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MERCADO DE TRABALHO: Vagas temporárias chegaram a 297 mil em 2013

No ano passado foram abertas 297 mil vagas temporárias em todo o país para atender à movimentação comercial ocasionada pela chegada de datas especiais, como Páscoa, Dia das Mães, Natal e férias de verão. O levantamento foi feito pelo Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) em parceria com a Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt).

As oportunidades estiveram concentradas no comércio e na indústria. O segmento de lazer e entretenimento também contratou temporários para o período de férias de verão.

Ainda de acordo com o levantamento, do total, 29,4 mil trabalhadores temporários foram efetivados pela empresa contratante. “É um período que agrega experiência profissional ao currículo e ainda funciona como porta de entrada para o mercado de trabalho, pois o desempenho é acompanhado de perto pelo empregador. Quem se destaca é efetivado”, avalia a diretora de comunicação do Sindeprestem Maria Olinda Maran Longuini.

Presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem, Vander Morales lembra que o trabalho temporário é regulamentado por lei específica (nº. 6.019/74), que assegura o cumprimento dos direitos trabalhistas. “O temporário tem os mesmos direitos do efetivo, como salário equivalente, jornada de 8 horas, recebimento de horas extras, adicional por trabalho noturno, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, 1/3 de férias, 13º salário e proteção previdenciária. As exceções são o aviso prévio e recebimento da multa de 40% sobre o FGTS.”

O contrato é firmado entre o trabalhador e uma empresa do setor de trabalho temporário autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Por lei, pode ter duração máxima de três meses, com direito à prorrogação por igual período.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 23/02/2014

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QUALIFICAÇÃO: Programa de capacitação profissional do governo de SP já atendeu 140 mil pessoas

Um dos principais entraves à competitividade das empresas brasileiras, e por consequência do país, é a falta de qualificação dos trabalhadores nos mais diferentes níveis. Por isso, iniciativas nesse sentido, tanto do setor público como privado, são sempre bem-vindas. Um exemplo é o Programa Via Rápida Emprego. Desde que foi lançado em julho de 2011, tem oferecido capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

A ação do governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, já recebeu investimentos de R$ 290 milhões e qualificou mais de 140 mil pessoas nos 645 municípios paulistas.

Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. O programa oferece mais de 150 opções nas áreas da construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços. Cursos voltados para as áreas administrativas, de informática e técnica de vendas são hoje os de maior receptividade entre aqueles que procuram o Via Rápida Emprego.

“Como as capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses, o aluno consegue concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia. 

Há também cursos criados para atender a demandas específicas, como é o caso das 80 mil vagas de cursos de inglês e espanhol, na modalidade de ensino a distância, disponibilizadas neste primeiro semestre para suprir as necessidades de domínio dos idiomas decorrentes do afluxo de turistas para a Copa do Mundo de Futebol (as inscrições estão disponíveis no site www.viarapida.sp.gov.br). Também há cursos específicos para pessoas com deficiência e para pró-egressos do sistema penitenciário em regime semiaberto.

Nos cursos regulares, as aulas são ministradas de segunda à sexta (podendo estender-se aos sábados) em unidades fixas do Via Rápida Emprego, que estão localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo, e em unidades móveis (carretas) estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador. Há ainda aulas nas Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e em outras instituições contratadas pelo governo do Estado. “Para este ano, está previsto o aumento de vagas, de cursos e unidades móveis do programa”, antecipa o secretário.

Para participar dos cursos, é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. O nível de escolaridade e idade varia de curso para curso. A secretaria avalia se os candidatos têm o perfil para participar das aulas, de acordo com critérios de idade, escolaridade e renda familiar. A preferência é por desempregados; candidatos com maior idade; com baixa escolaridade; mulheres arrimo de família; e candidatos com maiores encargos familiares. Os alunos têm uma bolsa auxílio que pode chegar a R$ 460,00.

 

 

Parceria com o CIEE

O CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola também é parceiro do programa. Em dezembro de 2013, o CIEE inaugurou seu Centro de Capacitação Técnica, no bairro da Mooca, na capital paulista, para ministrar cursos gratuitos de preparação profissional em parceria com o Via Rápida e o Centro Paula Souza. Neste ano, serão oferecidas no local 2 mil vagas do programa.

No mesmo espaço, também será instalado um posto de atendimento para cadastrar e encaminhar jovens a vagas de estágio e aprendizagem nas empresas. 


Fonte: O Estado de São Paulo – 23/02/2014

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5 mil oportunidades de estágio na Expo CIEE

Também já estão abertas as inscrições gratuitas para a 17ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2014, que será realizada de 25 a 27 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Organizador do evento, o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola espera 65 mil visitantes na feira.

Quem for à Expo CIEE poderá se candidatar a 5 mil vagas de estágio e 2 mil de aprendizagem e também visitar 70 estandes de empresas, instituições de ensino e órgãos públicos que oferecerão seus serviços e novidades em cursos e carreiras.  

Inscrições prévias: www.ciee.org.br/expociee 

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

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DESENVOLVIMENTO – Inscrições abertas para o curso sustentabilidade em RH

Ainda estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH?, promovido pela ABRH-SP em parceria com a ABRH-Nacional. As aulas terão início em 18 de março e término em 23 de setembro.

Vários profissionais de renome já confirmaram a participação como professores/facilitadores dos encontros. Entre eles, Alessandra Ginante, vice-presidente de RH da Avon; Vicky Bloch, sócia da consultoria Vicky Bloch Associados; Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações do Trabalho da Febraban; Lívia Souza Santana, diretora de RH da Mendes Júnior; e José Eduardo Pastore, assessor jurídico da Fiesp.

 

O inscritos participarão de 14 encontros quinzenais, sempre realizados das 8h30 às 13 horas, na sede da ABRH-SP, com carga horária total de 56 horas. O conteúdo será transmitido em três módulos: Visão geral sobre sustentabilidade; Brasil – Agenda social que impacta na área de RH; e Sustentabilidade aplicada à gestão de RH.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou www.abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

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EVENTO – Impactos do trabalho a distância na gestão de pessoas

A fim de discutir como o trabalho a distância tem mudado o dia a dia dos profissionais, das empresas e da sociedade, a ABRH-Nacional vai promover, com a copromoção da ABRH-SP e o apoio da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade, o I Fórum ABRH-Nacional de Teletrabalho.

Programado para 29 e 30 de maio no Auditório Abril (Avenida das Nações Unidas, 7221), na capital paulista, o evento, que terá como tema central Trabalho a Distância e Tecnologia Inovando a Gestão de Pessoas, vai abordar os problemas de mobilidade urbana, liderança e gestão a distância, e dar dicas de uma implantação segura da modalidade. Aspectos legais, trabalhistas e sindicais na implantação do trabalho a distância e a visão do Judiciário também serão temas de discussão.

“A programação prevê uma amplitude muito interessante de debates, pois envolverá a área pública, curiosamente hoje uma das mais estimuladas a aderir ao trabalho a distância, especialmente o home office, e, também, a apresentação de experiências bem-sucedidas da área privada”, assinala o diretor Jurídico da ABRH-Nacional Wolnei Tadeu Ferreira. “Teremos ainda a participação de especialistas internacionais, que irão mostrar como o assunto se encontra em outros países.”

 

Inscrições: (11) 3138-3420 ou [email protected]

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

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INSTITUCIONAL – Aberta a temporada 2014 dos Grupos de Estudos da ABRH-SP

Criados em 2007, os Grupos de Estudos da ABRH-SP são, atualmente, uma das principais atividades da Associação, tanto na sede como nas suas Regionais, pelo valor das ideias discutidas durante os encontros e pelo networking que proporcionam aos seus participantes. No ano passado, os grupos tiveram uma média de 25 profissionais em São Paulo; 12 em Campinas; 8 em Jundiaí; e 24 na Baixada Santista.

 

As inscrições para os grupos deste ano já estão abertas. Para participar, é preciso ser associado da ABRH-SP (tanto Pessoa Física como Jurídica), estar em dia com a anuidade e fazer uma inscrição prévia que será confirmada por e-mail (basta solicitar a ficha pelo e-mail [email protected]). Os inscritos deverão ter pelo menos 60% de participação nas reuniões mensais para receber o certificado no final do ano.

 

Nesta edição serão organizados 27 grupos em São Paulo e nas Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas e Metropolitana Oeste, além de Jundiaí (veja o quadro ao lado). Em todos eles, serão discutidos os principais conceitos e tendências de assuntos relacionados à gestão de pessoas, como aquisição e retenção de talentos, planejamento de carreira, liderança e sucessão, tendências em educação corporativa, responsabilidade social, novas tendências em remuneração e gestão de equipes de alto desempenho.

 

Para apresentar os temas e as novidades deste ano serão realizadas reuniões de abertura dos grupos de São Paulo (dia 26/02, das 19h às 21h na sede da ABRH-SP); de Bauru (amanhã, das 19h30 às 22h, no Sesi Clube); de Campinas e Jundiaí (dia 20/03, das 8h às 12h, no Auditório da Uniodonto), e da Baixada Santista (dia 12/03, às 19h30, no Auditório do Vistamar Premium Offices).   

 

Mais informações: (11) 5505-0545

 


 
 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

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REGIONAIS – Feira do Emprego em Santos

A Regional Baixada Santista da ABRH-SP e a prefeitura de Santos apoiam a realização da 3ª Feira do Emprego de Santos, evento que acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro, das 9 às 16 horas, no Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins, s/nº, Centro). O público esperado é de 10 mil pessoas, entre profissionais que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho e estudantes, bem como empreendedores e empregadores que procuram mão de obra qualificada.

Durante os dois dias, a Regional promoverá palestras para esclarecimento e aperfeiçoamento de questões pertinentes às relações de trabalho, emprego e capacitação profissional. Também serão oferecidos serviços como cadastramento de currículos, orientação profissional e apresentação de cursos de formação e qualificação para o trabalho.

 

Página Semanal ABRH-SP – 09 de fevereiro

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PESQUISA – Pacote completo sobre remuneração

A ABRH-SP, em parceria com a Wiabiliza Soluções Empresariais e com o apoio de suas Regionais, acaba de lançar a primeira versão da Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH Online do Estado de São Paulo. Trata-se de um pacote completo de informações para o gestor de Recursos Humanos que abrangerá salários nominais (base), remuneração variável, benefícios e práticas e indicadores de RH.

Com os resultados da pesquisa, as empresas participantes, associadas ou não à ABRH-SP, poderão comparar e repensar suas práticas de cargos, salários e benefícios de forma a adequar-se ao momento atual e a realizar projeções com base na expectativa de negócio e do mercado. As informações serão levantadas com profissionais de RH das próprias empresas participantes.


Informações: (11) 5584-8570, (Wiabiliza), (11) 5505-0545 (ABRH-SP/sede) e (19) 3294-3307 (ABRH-SP/Regionais)

 

Página Semanal ABRH-SP – 09 de fevereiro

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DESENVOLVIMENTO – Segunda edição do curso sobre sustentabilidade em RH tem conteúdo ampliado e novos facilitadores

“Participar da primeira edição do curso O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH? [promovido pela ABRH-SP e a ABRH-Nacional no final do ano passado] foi uma experiência muito gratificante e inspiradora. O curso propiciou uma visão ampla e reflexões sobre temáticas importantes do contexto global que o profissional de RH precisa compreender para ter uma atuação estratégica nas organizações e na sociedade”, avalia a executiva de Recursos Humanos e master coach Cassia Cordaro.

Segundo ela, as aulas contaram com profissionais que são referência nacional na sua área de atuação por seu conhecimento e pela competência do trabalho desenvolvido em organizações privadas e em trabalhos sociais. “Recomendo o curso para todos os profissionais que querem fazer a diferença no trabalho e na vida de outras pessoas”, acrescenta Cassia. 

Justamente para ampliar essa discussão sobre o RH sustentável e sensibilizar mais profissionais da área para o tema, a ABRH-SP e a ABRH-Nacional estão lançando a segunda edição do curso, que terá início em 18 de março e término em 23 de setembro. Serão 14 encontros quinzenais, realizados das 8h30 às 13 horas, na sede da ABRH-SP, com carga horária total de 56 horas. 

Entre os professores/facilitadores estão Alessandra Ginante, vice-presidente de RH da Avon; Vicky Bloch, sócia da consultoria Vicky Bloch Associados; Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações do Trabalho da Febraban; Lívia Souza Santana, diretora de RH da Mendes Júnior; Roberto Mazzaferro Ehlers, diretor de graduação do Centro Universitário Senac; José Eduardo Pastore, assessor jurídico da Fiesp; Silvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching; os consultores organizacionais Flávia Feitosa (Nile Consultoria), Ney Silva e Vicente Gomes (Corall Consultoria); além das coordenadoras do curso Lilian Guimarães, diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP; Françoise Trapenard, diretora de Desenvolvimento Sustentável da ABRH-Nacional; e Denise Asnis, consultora organizacional.


Programa e conteúdo

O programa do curso, que pretende inspirar profissionais de RH a olharem a sua função de uma perspectiva mais ampla e inclusiva, se organizará ao redor de três módulos (veja quadro). Já o processo de aprendizagem seguirá três pilares: conteúdo qualificado sobre o tema com palestrantes de renome na área, interação e troca de experiências entre os participantes e material de leitura e aprofundamento fornecido ao longo do programa.

Como novidade, a aplicação do conteúdo também acontecerá por meio da construção de um case, no qual os participantes serão estimulados a criar uma empresa e, a partir dela, definir o modelo de atuação de um RH sustentável.

 

Módulos do curso 

• Módulo 1: Visão geral sobre sustentabilidade

Objetivo: alinhar o conhecimento dos participantes sobre o tema, apresentar a evolução da sustentabilidade no tempo e refletir sobre as tendências futuras na sociedade e nas organizações.

• Módulo 2: Brasil – Agenda social que impacta na área de RH

Objetivo: discutir o estágio atual da educação pública, de políticas no campo dos direitos humanos e do mundo do trabalho, buscando ampliar o olhar sobre o contexto nacional e suas implicações na área de RH.

• Módulo 3: Sustentabilidade aplicada à gestão de RH

Objetivo: refletir sobre as evoluções necessárias nos modelos e processos de Recursos Humanos para implantação de um RH sustentável. Aplicação do conteúdo em um case que materializa para os participantes os tópicos discutidos.

 

Informações e inscrições: (11) 5505-0545 ou www.abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 09 de fevereiro

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Palestra abre os Grupos de Estudos em Bauru

Edna Bedani, Diretora de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP faz a abertura do Grupo de Estudos, Consultoria Interna, em Bauru.
Os grupos foram criados em 2007 em São Paulo e hoje são realizados em mais 7 cidades através de nossas Regionais.
Esta atividade é um benefício de associado, que permite ampliar não só o conhecimento como networking.

O encontro será no próximo dia 17/02, à partir das 18h, no Sesi Clube. 

Inscrições e informações: (14) 30118729 ou [email protected]


Seja um associado e participe! A comunidade de RH só fica completa com a sua participação.

Acesse: www.abrhsp.org.br ou envie um e-mail para [email protected] e solicite uma proposta. Estamos esperando o seu contato!

Indicadores – 02/02/2014

Desafios do CEO moderno

Produzida pela consultoria DOM Strategy Partners em parceria com a revista Consumidor Moderno, a pesquisa “Os desafios do CEO moderno e os instrumentos estratégicos que funcionam” apontou os principais instrumentos de gestão utilizados pelos CEOs no Brasil. Foram ouvidos 181 líderes das principais empresas do país, no período de junho a agosto de 2013. Para cada desafio identificado como um obstáculo, a pesquisa elencou as três ferramentas mais utilizadas pelos CEOs com base no número de incidências e respostas.

A seguir, alguns dos resultados:

• No desafio “Tratar o colaborador como se fosse um cliente”, 72% apostam na capacitação e no desenvolvimento de profissionais; 70% confiam no bom clima organizacional; e 51% investem em partnership ou remunerações variáveis.

• No desafio “Guardião da missão, valores e marcas corporativas”, 71% apostam na cultura corporativa; 62% confiam no branding; e 60% investem na liderança pelo exemplo.

• Já no desafio, “Gerar resultados e valor para a empresa”, 83% apostam no planejamento estratégico; 77% confiam no EVA (Economic Value Added); e 59% investem no EVM (Value Management) ou IAM (Intelectual Asset Management).

• Por sua vez, no desafio “Operar de forma sustentável”, 73% apostam em compliance; 61% confiam em responsabilidade social; e 53% investem em sustentabilidade Triple Bottom Line.

 

Página ABRH-SP Campinas – 02 de fevereiro

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ABRH SP define plano de ação para 2014

            A diretoria executiva da ABRH-SP realizou neste mês sua reunião anual de planejamento estratégico.  O encontro deste ano foi conduzido pelos facilitadores Antonio Nápole e Vladimir Olarte da Kaiser Consultoria, que contribuíram para a elaboração do plano de ação de 2014. Foram definidas ações para aumentar o número de associados e a presença regional da Associação; implementar novos serviços para os associados; solidificar a posição da entidade como referência na comunidade de Recursos Humanos; ampliar a sua influência nas políticas públicas; além de planos de governança e gestão, captação de recursos e sustentabilidade. Participaram do encontro os gestores da entidade e os diretores das Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto. Ao longo dos próximos meses, as ações serão divulgadas nas páginas do Correio Popular e nas demais mídias da ABRH-SP, como site e Facebook.

 

Página ABRH-SP Campinas – 02 de fevereiro

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