Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sorocaba: novos temas de Grupos de Estudos

ABRH Sorocaba lança 06 novos Grupos de Estudos

Facilitadores e Diretores da Regional reuniram-se na última segunda-feira para alinhar expectativas e trocar experiências

Na última segunda-feira, 22/02, aconteceu no CIEE Sorocaba a reunião dos facilitadores dos Grupos de Estudos da ABRH-SP Regional Sorocaba. Diante do sucesso em 2015, a Regional está lançando para este ano 06 novos temas: 1) Coaching, 2) Consultoria Interna, 3) Estratégias para Atração & Retenção de Talentos, 4) Relações Trabalhistas, 5) Jogos & Dinâmicas de Grupo e 6) Programas de Estágio. À frente dos trabalhos está Roseli Jacobsen, diretora do Grupo de Estudos da Regional Sorocaba.

Os Grupos de Estudos têm o objetivo principal de ampliar a troca entre profissionais da área de Recursos Humanos de diferentes setores e promover o desenvolvimento profissional dos integrantes do Grupo, proporcionando análise crítica e produção criativa em temas vinculados à gestão de pessoas, além de estimular o debate entre a entidade e seus associados no que há de mais avançado em desenvolvimento humano e organizacional, reforçando o compromisso da Associação de colaborar na disseminação do conhecimento do mundo do trabalho.

Américo Garbuio Jr, Diretor Geral da Regional, conduziu a reunião e apresentou os pilares de atuação da ABRH Sorocaba, bem como o plano de trabalho para 2016. A regional teve um crescimento significativo em seu primeiro ano de atuação na região, aumentando de 46 para 277 associados neste período, tornando-se a terceira maior regional do estado de SP em número de associados. “Para 2016 queremos aumentar o número de associados e conquistar patrocinadores que possam ser parceiros de sucesso e abrilhantem os eventos da ABRH”, comentou Américo. “Estamos programando uma série de eventos para esse ano, entre eles mais duas edições do Grupo de Liderança Feminina, Fóruns de discussão com os temas Trabalhista, E-Social, Liderança e Gestão Pública, além de palestras e reuniões temáticas em empresas da região. Queremos iniciar também um grupo específico para Dirigentes de RH”, completa Daniele Matos, Vice-Diretora Geral da Regional.

Com o propósito de fortalecer a relação entre os facilitadores e a Diretoria da ABRH Sorocaba, a reunião deu espaço para o alinhamento de expectativas e troca de experiências entre os facilitadores. “Nossa expectativa é que os facilitadores reservem momentos durante o ano para compartilhar as melhores práticas dentro dos grupos. Todos os temas são relacionados. O grupo tem condições de construir algo integrado”, reforça Américo.

Os facilitadores de cada tema são profissionais convidados, com extensa experiência no assunto, favorecendo a condução e interferência crítica e construtiva nos grupos. Confira abaixo o que cada um deles está preparando para esse ano!

 

Fabian Seabra, facilitador do Grupo de Relações Trabalhistas

“Nós queremos fomentar uma discussão que normalmente é mais técnica e trazê-la para a nossa realidade. Vamos trazer temas que estão em alta de uma forma mais prática e tentar aproximar mais essas questões do dia-a-dia.”

 Ana Claudia Mira, facilitadora do Grupo de Relações Trabalhistas

“Como trataremos de um tema muito técnico, teremos o desafio de manter os participantes motivados, considerando que teremos pessoas com níveis diferentes de conhecimento e expectativas diversas. O que pretendemos construir é algo que seja aplicável aos participantes e venha de encontro com o interesse deles. Isso com certeza tornará os encontros mais gostosos e atrativos.”

 

Vera Ferrari, facilitadora do Grupo de Coaching

“Os grupos de estudos propiciam um ambiente agradável onde as pessoas podem contribuir com os temas e trocar experiências. Vamos construir coisas novas, partilhar o que sabemos e aprender juntos!”

 

Maria Cristina Salzane, facilitadora do Grupo de Coaching

“Essa troca é muito importante. Hoje todo mundo busca praticidade, e essa oportunidades de unir a teoria com a prática gera um sentimento de missão cumprida no grupo.”

 Oreste Gomes, Estratégias para Atração e Retenção de Talentos

“Tivemos a sorte desse tema ter sido conduzido por excelentes facilitadoras no ano passado (Cassia Resende e Yara Leal) e temos o desafio de manter a régua alta esse ano. A construção em grupo acontecerá a partir do momento que envolvermos os participantes e os encontros tornarem-se mais leves e agradáveis, gerando a motivação dos presentes. Queremos gerar o comprometimento de usar aquele conhecimento que você adquiriu, isso é um aprendizado consistente. É construir alguma coisa lá dentro e depois poder usar lá fora.”

Rogerio Bellini, facilitador do Grupo de Jogos e Dinâmicas de Grupo

“Em 2015 facilitei o grupo de ‘Tendências em Educação Corporativa’, e a maior parte dos participantes inscritos esse ano participaram também no ano passado, o que é muito gratificante. 90% das pessoas voltaram! O grupo é muito eclético, temos desde pessoas com muito conhecimento àqueles que ainda são estudantes. Para esse ano queremos trazer algo mais prático, trabalhar além do exercício, e gerar momentos para que os participantes vivenciem na prática as expectativas que eles têm em relação ao tema. A proposta é fechar o ano com um manual de Jogos e Dinâmicas de Grupo, onde todas as dinâmicas serão fruto do que os participantes trouxerem.”

Luciana Gomes, facilitadora do Grupo de Programa de Estágio

“Estou bastante ansiosa! O objetivo deste grupo é tirar dúvidas e esclarecer o tema. Vamos falar de legislação, como implementar o programa nas empresas, captação e gestão desses jovens talentos, quebrar paradigmas de que estágio é mão-de-obra barata. Claro que é o grupo quem vai demandar o que vão querer discutir, mas estamos preparados para conseguir orientar em todos os sentidos.”

Os Grupos de Estudos da ABRH Sorocaba terão 08 encontros em 2016 e iniciam nos próximos dias 08 e 09 de março. Podem participar dos grupos de estudo profissionais e/ou estudantes da área de RH, associados à ABRH-SP.

 

Mais informações: www.abrhsp.org.br/ [email protected]/ (19) 3294-3307

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!