...
julho, 2024

Segurança Psicológica é experimentada em grupo, não individualmente segundo pesquisadora de Harvard

Você busca por respostas que confirmam seus pontos de vista ou acredita que a diversidade de vozes produz criatividade e aprendizados?
julho, 2024

Lugar de escuta, um dos caminhos para a diversidade, equidade e inclusão

Rubem Alves cunhou o termo “Escutatória” ao publicar um artigo ímpar. Este homem que gostava de ipês amarelos despertou nossos sentidos para a importância de saber ouvir tão ou mais significativo que se empoderar de uma grande retórica.
julho, 2024

Segurança Psicológica para Times de Alta Performance

O termo Segurança Psicológica (SP) não é novo. Desde 1990 é estudado e disseminado na ciência e organizações. Mas ainda existe muita dúvida sobre seu significado e, em nossa experiência, escutamos afirmações que não se correlacionam com SP.
junho, 2024

A Cultura Organizacional como Diferencial Competitivo nas Empresas

No cenário empresarial atual, a cultura organizacional tornou-se uma força motriz, transcendendo sua definição tradicional para se tornar um diferencial competitivo fundamental.
junho, 2024

Análise Transacional

Este texto resume a apresentação da Análise Transacional, tema da reunião do GE LAB do Autoconhecimento, da ABRHSP, em 07/06/2023.
junho, 2024

Afinal de contas, o que é um RH Estratégico?

Quando pensamos em empresas de diversos tamanhos nem sempre olhamos com  carinho para a gestão das pessoas – essa é uma realidade que vivencio em empresas  de pequeno e médio porte.