Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ferramentas de autoconhecimento para a prevenção ao Burnout

Participando do grupo de estudos da ABRH-SP, percebi não apenas a oportunidade de aprender e contribuir, mas também de construir uma verdadeira rede de apoio nos desafios profissionais.

Neste ano contribuí com o tema “Como prevenir o Burnout”, sob uma visão construída por meio de estudos e da prática profissional. Mas, antes de falarmos sobre o Burnout, é importante entender o que é o estresse.

Segundo o Ministério da Saúde, o estresse é a reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às novas situações." 

A intensificação dos níveis de estresse pode levar à chamada síndrome de Burnout (esgotamento mental), classificada na CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) da Organização Mundial da Saúde como uma doença do trabalho, desde 01/01/2022. 

A Lee Hecht Harrison investigou a saúde mental dos trabalhadores em 25 países (14 mil pessoas) e foi observado que 51% dos líderes têm dificuldade ao identificar sobrecarga de trabalho ou Burnout, e que 4 de 10 sofrem com excesso de trabalho ou Burnout. (2021)

Em meio a esse cenário observei o quanto o autoconhecimento pode contribuir significativamente na prevenção e também como processo de apoio (adicional e não substitutivo) aos que já estão vivenciando a síndrome. 

Primeiro precisamos entender seus estágios, assim como identificar os sintomas. Para isso é importante seguir as recomendações de sua empresa, buscando até o apoio de um especialista. 

Pela prática profissional observo que ter crenças positivas, focadas na solução e no aprendizado nos ajuda na prevenção ao Burnout.

Abordamos três ferramentas de autoconhecimento: 

  • Assessment que ajuda a indicar a presença do Burnout. 
  • Análise de Sabotadores – Inteligência Positiva, que mostra padrões mentais que podem contribuir com o aparecimento da síndrome.
  • Análise de forças VIA Survey, que indicam as forças positivas de nossa personalidade e que podem contribuir para a prevenção ao Burnout.

A conclusão que tiro, em conjunto com o grupo de estudos, é que o autoconhecimento beneficia de forma significativa na prevenção ao burnout e que há uma parte que depende de nós e que pode contribuir para a prevenção ao burnout: a busca pelo autoconhecimento e o fortalecimento de um mindset positivo, focado em soluções e em nossas forças.

Artigo escrito por Emerson Sadao Saita, participante do Grupo de Estudos "Ferramentas de Autoconhecimento para Líderes e RH" da ABRH-SP

São Paulo, 13 de Fevereiro de 2023.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!