A saúde mental é um dos pontos que mais merecem atenção em 2025. Na visão de Karen Monterlei, cocriadora de futuros organizacionais, especialista em gestão empresarial, cultura, desenvolvimento humano e comportamental, fundadora e CEO da Humanecer, tanto de forma pessoal quanto profissionalmente, os caminhos para o equilíbrio emocional e a saúde mental são pavimentados pelo autoconhecimento.
No cenário atual, Karen observa que a busca por prazeres e sucesso é uma realidade quase sempre associada a ansiedade e frustrações. “Estamos vivendo um excesso de informações rasas que influenciam a forma de pensar das pessoas, comprometendo sua evolução e saúde mental, tanto pessoal quanto profissionalmente”, afirma. “É um verdadeiro faz de conta. Faço de conta que sou antenado e sei de tudo um pouco, a partir das redes sociais e leituras de fácil consumo, mas quando há necessidade de aprofundamento de um tema, não consigo dominar um conteúdo e contribuir efetivamente em uma discussão”, completa.
Sobre o aspecto de saúde mental, a especialista ressalta que a questão é bastante desafiadora. “Como ponto essencial nesta abordagem, precisamos considerar o autoconhecimento”, destaca.
Para Karen Monterlei, é fundamental que se busque aprofundamento em informações, da mesma forma que destaca a relevância em se conhecer mais. Em algumas situações, procurar ajuda para o autoconhecimento, aprimorar-se a partir de cursos, mentorias e leituras mais profundas podem surtir bons resultados. “O desafio é lidar com o equilíbrio emocional. É olhar para mim, perceber quanto o ambiente em que vivo contribui, ou não, para minha saúde mental.”
A especialista acrescenta a importância de o profissional fazer o que gosta e conviver em um ambiente que acrescenta e faz sentido para a vida dele. “Tudo isso leva a um prazer natural de conviver e viver com coisas que somam e trazem leveza”, ressalta. Ainda a partir do ponto de vista do trabalho, Karen Monterlei conclui que o profissional que se autoconhece promove benefícios para si próprio e traz melhores resultados para as equipes e a empresa como um todo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP(23, dezembro de 2024)