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Minha história no RH com Maria José Fonsêca Diniz

Minha vida profissional começou aos 18 anos. E, até o momento, com 30 anos de trabalho completos, só me relacionei profissionalmente com duas organizações. 

Na primeira, respondi a um anúncio de jornal que fez toda a diferença em minha vida. Tive um primeiro “chefe” (este era o título registrado em minha carteira de trabalho). No entanto, ele era um líder nato a quem aproveito o espaço para agradecer: muito obrigada, Sr. Batistella! Ele acreditou em meu potencial e deu-me a oportunidade e o apoio para que eu chegasse à coordenação do departamento de Administração de Pessoal. Como era uma empresa de pequeno porte, também fazíamos juntos (mesmo que de forma intuitiva) alguns dos demais processos de RH.

A segunda oportunidade aconteceu em função de eu ter trabalhado na primeira com uma pessoa, também muito especial em minha vida, que havia assumido a coordenação geral da Fundação FEAC, onde cheguei para coordenar o departamento de Administração de Pessoal e, na sequência, gerenciar a área de Recursos Humanos. Esta foi uma oportunidade fantástica, pois veio acompanhada dos investimentos necessários, ou seja, formação acadêmica específica, pós-graduação, MBA e treinamentos diversificados voltados para o desenvolvimento de liderança. Em 2010, fui premiada com a possibilidade de conciliar a atividade profissional com a docência em curso superior de tecnologia para Gestão de RH. Dessa forma, me sinto realizada por poder estar com pessoas que buscam de qualificação para atuar na área, além de contribuir com a formação desses profissionais, tendo em vista os desafios atuais do mercado de trabalho.

 

Página ABRH-SP Campinas – 01 de dezembro

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Estratégias para Aquisição e Retenção de Talentos

Desde 2011, participo do Grupo de Estudos Estratégias para Aquisição e Retenção de Talentos. Com tantas mudanças no mercado, concluímos que não poderíamos abordar o tema de forma restrita ou limitada. Atrair bons profissionais requer um olhar mais amplo a respeito dos processos da área de RH, o que exige da área de R&S uma atuação mais estratégica e próxima do negócio da empresa.

Sob esta ótica, o grupo passou a escolher temas mais diversificados, saindo do que, a princípio, era uma atuação ou visão muito operacional. Entender e buscar referências do contexto e cenário em que vivemos nos últimos anos têm sido a base para outros assuntos. Buscamos também estudar e trocar experiências sobre o que realmente é um “talento”, e, a partir disso, questionamos a importância da própria empresa ter clareza e definir, dentro de sua estrutura e peculiaridade, qual é o perfil de seu talento, o que pode mudar em um contexto ou segmento para outro e qual o percentual de talento que sua empresa precisa. 

Nesta linha de pensamento, temos estudado como a Cultura e o Clima Organizacional vigente numa organização poderá influenciar de maneira significativa na atração, retenção e, até mesmo, no engajamento dos profissionais. Com a facilidade de acessar as informações nos dias atuais, todo profissional busca informações a respeito do ambiente interno da empresa. Não basta ela ter um alto faturamento e grande expressão no mercado. Mais do que nunca, o ambiente de alto nível de aprendizado e valorização das pessoas esta entre as preferidas. 

E, diante de tal cenário, o grupo tem sempre a preocupação de validar as Técnicas para Atração de Talentos, bem como ferramentas para identificar os perfis e competências dos profissionais. A troca de experiência tem sido riquíssima. Nas discussões do grupo percebemos que um dos grandes aliados na retenção dos profissionais são as lideranças, uma vez que as pessoas e os profissionais não são mais os mesmos, as equipes têm outras necessidades e expectativas, e o mundo mudou.

 

Página ABRH-SP Campinas – 01 de dezembro

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Novidades na reunião do Conselho da ABRH-SP

A última reunião do ano do Conselho Deliberativo da ABRH-SP, realizada na quarta passada, incluiu o anúncio de novas ações e serviços, além da apresentação do resumo financeiro e das atividades promovidas pela Associação no último trimestre. O lançamento de novos grupos formados por profissionais de Recursos Humanos, com o apoio da ABRH-SP, e a parceria com uma empresa de pesquisa para a preparação de um estudo sobre remuneração e benefícios foram as novidades anunciadas pela diretoria executiva.

Além do grupo de Gestores de Pessoas, cuja primeira reunião foi realizada na última terça, mais dois grupos serão lançados no próximo ano, com a chancela da entidade paulista: o grupo de saúde corporativa e o que discutirá temas relacionados aos desafios das mulheres e à valorização do feminino. Já a primeira Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de Recursos Humanos será realizada em parceria com a Wiabiliza Soluções Empresariais em todo o estado de São Paulo.

A pesquisa será uma oportunidade para as empresas compararem e repensarem suas práticas de cargos, salários e benefícios de forma a adequar-se ao momento atual e a realizar projeções com base na perspectiva de negócio e do mercado. Em breve, teremos mais informações divulgadas neste espaço e nos demais veículos de comunicação da ABRH-SP.

 

Página ABRH-SP Campinas – 01 de dezembro

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INSTITUCIONAL – Novidades na reunião do Conselho

A última reunião do ano do Conselho Deliberativo da ABRH-SP, realizada na quarta passada, incluiu o anúncio de novas ações e serviços, além da apresentação do resumo financeiro e das atividades promovidas pela Associação no último trimestre. O lançamento de novos grupos formados por profissionais de Recursos Humanos, com o apoio da ABRH-SP, e a parceria com uma empresa de pesquisa para a preparação de um estudo sobre remuneração e benefícios foram as novidades anunciadas pela diretoria executiva.

Além do grupo de Gestores de Pessoas, cuja primeira reunião foi realizada na última terça, mais dois grupos serão lançados no próximo ano, com a chancela da entidade paulista: o grupo de saúde corporativa e o que discutirá temas relacionados aos desafios das mulheres e à valorização do feminino. Já a primeira Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de Recursos Humanos será realizada em parceria com a Wiabiliza Soluções Empresariais em todo o estado de São Paulo.

A pesquisa será uma oportunidade para as empresas compararem e repensarem suas práticas de cargos, salários e benefícios de forma a adequar-se ao momento atual e a realizarem projeções com base na perspectiva de negócio e do mercado (mais informações serão divulgadas em breve neste informe e nos demais veículos de comunicação da ABRH-SP).


Página ABRH-SP – 1 de dezembro

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CONARH 2014: inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições on-line para a 40ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas – CONARH 2014. Até 31 de dezembro, associados da ABRH-SP pagam R$ 1.687,14 (não associados, R$ 2.811,90 no mesmo período) para garantir sua participação na edição comemorativa do evento, que é considerado o maior do segmento na América Latina e o segundo maior do mundo.

Programado para o período de 18 a 21 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista, o CONARH também já tem o tema central definido: RH Urgente! Ousar, Inovar e Performar.

Inscrições: www.conarh.com.br

 

Página ABRH-SP – 1 de dezembro

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QUALIDADE DE VIDA – Saúde holística

Saúde é o segundo maior custo de uma empresa, perdendo somente para a folha de pagamento. Ao ser afetado, o colaborador impacta diretamente a saúde da organização. Na última quinta, a reumatologista Márcia Veloso Kuahara esteve na sede da ABRH-SP para falar sobre o tema. Diretora da Wellnex, empresa especializada em qualidade de vida e saúde executiva, ela apresentou a palestra Medicina e Wellness Coaching – Saúde plena no trabalho 

“Desde Descartes, a Medicina  e todas as áreas do conhecimento foram divididas em partes. Isso sempre me trouxe inquietude; esse mundo ‘em partes’ não me satisfazia. A saúde é holística”, afirmou Márcia, reforçando que seu trabalho parte do princípio de que o indivíduo é um conjunto de aspectos físicos, emocionais e sociais. “É preciso ouvir o paciente e atuar de forma personalizada.” 

Ela questiona procedimentos como os check-ups generalizados, “vendidos como pacotes”, que não levam em conta a individualidade e o histórico de cada um.  “O resultado são recursos mal empregados, exames excessivos que, muitas vezes, não conseguem mudar a evolução natural de uma doença”, disse a médica.  

Hábitos arraigados também estão no cerne de vários problemas de saúde. Estimular o autoconhecimento e utilizar a neurociência como aliada fazem com que o cérebro entenda as mudanças como algo positivo e transformador. “Sob o ponto de vista da empresa, os efeitos mais palpáveis são a diminuição de custos e absenteísmo. Saúde e desenvolvimento organizacional têm de estar ‘linkados’”, concluiu.


Página ABRH-SP – 1 de dezembro

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PARCERIAS – Workshop Asap/ABRH-SP reuniu 200 pessoas para um produtivo debate sobre gestão de saúde corporativa

A primeira ação da parceria recém-estabelecida entre a ABRH-SP e a Aliança para a Saúde Populacional (Asap) aconteceu na quinta passada, quando foi promovido, no Maksoud Plaza, na capital paulista, o workshop Asap/ABRH-SP com enfoque em gestão de saúde corporativa. Com a proposta de discutir a importância da integração de informações entre as várias áreas de uma empresa que lidam com a saúde dos empregados, o evento reuniu 200 pessoas dispostas a debater a saúde corporativa.

Na abertura do evento, o presidente da Asap, Paulo Marcos Senra Souza, falou da importância da parceria com a ABRH-SP para viabilizar o workshop e da responsabilidade enorme que os envolvidos com o tema têm de fazer a mudança de paradigma em relação à saúde. “Temos de sair do século passado, sair da saúde analógica para a digital”, alertou.

Também na abertura, a diretora Comercial da ABRH-SP, Edna Vasselo Goldoni, reiterou a importância do tema para os profissionais de Recursos Humanos e o quanto é fundamental construir um futuro diferente para a gestão da saúde. “Nosso objetivo é levar essa parceria para outras seccionais da ABRH pelo Brasil. Não vamos medir esforços para construir juntos esse novo futuro.”

A programação do workshop incluiu a apresentação de duas palestras: A importância do cruzamento de dados entre Saúde Ocupacional e Assistencial para a Gestão de Saúde Populacional (GSP), por Gustavo Guimarães, membro do Comitê Técnico da Asap; e A GSP e o FAP/NTEP (Fator Acidentário de Prevenção/Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário) nas empresas, pelo professor da PUC-MG Henrique Guerra.

Houve ainda a apresentação do case da Oi por Daphne Braga, consultora em medicina do trabalho na Telemar Norte Leste/Oi. Ela falou da reestruturação do programa de Qualidade de Vida da empresa, que hoje conta com 20 mil funcionários espalhados em 267 municípios brasileiros, e destacou o Programa de Vida Saudável, que já está disseminado por todo o país.

Iniciativa inovadora, o programa mudou o foco do gerenciamento de crônicos para trabalhar com a identificação e antecipação de riscos. Após dois anos e meio de implantação, houve uma redução de 11,2% na projeção de internações, aumento de 21% na adesão de medicamentos, maior controle das doenças em decorrência da mudança dos hábitos dos fatores de risco e evolução de custos da ordem de 5,12%, bem menor que a inflação do país e dos índices médicos.

Antes do encerramento do evento, o público participou de um debate sobre as dificuldades e os benefícios da integração das informações no mercado brasileiro, que reuniu Daphne Braga e Henrique Guerra; Christina Mandarino, médica do Trabalho na Telemar Norte Leste/Oi; Claudia Giusti, gerente geral na HP; e Grácia Elisabeth Fragalá, gerente da Divisão de Segurança no Trabalho da Telefônica/Vivo.

 

Página ABRH-SP – 1 de dezembro

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Festa de confraternização celebrou mais um ano de atuação da ABRH-SP Campinas

Um momento de descontração e agradecimento. Assim definiu a diretora da ABRH-SP regional Campinas, Elizabeth de Souza, em sua fala, ao agradecer a presença dos convidados, associados e parceiros da entidade, durante a confraternização realizada na noite de quinta-feira, 21, no teatro Amil em Campinas. Ao todo, mais de 220 profissionais de RH de várias cidades estiveram presentes para comemorar mais um ano de atuação da ABRH-SP na região. “Queremos celebrar mais um ano de trabalho e de conquistas. Nada disso seria possível, se não tivéssemos o apoio de nossos associados, patrocinadores e diretores. Portanto, é um momento para nos reunir e compartilhar nossa alegria com todos vocês”, agradeceu a diretora. Além do coquetel, os convidados se divertiram e aprenderam com a peça “Multiplicando Campeões” encenada pela companhia de teatro Toque de Areia. Ao final, houve, ainda, o sorteio de brindes oferecidos pelos patrocinadores. Veja, ao lado, as fotos de alguns dos convidados.


Página ABRH-SP Campinas – 24 de novembro

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EVENTOS – Workshop debate integração de informações na gestão de saúde

Com enfoque em gestão de saúde corporativa, a Aliança para a Saúde Populacional (Asap) e a ABRH-SP realizaram nesta quinta, das 8 às 12 horas, no Maksoud Plaza – Salão Brasil (Al. Campinas, 150), em São Paulo, um workshop sobre a importância da integração de informações entre as várias áreas de uma empresa que lidam com a saúde dos empregados, a começar com apresentações de Gustavo Guimarães, membro do Comitê Técnico da entidade, além do case da Oi por Daphne Braga, consultora em medicina do trabalho na Telemar Norte Leste/Oi.

“O tema que dará o tom ao evento é uma consequência do avanço da Gestão de Saúde Populacional (GSP) no país, que demonstra claramente que os dados existentes na área de saúde ocupacional de uma empresa são fundamentais para a definição dos programas de GSP que devem ser adotados”, analisa Marilia Ehl Barbosa, superintendente executiva da Asap. 

A programação ainda contemplará um debate entre Daphne Braga; Bettina Skelton, diretora de Riscos Pessoais da Odebrecht; e Claudia Giusti, gerente geral da HP. Já a gerente regional do INSS/SP, Ederli Leão, discorrerá sobre a relação entre GSP e questões relacionadas à saúde ocupacional nas empresas.

Inscrições: [email protected]

 

Página Semanal ABRH-SP – 24 de novembro

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TEMAS EM DEBATE – O impacto do eSocial na área de RH

Criado pelo governo para aprimorar a qualidade de informações da seguridade social e das relações do trabalho, o eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) será obrigatório para todas as empresas a partir do próximo ano.

Como boa parte das informações exigidas pelo eSocial deverão ser passadas pelo RH, é importante entender as mudanças decorrentes do sistema. Este é o tema da palestra que o Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo vai promover no dia 4 de dezembro, das 8h30 às 12 horas, na sede da ABRH-SP. O especialista em Política e Indústria da CNI (Confederação Nacional da Indústria) Rafael Kieck será o palestrante.

Mais informações: (11) 5505-0545 ou [email protected]

 

Página Semanal ABRH-SP – 24 de novembro

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QUALIDADE DE VIDA – Medicina e wellness coaching

Como várias pesquisas apontam, um colaborador afastado por problemas de saúde custa muito caro para a empresa. Esse, portanto, não é um problema exclusivamente do funcionário, mas uma preocupação que deve fazer parte das ações dos departamentos de Recursos Humanos.

Para ajudar os profissionais da área a entenderem e enfrentarem essa questão, a ABRH-SP promove nesta quinta, a partir das 9 horas, na sua sede, a palestra Medicina e Wellness Coaching – Saúde plena no trabalho. O evento será conduzido pela médica reumatologista Márcia Veloso Kuahara, especialista em qualidade de vida e diretora geral da Wellnex, empresa que presta consultoria na área de saúde executiva.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou [email protected]

 

Página Semanal ABRH-SP – 24 de novembro

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ARTIGO – Interim Management: uma alternativa para Recursos Humanos

A gestão empresarial brasileira avança incorporando conceitos, metodologias e processos, que vão sendo disseminados no desenvolvimento da economia mundial, e assim requer constante evolução em alternativas que acelerem o alcance da produtividade e dos resultados, com contínua profissionalização. 

 O Interim Management, ou a Gestão Interina, tem sido uma opção. Trata-se da alocação de executivos profissionais, com larga experiência em posições de liderança nas diferentes áreas da Administração, para períodos ou projetos pré-definidos. É uma solução organizacional imediata para as empresas, alcançando abrangência, profundidade e isenção na atuação. 

Com orientação à execução e entrega efetiva, a gestão interina permite à empresa contratante manter o foco dos seus gestores e dirigentes nas operações, sem desviar a atenção para demandas que, ainda que especiais e complexas, podem ser solucionadas em extensão temporária. 

É um princípio nos deveres do administrador profissional, fortalecido na gestão interina, a preparação das lideranças e dos profissionais internos para assumirem a continuidade dos projetos, evitando possíveis dependências futuras. A expectativa profissional do gestor interino não é de continuidade no vínculo, mas, prioritariamente, a realização do projeto contratado. 

São alguns os exemplos de situações empresarias práticas onde o Interim Management pode ser exercido:

– No gerenciamento, em tempo parcial, de áreas ou processos em que não é recomendável, inclusive por custos, a empresa manter estrutura interna fixa;

– Em processos de transição para a profissionalização da gestão em empresas familiares;

– Em ciclos de crescimento da empresa, quando a necessidade de fortalecimento da estrutura organizacional é imediata;

– No gerenciamento de crises e reestruturação;

– Na instalação de novas unidades de negócios, aquisições, vendas, fusões e startups; e

– Na cobertura de vagas executivas ou na preparação de sucessão. 

Também em empresas ou áreas de Recursos Humanos, quando são requeridos conhecimentos e experiências para a implantação de novos processos e metodologias, ainda não dominados pelas equipes existentes, é aplicável a gestão interina, que conduzirá, juntamente com a equipe interna, a implantação com o compromisso de qualificar seus integrantes para a continuidade da prática.  

Para a efetividade dessa modalidade de gestão é fundamental que o escopo e a atuação sejam definidos em conjunto com a direção da empresa contratante, quando o diagnóstico preliminar e o pré-projeto são estabelecidos. A qualificação do executivo alocado tende a ser, e é recomendável, maior que a requerida para a situação, permitindo assim velocidade na compreensão da realidade dos negócios e operações, da cultura e na integração aos pares, equipes internas e dirigentes.

 Imparcialidade e independência são atitudes profissionais necessárias ao gestor interino e devem ser adotadas, percebidas e reforçadas no ciclo do projeto. Assim, a prestação de serviços nessa modalidade deve ser monitorada, considerando-se o tempo finito para a consecução do trabalho. 

É natural perante a demanda de um cliente interno ao RH que a primeira indagação seja “que perfil e profissional terei que contratar para esta posição?”; e o profissional interino é uma opção que pode trazer efetividade imediata. A contratação para o gerenciamento com carga horária parcial, compatível com a demanda e recursos existentes, é condição que acelera a identificação e a alocação de um gestor interino. Formar e desenvolver as equipes internas das empresas contratantes é outro requisito constante presente nas atuações de interinidade.

 Neste início de década, no Brasil, o maior número de contratações de gestão interina bem-sucedida ocorre nas áreas de Recursos Humanos e de Finanças, e boas práticas tornam-se a melhor divulgação da modalidade. 

Donizetti Moretti é vice-presidente da ABRH-SP ([email protected])

 

Página Semanal ABRH-SP – 24 de novembro

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