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Entrevista da semana – Fernando Tourinho – Diretor de RH da Robert Bosch

1 – Sua empresa já preparou o Planejamento Estratégico para 2014, e qual a importância do PE para a empresa?

            Sim. Nosso planejamento estratégico é de médio e longo prazo. Revisado anualmente, ele contém informações detalhadas para um período futuro de dois anos. O PE é de extrema importância na gestão dos nossos negócios, por exemplo, por compreender passos concretos que necessitamos rumo à nossa Visão. Ele direciona as principais ações da empresa, sendo, portanto, base para definição e desdobramento de metas, avaliações e remuneração variável de todos os nossos colaboradores. 

2 – Como é a participação do RH na confecção e implementação dá estratégia dos negócios?

            O RH participa em duas frentes distintas. Na primeira, como as demais áreas da empresa, planeja pessoas da área, recursos necessários, que entrarão na formação do Budget da empresa. É numa segunda frente que o RH desempenha o seu principal papel. Com uma contribuição ímpar, o RH desenha as necessidades futuras de pessoas a partir do cenário de negócios da empresa: onde, quando e com que competências e habilidades precisamos de novas pessoas.  Por outro lado, gestores fazem anualmente avaliações individuais de desempenho, atingimento de metas e mapeamento de potenciais com os seus colaboradores, que, reunidas, permitem uma compreensão de pessoas que deixarão suas posições atuais (por ex: aposentadoria planejada), serão desenvolvidos em outras áreas, bem como de potencias que poderão ocupar posições existentes ou novas da organização. Entre outras funções, o RH também é o provedor de diferentes informações necessárias à confecção e à aplicação da estratégia, tais como o desenvolvimento dos custos de pessoal, além disso, participa na análise e na condução do processo de aquisição de um novo negócio, de uma nova empresa ou do estabelecimento de uma nova fábrica.  

3 – Como engajar os colaboradores para colocar em prática o planejamento estratégico na empresa? 

            Dentre outras formas de motivação, talvez a mais eficaz seja o envolvimento deles na estratégia da empresa. Cada colaborador deve entender claramente a estratégia da empresa e o que ela significa para ele em suas atividades. Mais que isso, em que aspecto da estratégia a contribuição dele é única à organização. Por outro lado, a empresa deve proporcionar recursos apropriados e juntos, empresa e colaborador, devem garantir medidas de desenvolvimento necessárias ao cumprimento da estratégia e ao alcance das metas envolvidas. O colaborador deve participar ativamente e ser informado frequentemente sobre onde estamos bem e, também, onde precisamos melhorar no desenvolvimento da estratégia. Por fim, o reconhecimento dos sucessos deve ser compartilhado de maneira eficaz, através, por exemplo, de feedbacks e um programa de remuneração atrelado a resultados.

 

Página ABRH-SP Campinas – 02 de fevereiro

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ARTIGO – Pulei sete ondas. E agora?

31 de dezembro, meia-noite! Grande empolgação!

Nosso coração bateu mais forte, repleto de esperança e otimismo. “2014 vai ser ainda melhor!” E, para tanto, fizemos tudo como mandam as tradições: pular sete ondas, guardar as sementes de romã, folha de louro na carteira e outras simpatias recomendadas.

Além disso, sonhos e desejos! Muitos deles estão ligados à área profissional: promoção na empresa atual, novo emprego, mudança de área de atuação, função que proporcione maior desenvolvimento, melhor remuneração, maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, investir num negócio próprio.

Mas todos nós sabemos que os sonhos não se realizam sozinhos. É preciso transformá-los em objetivos e colocar em prática um conjunto de ações concretas e efetivas que nos levem a alcançá-los. 

Calma lá! Janeiro foi o mês de férias: Brasil 40ºC, neve em Nova York, Disney… Nada mais justo. Tempo de se divertir, curtir a família e recuperar energias.

E, ao reassumirmos, estão a nos esperar centenas de e-mails e reuniões, ocupando todo o nosso tempo. O dia a dia que nos consome também nos coloca numa “zona de conforto”, na qual lidamos com atividades conhecidas e que nos dão o sentimento do dever cumprido. A mudança é sempre mais desconfortável.

E onde ficam os nossos sonhos?  “Melhor deixar para depois do Carnaval! Ou para depois da Copa!”. Atenção: A hora é agora! Em meio ao importante trabalho que temos neste retorno às nossas atividades, é imprescindível reservar tempo para refletir sobre os sonhos, criar objetivos, planejar ações e colocá-las em prática com determinação.

Permito-me recomendar muito resumidamente o processo que tenho trabalhado com meus clientes de coaching, orientação e transição de carreira:

Dê asas à sua imaginação: Projete a situação desejada.  Se você quer uma evolução em sua carreira ou empreender, imagine, crie em sua mente a situação que você realmente deseja. Neste momento, não questione a viabilidade. Simplesmente permita-se sonhar.

Viabilize seu sonho: Registre o seu sonho sem retoques. Não destrua seu desejo de mudança com questionamentos que o inviabilizem precocemente. Pense favoravelmente em meios e alternativas para torná-lo possível. Apenas a título de exemplo: Identifique as competências necessárias para essa atividade que você deseja. Relacione pessoas que podem aproximá-lo das empresas que você gostaria de trabalhar. Quantifique os recursos para investir. Pense no prazo para realizar o seu sonho.

Muitas vezes meus clientes se surpreendem com as descobertas que fazem sobre meios e apoios que podem obter para caminhar na direção daquilo que desejam.

Hora de questionar: Faça uma análise sobre as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao seu projeto. Os prazos que você se propôs estão realistas? Nesse momento verifique se cabe algum ajuste em seu objetivo e na forma de realizá-lo.

Faça o seu plano de ações: Por exemplo: Passos para obter os recursos que faltam para investir. Ações para adquirir novas competências ou fortalecer as que você já possui. Como se preparar para as entrevistas e transmitir com propriedade as informações relevantes.  Registre as ações e defina os prazos.

Ponha em prática as ações: Esta etapa é crucial e requer determinação. Não caia na armadilha de voltar à zona de conforto e abraçar-se à rotina como se você fosse um “devorador de compromissos”.  

Você pode contar com ajuda: Durante todo esse processo, poderá ser de grande valia compartilhar com pessoas que você admire e confie: um professor, um líder, o seu RH. Ou ainda utilizar os serviços profissionais de um orientador de carreira ou um coach, que possa lhe proporcionar processos e apoio para a construção e implementação de seu plano. Alguém que o ajude a refletir e a ir em frente.

No final, você desfrutará a satisfação do sonho realizado e poderá dizer: A simpatia deu certo!  Valeu a pena pular as sete ondas!

Por Cesar Antonio Ramos Gomes, membro do Conselho Deliberativo da ABRH-SP e sócio-diretor da Hyperformance Consultoria

 

Página Semanal ABRH-SP – 02 de fevereiro

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INSTITUCIONAL – Associação lança 1ª Pesquisa de Remuneração

A ABRH-SP, em parceria com a Wiabiliza Soluções Empresariais, acaba de lançar a primeira versão da Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH Online do Estado de São Paulo, um pacote completo de informações para o gestor de Recursos Humanos que abrangerá salários nominais (base), remuneração variável, benefícios e práticas e indicadores de RH (veja quadro ao lado).

A partir dos resultados da pesquisa, as empresas participantes, associadas ou não da ABRH-SP, poderão comparar e repensar suas práticas de cargos, salários e benefícios de forma a adequar-se ao momento atual e a realizar projeções com base na expectativa de negócio e do mercado.

“Queremos oferecer aos empresários e aos colegas de Recursos Humanos a oportunidade de uma avaliação profissional da remuneração praticada em suas empresas, tendo como base uma pesquisa conduzida por consultoria especializada, com custo extremamente competitivo para nossos associados, independentemente do porte da empresa”, explica Donizetti Moretti, vice-presidente da Associação. “É a ABRH-SP apoiando a evolução em gestão de pessoas, com a participação ativa das Diretorias Regionais em todo o Estado de São Paulo”, completa.

A cobertura em todo o Estado possibilitará análises por segmentos de atuação e regiões. Tudo será feito online e via web, com informações atualizadas durante o ano. Por meio de um sistema interativo e de fácil utilização, os participantes poderão fazer consultas, analisar cenários e obter relatórios online, com acesso protegido com senha, o que garante a segurança e a confidencialidade dos dados das empresas participantes.

De acordo com José Antonio Prudente de Siqueira, diretor da Wiabiliza, as informações serão levantadas com profissionais de RH das empresas. “Eles deverão responder um questionário, que terá todas as orientações necessárias, além do suporte da Wiabiliza por telefone e e-mail. Também faremos reuniões nas Regionais da ABRH-SP para apresentar metodologia e forma de participação.”

 

A pesquisa abrangerá:

230 cargos de gestão, administrativos, técnicos e operacionais

12 Benefícios (Refeição, Alimentação/Cesta Básica, Assistência Médica, Assistência Odontológica, Convênio Farmácia, Complemento de Auxílio Previdenciário, Seguro de Vida, Educação, Auxílio Creche, Previdência Privada, Telefone Celular e Concessão de Veículo)

12 Práticas de Gestão de Pessoas (Programa de Cargos e Salários, Programa de Participação nos Resultados, Sistemas de Remuneração Variável/Resultados, Avaliação por Competências, Avaliação de Desempenho, Plano de Carreiras e Sucessão, Programa de Desenvolvimento de Jovens Talentos, Pesquisa de Clima Organizacional, Flexibilização de Jornada de Trabalho, Auxílio Transferência, Home Office e Serviços/Áreas Terceirizados)

5 Indicadores de RH (Rotatividade de mão de obra, Absenteísmo anual, Média horas anual de treinamento per capita, Investimento em T&D e Receita per capita)

Informações: (11) 5584-8570, (Wiabiliza), 5505-0545 (ABRH-SP/sede) e (19) 3294-3307 (ABRH-SP/Regionais)

 

Página Semanal ABRH-SP – 02 de fevereiro

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2ª Edição – O que a sustentabilidade tem a ver com o RH?

 

Programa

Março a Setembro de 2014


Informações Gerais

As organizações contemporâneas vêm fazendo da sustentabilidade o modelo de definição tanto de seus negócios quanto de suas estratégias. A área de Recursos Humanos faz parte deste processo, não apenas apoiando a implantação da sustentabilidade na empresa, mas repensando seus próprios modelos e práticas.

Para ampliar a discussão sobre o RH sustentável e sensibilizar os profissionais da área para esta evolução, a ABRH-SP, com o apoio da ABRH-Nacional, lançam a segunda edição deste programa. Nela, a discussão conceitual mescla-se com a abordagem pragmática. Teoria e prática integradas estimulando a implantação de mudanças no dia-a-dia. O programa não formará “mestres” no tema, mas sim buscará inspirar profissionais de RH a olharem a sua função de uma perspectiva mais ampla e inclusiva.

Para tanto, o programa se organiza ao redor de três módulos:

 

  • Módulo 1: Visão geral sobre Sustentabilidade.
    • Objetivo: alinhar o conhecimento dos participantes sobre o tema, apresentar a evolução da sustentabilidade no tempo e refletir sobre as tendências futuras na sociedade e nas organizações.

 

Data

Módulo

 Tópico

Palestrante



18/03

 

 

 

Abertura

Denise Asnis


Mesa redonda: relevância da área de RH no contexto atual e futuro das organizações

Alessandra Ginante

Lilian Guimarães 

Lívia Santana (+)

Moderadora:

Françoise Trapenard (+)


01/04

 


Módulo I/1

 

Linha do tempo da Sustentabilidade

Denise Asnis

Sustentabilidade: agenda atual e principais stakeholders

Eduardo Mazzaferro Ehlers (+)


15/04


Módulo I/2

 

Complexidade da Sociedade Contemporânea e tendências sociais

Denise Asnis

Cenário e Tendências da Sustentabilidade

Helio Mattar


29/04


Módulo I/3

 

Introdução ao questionário ISE do BMF&Bovespa

Denise Asnis

Sustentabilidade em RH: onde estamos e principais desafios

Vicky Bloch (+)


13/05


Aula de transição

 

Síntese dos aprendizados e abertura para próximo módulo

Denise Asnis

Valores para a sustentabilidade: um olhar para a cultura nacional e a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa

Françoise Trapenard (+)


  • Módulo 2: Brasil – agenda social que impacta na área de RH
    • Objetivo: discutir o estágio atual da educação pública, de políticas no campo dos direitos humanos e do mundo do trabalho, buscando ampliar o olhar sobre o contexto nacional e suas implicações na área de RH.

 


27/05

 


Módulo II/1

 

Debate sobre as questões do ISE referentes a direitos humanos

Denise Asnis

Direitos Humanos e Direitos da Vida – um diálogo entre Natureza e Cultura

Lia Diskin


10/06


Módulo II/2

Panorama da educação pública brasileira: ensino fundamental e médio

Panorama do ensino profissionalizante e universitário

Priscila Cruz

 

Flávia Feitosa


24/06

 


Módulo II/3

 

Debate sobre as questões do ISE referentes à educação e direitos do trabalho

Françoise Trapenard (+)

Direitos do mundo do trabalho: para onde nossas políticas públicas nos levam?

Magnus Ribas Apostólico


15/07

 


Aula de transição

 

Síntese dos aprendizados e abertura para próximo módulo

Denise Asnis

A sustentabilidade do Brasil começa em mim

Alexandre Fialho (+)


  • Módulo 3: Sustentabilidade aplicada à gestão de RH
    • Objetivo: refletir sobre as evoluções necessárias nos modelos e processos de RH para implantação de um RH sustentável. Aplicação do conteúdo em um case que materializa para os participantes os tópicos discutidos.


29/07

 


Módulo III/1

 

Aprofundamento sobre o tema a partir do case prático

Denise Asnis

Atração e desenvolvimento: mudança de modelo mental para os novos paradigmas da área

Ney Silva (+)


12/08

 


Módulo III/2

 

Aprofundamento sobre o tema a partir do case prático

Denise Asnis

Desempenho e remuneração: que inovações a sustentabilidade está promovendo na área?

Vicente Gomes (+)


26/08

 


Módulo III/3

 

Aprofundamento sobre o tema a partir do case prático

Denise Asnis

Administração de Pessoal: como implantar uma gestão sustentável dos processos de pessoal?

Eduardo Pastore

 


09/09

 


Módulo III/4

 

Aprofundamento sobre o tema a partir do case prático

Denise Asnis

Engajamento e cultura: relações sustentáveis para empresas sustentáveis

Silvio Celestino (+)


23/09

 


Aula final

 

Apresentação e debate dos cases

Participantes

Encerramento

Denise Asnis




Dinâmica de Aprendizagem

A aprendizagem se baseia em três pilares: conteúdo qualificado sobre o tema com palestrantes de renome na área, interação e troca de experiências entre os participantes e material de leitura e aprofundamento fornecido ao longo do programa.

Durante os encontros, a aplicação do conteúdo acontecerá por meio da construção de um case, no qual os participantes serão estimulados a criarem sua própria empresa e a partir dela, definirem o modelo de atuação de um RH sustentável. A cada encontro, uma etapa deste processo será cumprida, até termos a área de RH completamente definida no final do programa.

O questionário do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da BMF Bovespa) será usado como referencial de partida sobre os indicadores usados atualmente para definir se uma empresa tem práticas sustentáveis.

 

Estrutura

 

Ÿ De 18 de março a 23 de setembro de 2014

Ÿ 14 encontros quinzenais, das 8h30 às 13h00 (terça-feira)

Ÿ Carga horária total de 56 horas

Informações para inscrição

  • Local: Sede da ABRH-SP
    Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 1.297 – cj 92 – São Paulo – SP


Investimento total

R$ 1.250,00 – não associados

R$    875,00 – associados ABRH-SP

 

Mais informações: (11) 5505-0545 – email: [email protected]

Doações no Lar dos Idosos Vovó Walquiria em São Vicente

No dia 04 de janeiro, sábado, a diretoria da ABRH-SP Regional Baixada Santistas em parceria com a Sinapsi Livre, Sofitel Jequitimar e IPS Consultoria fez a entrega de doações ao lar de idosos “Vovó Walquiria” em São Vicente.

Esta ação foi possível graças a renda arrecadada através da feira de consumo responsável realizada na Sinapsi Livre e idealizada pela IPS Consultoria.

Para ver as fotos clique aqui.

Fonte: ABRH-SP Regional Baixada Santista

ESPAÇO DA FÊNIX – 2014: ano novo, Top novo!

O ano de 2014 mal começou e já traz muitas mudanças para a 17ª edição do Top of Mind de RH.

Para atender às novas demandas do mercado de trabalho, a premiação passou por uma reformulação nas categorias. A Fênix Editora anunciou a exclusão de três delas e a mudança de nomenclatura de outras para poder acompanhar a dinâmica do segmento de gestão de pessoas. As categorias que não farão mais parte da premiação são: Melhores Práticas em Gestão de Pessoas, Melhores Práticas em Uso de Tecnologia em Gestão de RH e Empresário de Destaque em RH. Mas houve também a inclusão da categoria chamada Educação Executiva, dentro do espectro de Empresas Fornecedoras de Produtos/Serviços para RH.

A primeira fase do período de votação, que define os Top5, já está aberta. Nessa etapa, que vai até o dia 28 de março, os profissionais e empresas são indicados por lembrança espontânea, com base na descrição dos segmentos fornecedores e das áreas de atuação. No mês de maio, o mercado conhecerá os 160 indicados ao prêmio, que, em agosto, receberão uma placa de homenagem num evento fechado, no Villa Noah.

A grande festa do Top of Mind de RH 2014 acontece no dia 22 de outubro, no HSBC Brasil, em São Paulo.

 

Página Semanal ABRH-SP – 26 de janeiro

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INDICADORES – 26/01/2014

Produzida pela consultoria DOM Strategy Partners em parceria com a revista Consumidor Moderno, a pesquisa “Os desafios do CEO moderno e os instrumentos estratégicos que funcionam” apontou os principais instrumentos de gestão utilizados pelos CEOs no Brasil. Foram ouvidos 181 líderes das principais empresas do país, no período de junho a agosto de 2013. Para cada desafio identificado como um obstáculo, a pesquisa elencou as três ferramentas mais utilizadas pelos CEOs com base no número de incidências e respostas. A seguir, alguns dos resultados:

  • • No desafio “Tratar o colaborador como se fosse um cliente”, 72% apostam na capacitação e no desenvolvimento de profissionais; 70% confiam no bom clima organizacional; e 51% investem em partnership ou remunerações variáveis.
  • • No desafio “Guardião da missão, valores e marcas corporativas”, 71% apostam na cultura corporativa; 62% confiam no branding; e 60% investem na liderança pelo exemplo.
  • • Já no desafio, “Gerar resultados e valor para a empresa”, 83% apostam no planejamento estratégico; 77% confiam no EVA (Economic Value Added); e 59% investem no EVM (Value Management) ou IAM (Intelectual Asset Management).
  • • Por sua vez, no desafio “Operar de forma sustentável”, 73% apostam em compliance; 61% confiam em responsabilidade social; e 53% investem em sustentabilidade Triple Bottom Line.

 

Página Semanal ABRH-SP – 26 de janeiro

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INSTITUCIONAL – Diretoria da ABRH-SP definiu plano de ação para 2014

No final de semana passado, a diretoria executiva da ABRH-SP realizou no Hotel Sant´Anna, em Amparo (interior paulista), sua reunião anual de planejamento estratégico. Participaram do encontro os gestores da entidade e os diretores das Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto.

A reunião deste ano teve um formato diferente, sendo conduzida pelos facilitadores Antonio Nápole e Vladimir Olarte da Kaiser Consultoria, que contribuíram para a elaboração do plano de ação de 2014. Foram definidas ações para aumentar o número de associados e a presença regional da Associação; implementar novos serviços para os associados; solidificar a posição da entidade como referência na comunidade de Recursos Humanos; ampliar a sua influência nas políticas públicas; além de planos de governança e gestão, captação de recursos e sustentabilidade.

Ao longo dos próximos meses, as ações serão divulgadas nas páginas dos jornais O Estado de S. Paulo e Correio Popular (de Campinas), bem como nas demais mídias da ABRH-SP, como site e Facebook.

 

Página Semanal ABRH-SP – 26 de janeiro

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DESENVOLVIMENTO – Abertas as inscrições para a segunda edição do curso sustentabilidade em RH

As organizações contemporâneas vêm fazendo da sustentabilidade o modelo de definição tanto de seus negócios quanto de suas estratégias. A área de Recursos Humanos faz parte desse processo, não apenas ao apoiar a implantação do tema sustentabilidade nas empresas, mas ao repensar seus próprios modelos e práticas. Para ampliar a discussão sobre o RH sustentável e sensibilizar os profissionais da área para tal evolução, a ABRH-SP está lançando a segunda edição do curso O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH?

Com início em 18 de março, a segunda edição do curso se estenderá até 23 de setembro. Serão 14 encontros quinzenais, realizados das 8h30 às 13 horas, na sede da ABRH-SP, com carga horária total de 56 horas. A iniciativa surgiu com Lilian Guimarães, diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP, e Françoise Trapenard, diretora de Desenvolvimento Sustentável da ABRH-Nacional, com o apoio de um grupo de profissionais de empresas que atuaram voluntariamente no desenvolvimento do primeiro módulo.  A segunda edição contará também com a coordenação da consultora organizacional Denise Asnis.

 Como explica Françoise, o programa se organiza ao redor de três módulos (veja quadro abaixo) e pretende inspirar profissionais de RH a olharem a sua função de uma perspectiva mais ampla e inclusiva.Vamos integrar teoria e prática para estimular a implantação de mudanças no dia a dia”, completa.

A aprendizagem se baseia em três pilares: conteúdo qualificado sobre o tema com palestrantes de renome na área, interação e troca de experiências entre os participantes e material de leitura e aprofundamento fornecido ao longo do programa. “A aplicação do conteúdo também acontecerá por meio da construção de um case, no qual os participantes serão estimulados a criar uma empresa e, a partir dela, definir o modelo de atuação de um RH sustentável”, acrescenta Denise.

 

Diferencial

Palestrante da primeira edição do curso, Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações do Trabalho da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), exalta o diferencial do programa. “Não é mais do mesmo. É o único curso integralmente voltado ao que o RH deve fazer em relação à sustentabilidade, como a área se estrutura para fazer as coisas acontecerem e que princípios deve estabelecer para tanto – algo absolutamente diferente dos demais.”

Sálvia Santana, analista de Responsabilidade Social da Essencis e aluna da primeira turma do curso, destaca a importância de relacionar o RH com a sustentabilidade: “Vejo que o tema sustentabilidade precisa cada vez mais ser incorporado nas organizações. Mas o que o RH tem a ver com isso? Ele cuida de pessoas, do seu desenvolvimento, das relações, da cultura. Introduzir a sustentabilidade com uma nova ótica de enxergar pessoas e processos contribui para a perenidade das empresas que entendem ser importantes na história do desenvolvimento sustentável que vem sendo construída ao longo dos últimos anos. O curso só confirmou aquilo que já tinha convicção: estamos no caminho certo”.

 

Módulos do curso

  • • Módulo 1: Visão geral sobre sustentabilidade
  • • Módulo 2: Brasil – Agenda social que impacta na área de RH
  • • Módulo 3: Sustentabilidade aplicada à gestão de RH

 

Informações e inscrições: (11) 5505-5505 ou www.abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 26 de janeiro

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