Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grupo Líderes de RH: novo formato para superar os desafios

Atualmente com 46 integrantes, o Grupo de Líderes de RH, criado pela ABRH-SP no final de 2013, tem se consolidado ano após ano. Diferentemente dos Grupos de Estudos da Associação, que têm profissionais de diferentes níveis debatendo um determinado tema, o Líderes de RH apresenta um perfil bem específico: podem entrar apenas profissionais de Recursos Humanos com reporte ao primeiro nível da empresa. “É um perfil que permite a troca de experiências entre profissionais sêniores na área, gerando muito aprendizado e um excelente networking”, explica Edna Bedani, diretora de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP.

Como todas as empresas e organizações, o Líderes de RH teve de superar os desafios de mais de um ano de pandemia, que inviabilizou os encontros presenciais do grupo. Mas tudo deu certo. “Tivemos um motivador maior, que é o nosso amor por pessoas!”, resume Angela Miranda, coordenadora do grupo ao lado de Rodolfo Trinta e Denise Fernandes.

Segundo ela, o grupo conseguiu se reinventar. “Cada reunião, claro, é um desafio, porque somos humanos e plurais, mas levamos para as pautas assuntos do momento. Nos surpreendemos positivamente desde a primeira reunião virtual. Já tínhamos um perfil de troca e acolhimento antes da pandemia, com muita empatia, que foi intensificado. O grupo continua coeso e firme no propósito de gerir pessoas com excelência e humanização”, destaca.

Em decorrência do distanciamento social, os encontros virtuais foram efetivamente implantados, superando a resistência que ainda havia em relação às reuniões digitais. As trocas de mensagens no grupo de WhatsApp foram intensificadas e o formato dos encontros alterado, ao considerar palestrantes externos para abordagens de temas do momento. Algumas vezes, as reuniões foram abertas à participação do público externo no intuito de contribuir com temas pertinentes. Os integrantes também passaram a compartilhar ações que vinham sendo adotadas no momento por meio da apresentação de cases e mesas redondas como parte desse novo formato.

Outras ações

A fim de buscar maior representatividade e presença efetiva na Associação, alguns membros do grupo são candidatos ao Conselho Deliberativo da ABRH-SP para a gestão do próximo triênio (saiba mais sobre as eleições e conheça o perfil dos candidatos aqui). Além disso, desde 2020, o grupo tem atuado na inserção de ações para o desenvolvimento dos integrantes.

“Líderes de RH também precisam de colo. Temos o perfil de cuidar das pessoas, mas também sentimos a necessidade de sermos acolhidos”, acrescenta Angela. Com isso, entraram na agenda temas como: orientação para novas tecnologias, ferramentas de educação versus pandemia, mindfulness, personalidades de mentoria, aprimoramento de metodologias ágeis. Até o fim do ano, assuntos relacionados à educação financeira e ações de voluntariado estarão na pauta dos encontros.

“Em novembro, faremos uma apresentação do compilado do ano e já levantaremos os temas para 2022. Pensamento positivo para encerrarmos em dezembro com almoço presencial de confraternização. Afinal, nada supera o presencial. Gostamos do cafezinho e networking! Somos RH! Nosso objetivo é o retorno presencial em breve com a possibilidade da inserção híbrida nos formatos de reunião”, espera a coordenadora.

Novos integrantes

Frequentemente, o grupo realiza a seleção de novos integrantes, com o objetivo de fomentar a participação dos membros atuais e oxigenar os encontros e o convívio. As inscrições de 2021 foram abertas no início do ano e novamente no mês passado. Profissionais de RH que se interessem em participar, e tenham o perfil, serão avaliados pontualmente até o final do ano. Já os três coordenadores atuais, eleitos em 2019 e novamente em 2020, permanecem na gestão até o final de 2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (19 de Julho de 2021)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!