janeiro, 2026

Equilíbrio entre o consultivo e o operacional: como o BP entrega na estratégia prática do negócio

Chacrinha imortalizou a frase "quem não se comunica se trumbica". No dicionário, "trumbicar" significa fracassar. No cenário corporativo atual, de alta complexidade, essa máxima nunca foi tão verdadeira: a negligência com o fator humano gera ambientes onde o medo impera e os resultados sofrem.
janeiro, 2026

Do operacional ao estratégico: O que a liderança precisa para sair do  operacional e assumir o papel de estratégico na organização. 

Assumir funções estratégicas é um desafio para muitos líderes, principalmente  porque a maioria é promovida de áreas operacionais, eram ótimas no que faziam e  nem sempre recebe preparo adequado para atuar estrategicamente. Segundo  pesquisa Conquer, 66% dos líderes brasileiros afirmam que não conseguem se  dedicar à estratégia porque estão presos a tarefas operacionais e 53% acreditam  que os projetos não caminham sem sua presença constante.
janeiro, 2026

Liderar Sem Medo: Como Comunicação Consciente e Segurança Psicológica Transformam Resultados

Chacrinha imortalizou a frase "quem não se comunica se trumbica". No dicionário, "trumbicar" significa fracassar. No cenário corporativo atual, de alta complexidade, essa máxima nunca foi tão verdadeira: a negligência com o fator humano gera ambientes onde o medo impera e os resultados sofrem.
dezembro, 2025

RH 5.0: Como Integrar Inteligência Artificial e Humanização na Gestão de Pessoas

Vivemos a era do RH 5.0, marcada por tecnologias emergentes e pela urgência de soluções mais humanas no ambiente de trabalho. Após décadas de evolução, do RH 1.0, focado em tarefas burocráticas, ao RH 4.0, centrado em dados e automação, chegamos ao desafio de integrar inteligência artificial, ética e empatia na gestão de pessoas.
dezembro, 2025

As transições e transformações estratégicas que acompanham a preparação para carreira BP de RH nas Organizações

Durante anos, o RH foi percebido como uma área de suporte, muitas vezes distante das decisões estratégicas. Mas em um mundo em que cultura, engajamento e liderança impactam diretamente os resultados, esta percepção tem se tornado a cada dia mais obsoleta e fora do escopo. Ressaltamos aqui, o papel do Business Partner de RH que, já há trinta anos, tem se mostrado uma função representativa de uma nova forma de pensar, agir e influenciar. Assim, a evolução da área de RH vem consolidando destaques, ou seja, deixando de ser apenas um setor de apoio para seguir como parceiro estratégico do negócio.
novembro, 2025

Cultura Organizacional: papel da liderança em meio a tantas faces

Cultura Organizacional é tema frequente entre lideranças, especialmente de RH e DHO, mas ainda cercado por entendimentos distintos. No grupo de estudos da ABRH (1º semestre/2025), aprofundamos reflexões que revelaram múltiplas visões, influenciadas por valores e experiências diversas.
outubro, 2025

Segurança Psicossocial é Direito: O RH e a Nova Responsabilidade com Grupos Sub-representados

A segurança psicossocial tornou-se uma responsabilidade legal e estratégica das empresas, especialmente das áreas de RH. A nova NR-1, em vigor desde maio de 2025, exige que organizações mapeiem, mitiguem e previnam riscos psicossociais no trabalho. O cenário chama atenção: 30% dos trabalhadores apresentam sintomas de burnout.
outubro, 2025

ESG, direitos humanos e gênero: a atuação dos RHs na construção de ambientes corporativos inclusivos e responsáveis

Introdução: ESG no centro da estratégia ESG, direitos humanos e gênero deixaram de ser pautas periféricas. Hoje são eixos centrais da estratégia empresarial responsável. O “S” do ESG exige ambientes de trabalho justos, seguros, diversos e alinhados à dignidade humana.
setembro, 2025

O Ciclo Virtuoso da Liderança Adaptativa na Mitigação da Change Fatigue

O cenário contemporâneo, marcado pela complexidade e rapidez das transformações tecnológicas, vai além da simples resolução de desafios técnicos com soluções conhecidas. A exposição contínua a essas mudanças pode resultar na Fadiga da Mudança (Change Fatigue).
agosto, 2025

NR1, saúde mental e a urgência de comunicar com consciência

Ciça Vallerio*Todo mundo acha que entende de comunicação. Eu também, ainda mais trabalhando na área há 20 anos. Primeiro como...
agosto, 2025

Navegando na Mudança: Como a Matriz de Competências Pode Ajudar a Superar a Fadiga de Mudança

Em um mundo onde tudo muda rápido, as empresas precisam se adaptar para continuar no jogo. Mas essa correria tem um preço: a fadiga de mudança. Esse termo descreve o cansaço que os funcionários sentem quando as mudanças no trabalho não param. É uma exaustão que mistura corpo, mente e emoções, podendo desmotivar a equipe e reduzir a produtividade. Para ajudar, a matriz de competências mostra quais habilidades as pessoas precisam para enfrentar essas mudanças sem se esgotar. Este texto traz um quadro sobre fadiga de mudança e uma narrativa prática para profissionais de RH usarem a matriz como solução.
julho, 2025

O Auxílio Alimentação nas contratações de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra

Na Administração Pública são frequentes as contratações de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra. Assim, numerosos editais de licitações, contendo a expressão “dedicação exclusiva de mão de obra” são publicados no Portal Nacional de Contratações Públicas - PNCP.