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ESPECIAL 50 ANOS – Fundada em 15 de março de 1965, Associação completa hoje seu quinquagésimo aniversário

A ABRH-SP comemora hoje seus 50 anos. Fundada em 15 de março de 1965, em uma pequena sala da Rua 24 de Maio, no Centro de São Paulo, com o nome de APAP – Associação Paulista de Administração de Pessoal, a ABRH-SP surgiu da união de oito entidades que congregavam profissionais ligados à área de Recursos Humanos na capital paulista, em Campinas, Guarulhos, Vale do Paraíba e Grande ABC. O objetivo inicial, com a fundação, era criar uma Associação que tivesse representatividade estadual e coordenasse as atividades de cada uma dessas entidades.

Formaram a primeira diretoria da Associação profissionais que manteriam, durante décadas, uma atuação de destaque na área e na entidade: os pioneiros Bernardo Gongora (presidente); Genézio Lucone (1º vice-presidente); José Antonio Maranho (2º vice-presidente); Vicente Otoni de Carvalho (secretário geral); Alberto B. Ortiz (1º secretário); Camillo Rodrigues (1º tesoureiro); Eduardo P. Ferreira Neto (2º tesoureiro); João Strina (diretor social); Antônio Guimarães (diretor de relações públicas); e Victor Smaira (diretor cultural). O Conselho Deliberativo tinha como presidente Flávio Ugolini Schmidt e Siegfried Georg como secretário.

Selo comemorativo

Para celebrar esta data tão significativa e homenagear a história dos profissionais que se dedicaram à causa associativa da ABRH-SP, a Associação vai realizar, ao longo deste ano, uma série de ações e eventos comemorativos. Entre elas, a criação do selo comemorativo de 50 anos, que já está sendo reproduzido em todas as peças de comunicação da entidade durante 2015, e a reformulação visual desta página no Estadão e da página publicada no jornal Correio Popular, em Campinas. Tanto o selo como os novos projetos gráficos das páginas foram criados pela CTO Comunicação Total, agência da ABRH-SP.

 

Fonte: Correio Popular 15 de março de 2015

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DESENVOLVIMENTO – ABRH-SP lança o RH Conecta, fórum de conhecimento em plataforma digital

Em razão do seu aniversário de 50 anos, a ABRH-SP está preparando uma série de ações e eventos (leia mais ao lado) ao longo de 2015. Na última quinta, 12 de março, a Associação lançou oficialmente o RH Conecta, evento digital que combina na mesma plataforma um fórum de conhecimento e uma exposição virtual de produtos, serviços e soluções para gestão de pessoas.

“No ano passado fizemos uma pesquisa de branding que apontou que o nosso público é composto, na sua maioria, por mulheres e jovens. Decidimos, então, organizar um evento que atendesse às necessidades de conhecimento e networking desses públicos, de forma inovadora, por meio de uma plataforma digital”, explicou Almiro dos Reis Neto, presidente da ABRH-SP, durante o lançamento do RH Conecta para patrocinadores e apoiadores da entidade. 

Organizado em parceria com a Expobusiness, empresa que desenvolveu e comercializa a ferramenta de feiras de negócios online, o RH Conecta estará no ar durante todo o mês de junho. O público poderá ter acesso ao conteúdo do fórum acessando auditórios virtuais. Serão 60 palestras gratuitas e 15 palestras magnas, disponibilizadas ao longo do mês. O formato facilitará a administração do tempo de quem busca conteúdo, pois o acesso poderá ser feito a qualquer hora do dia enquanto as palestras estiverem disponíveis na plataforma.

“Nós constituímos um comitê de criação formado por profissionais de renome na área de gestão de pessoas e também por profissionais jovens, que estão ajudando a construir o conteúdo do evento”, informou o presidente. O fórum terá como tema central Compartilhar para Crescer e palestras com enfoque nos eixos: Carreira, Técnica, Boas Práticas/Cases, Gestão e Comunidade de RH.

As empresas interessadas em expor na feira podem participar como patrocinadoras ou expositoras. Empresas associadas ou que já patrocinam e apoiam a ABRH-SP possuem condições diferenciadas.

Mais informações (11) 5505-0545 ou [email protected]

 

Fonte: Correio Popular 15 de março de 2015

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LIDERANÇA FEMININA – Como gerir as demandas pessoais e profissionais?

Encontrar o equilíbrio para coordenar e gerir o tempo das demandas pessoais e profissionais é o desafio enfrentado pela mulher moderna. Elas trabalham até 14 horas por dia em busca da excelência e pagam um preço alto por isso. “Atendo mulheres que querem ser melhores em tudo, e quando deixam de cumprir com um dos papeis, se culpam, sofrem, entristecem”, conta Waleska Farias, especialista em gestão de carreira e autora do livro “Líder Integral”. 

Para ajudar estas mulheres, Waleska orienta um planejamento de transformação pessoal, autoconhecimento, autoconsciência e automotivação. A especialista dá algumas dicas. São elas:

• Organize-se. Aprenda a gerir o seu tempo. 

• Estabeleça uma prioridade no momento. Abra mão. Seja executiva por inteira, ora diva, ora mãe, ora esposa. Posicione-se. Aproprie-se. 

• Dedique-se àquilo que é importante. Dê qualidade ao seu tempo. 

• Readeque as prioridades, dê novos significados à elas. 

• Transite entre as demandas. 

 “Com o resgate da autoconfiança, a mulher legitima suas próprias percepções e sentimentos, se reposiciona íntegra, plena, realizada e conquista o respeito e admiração do outro”, conclui a escritora, que se apresenta no próximo dia 18 de março, das 13h30 às 16h30, na sede da ABRH-SP. Esse será o primeiro encontro do ano do Grupo de Liderança Feminina. O evento é exclusivo para associadas. 

Mais informações pelo telefone (11) 5545 0545 ou pelo e-mail [email protected]

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Os impactos da economia, educação e relações sociais no Brasil serão temas debatidos no CONARH 2015

De 17 a 20 de agosto, acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a 41ª edição do CONARH 2015 – A Arte da Gestão de Pessoas. 

E por que a gestão de pessoas é uma arte? “Gerir pessoas é uma tarefa tão especial que pode ser considerada arte. Artistas são criativos, inovadores e flexíveis. O ser humano com sua complexidade e individualidade merece ser respeitado como uma obra-prima. Foram nas manifestações artísticas que encontramos inspiração para responder as incertezas do mundo corporativo”, explica Lilian Guimarães, vice-presidente de Pessoas e Cultura da Natura, diretora da ABRH-SP e integrante do Comitê de Criação do CONARH. 

Os desafios e a necessidade de adaptar e inovar as soluções de RH em um mundo em constante evolução serão subtemas debatidos no congresso. Segundo a diretora da ABRH-SP, o impacto das mudanças na economia, educação e relações sociais também serão assuntos discutidos no maior evento de gestão de pessoas da América Latina. 

“Esperamos contribuir para o aprimoramento dos profissionais da área de RH, e, consequentemente, para a melhoria do desempenho das empresas e do Brasil no cenário mundial”, almeja Lilian. 

Aos interessados em conferir as novidades das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, as inscrições para o CONARH 2015 estão com preços promocionais. O investimento é de 2.450 reais para quem não é afiliado, e de 1.750 reais para associados. Há possibilidade de parcelamento em até seis vezes sem juros. 

As matrículas podem ser feitas pelo telefone (11) 3138-3420 ou pelo e-mail [email protected]

A programação completa pode ser acessada pelo link www.conarh.com.br .  

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Um RH mais estratégico e sustentável

Em busca de novos conhecimentos, a executiva de Recursos Humanos Cassia Maria Cordaro se matriculou na primeira edição do RH Sustentável. “Estava procurando ampliar a minha visão sobre a atuação da área de Recursos Humanos para um papel mais estratégico e sustentável dentro das organizações e da sociedade”, conta.

Com a experiência, Cassia constatou que os departamentos de Recursos Humanos estão mais estratégicos, no centro das tomadas de decisões, promovendo o engajamento e a liderança sustentável. “Há muita gente boa trabalhando na mesma direção. Isso fortalece a esperança de que as mudanças estão acontecendo.”

Ainda segundo a executiva, o RH mais estratégico vem planejando e desenvolvendo ferramentas para inserir, a longo prazo, a sustentabilidade na visão, missão, valores e objetivos das organizações, sempre envolvendo pessoas como principais agentes transformadores.

A sustentabilidade aplicada à gestão de RH é tema da 3ª edição do RH Sustentável, que acontecerá de 8 de abril a 7 de outubro. Serão 14 encontros quinzenais, sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 12h, na sede da ABRH-SP (Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 1297 – conj. 92).

O programa é dividido em três módulos, com carga horária de 52 horas. São eles: Visão Geral sobre Sustentabilidade; Brasil- Agenda Social que impacta na área de RH; e Sustentabilidade aplicada à gestão de RH.

O investimento é de 1.250 reais para não associados e 875 reais para associados. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 5505-0545 ou pelo [email protected]

A programação completa pode ser acessada pelo link http://goo.gl/m37eBM

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Curso sobre sustentabilidade

Continuam abertas as inscrições para o curso “O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão de RH?” Promovido pela ABRH-SP, com o apoio da ABRH-Brasil, o curso chega a sua terceira edição consecutiva. Ao todo serão 52 horas de carga horária, distribuídas em catorze encontros quinzenais realizados todas as quartas-feiras, das 8h30 às 12 horas, na sede da ABRH-SP, no período de 8 de abril a 21 de outubro. 

Inscrições: (11) 5505-0545 ou [email protected]

Evento do Grupo de Liderança Feminina

Nesta quarta, o Grupo de Liderança Feminina da ABRH-SP promove, a partir das 13h30, na sede da entidade, a palestra A Multimarca Mulher: Mãe, esposa, executiva e diva, com Waleska Farias, autora do livro Líder Integral. Ela vai falar sobre o reconhecimento do diferencial da mulher no desempenho de seus múltiplos papéis diante dos conflitos e desafios que enfrenta no dia a dia.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou [email protected]

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de março de 2015

Associação completa seu 50º aniversário

ESPECIAL 50 ANOS: Fundada em 15 de março de 1965, Associação completa hoje seu quinquagésimo aniversário

 

A ABRH-SP comemora hoje seus 50 anos. Fundada em 15 de março de 1965, em uma pequena sala da Rua 24 de Maio, no Centro de São Paulo, com o nome de APAP – Associação Paulista de Administração de Pessoal, a ABRH-SP surgiu da união de oito entidades que congregavam profissionais ligados à área de Recursos Humanos na capital paulista, em Campinas, Guarulhos, Vale do Paraíba e Grande ABC. O objetivo inicial, com a fundação, era criar uma Associação que tivesse representatividade estadual e coordenasse as atividades de cada uma dessas entidades.

Formaram a primeira diretoria da Associação profissionais que manteriam, durante décadas, uma atuação de destaque na área e na entidade: os pioneiros Bernardo Gongora (presidente); Genézio Lucone (1º vice-presidente); José Antonio Maranho (2º vice-presidente); Vicente Otoni de Carvalho (secretário geral); Alberto B. Ortiz (1º secretário); Camillo Rodrigues (1º tesoureiro); Eduardo P. Ferreira Neto (2º tesoureiro); João Strina (diretor social); Antônio Guimarães (diretor de relações públicas); e Victor Smaira (diretor cultural). O Conselho Deliberativo tinha como presidente Flávio Ugolini Schmidt e Siegfried Georg como secretário.

Selo comemorativo

Para celebrar esta data tão significativa e homenagear a história dos profissionais que se dedicaram à causa associativa da ABRH-SP, a Associação vai realizar, ao longo deste ano, uma série de ações e eventos festiivos. Entre elas, a criação do selo comemorativo dos 50 anos, que já está sendo reproduzido em todas as peças de comunicação da entidade durante 2015, e a reformulação visual desta página no Estadão e da página publicada no jornal Correio Popular, em Campinas. Tanto o selo como os novos projetos gráficos dos informativos foram criados pela CTO Comunicação Total, agência da ABRH-SP.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de março de 2015

ABRH-SP lança o RH Conecta

DESENVOLVIMENTO:  ABRH-SP lança o RH Conecta, fórum de conhecimento e exposição de negócios em plataforma digital

Em razão do seu aniversário de 50 anos, a ABRH-SP está preparando uma série de ações e eventos para celebrar a data (leia mais abaixo) ao longo de 2015. Na última quinta, a Associação lançou oficialmente o RH Conecta, evento digital que combina na mesma plataforma um fórum de conhecimento e uma exposição virtual de produtos, serviços e soluções para gestão de pessoas.

“No ano passado fizemos uma pesquisa de branding que apontou que o nosso público é composto, na sua maioria, por mulheres e jovens. Decidimos, então, organizar um evento que atendesse às necessidades de conhecimento e networking desses públicos, de forma inovadora, por meio de uma plataforma digital”, explicou Almiro dos Reis Neto, presidente da ABRH-SP, durante o lançamento do RH Conecta para patrocinadores e apoiadores da entidade. 

Organizado em parceria com a Expobusiness, empresa que desenvolveu e comercializa a ferramenta de feiras e eventos online, o RH Conecta estará no ar durante todo o mês de junho. O público poderá ter acesso ao conteúdo do fórum visitando auditórios virtuais. Serão 60 palestras gratuitas (em formato de drops de 7 minutos no máximo) e 15 palestras magnas (com 30 minutos de duração e acesso pago), disponibilizadas ao longo do mês. O formato facilitará a administração do tempo de quem busca conteúdo, pois o acesso poderá ser feito a qualquer hora do dia enquanto as palestras estiverem disponíveis na plataforma.

“Nós constituímos um comitê de criação formado por profissionais de renome na área de gestão de pessoas e também por profissionais jovens, que estão ajudando a construir o conteúdo do evento”, informou o presidente. O fórum terá como tema central Compartilhar para Crescer e palestras com enfoque nos eixos: Carreira, Técnica, Boas Práticas/Cases, Gestão e Comunidade de RH.

Espaço de exposição

Além do fórum, o RH Conecta terá um espaço de exposição, onde as empresas poderão apresentar produtos, serviços e soluções para a área de Recursos Humanos. O conceito da ferramenta repete na web a mesma experiência de uma feira de negócios, o que permite ao público visitar o estande como se estivesse em um pavilhão, com a facilidade de utilizar um mecanismo de busca para organizar sua visita por categorias ou empresas, por exemplo.

A plataforma também oferece diversas funcionalidades para o expositor. Entre elas, ambientação em realidade virtual, mais de 25 modelos de estandes prontos para serem usados ou ainda a construção de um estande com configuração personalizada, atualizações automáticas nas redes sociais, criação automática de e-mail marketing e interação com visitantes por meio de chats.

As empresas interessadas em expor na feira podem participar como patrocinadoras (modalidades Diamante e Ouro) ou expositoras (modalidade prata). A ABRH-SP criou condições especiais para as empresas associadas ou que já patrocinam e apoiam a entidade.

 

Mais informações (11) 5505-0545 ou [email protected]

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de março de 2015

 

ABRH-SP 50 anos: Um olhar para o futuro

Lançamento do RH Conecta marca início das comemorações, no dia 15 de março;

Compra da sede-própria, criação das regionais, CONARH e CORAHLE estão entre as principais conquistas.

 Neste domingo, 15 de março, a ABRH-SP completa 50 anos, e para celebrar está lançando o Fórum Online RH Conecta, um ambiente virtual que estará no ar durante o mês de junho.

Serão disponibilizadas 50 palestras curtas gratuitas com temas variados, como Liderança Feminina, Carreira, Internacionalização, entre outros. E mais 15 palestras magnas. Todas as palestras serão conduzidas por especialistas reconhecidos.

“Os eventos da ABRH-SP sempre foram ótimas oportunidades para troca de conhecimento e exposição de marcas e serviços. Agora, empresas e participantes terão todas essas vantagens em um ambiente virtual”, revela o Presidente da ABRH-SP Almiro dos Reis Neto.

O Fórum online RH Conecta sediará também uma feira de negócios virtual com um ambiente de exposição completo, da recepção, passando pelas palestras e conferências, aos pavilhões e estandes. Neles, empresas poderão divulgar sua marca, seus produtos, serviços e conteúdos para profissionais de Recursos Humanos interessados em novidades do mercado. “A expectativa é reunir cerca de 100 expositores e receber mais de 50 mil visitantes”, prevê Almiro.

 

Conquistas

O sucesso sempre fez parte da história da ABRH-SP. Com a compra da sede-própria e a criação de seis regionais (Campinas, Baixada Santista, Bauru, Metropolitana Oeste, Sorocaba e Ribeirão Preto), a Associação tornou-se relevante para o mercado, atraiu a participação de executivos, gestores e novos profissionais de RH, como engenheiros, advogados e administradores, e alcançou o prestígio.

Hoje, este reconhecimento é notado com a manifestação dos afiliados em contribuir com a ABRH-SP. “Temos presentes na ABRH-SP profissionais de todos os setores do RH – psicologia, economia, comunicação, saúde, segurança, entre outros, a maioria jovens e mulheres de diversas regiões do estado. A ABRH-SP está cada vez mais conseguindo interagir com todo o Estado de São Paulo.” As eleições para integrantes da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP (triênio 2016-2018) ocorrerão em agosto deste ano.

É com esta dimensão que o CONARH também se consagra na história dos 50 anos da ABRH-SP, promovendo o debate sobre as últimas novidades para as áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Neste ano, terá como tema “A Arte da Gestão de Pessoas”. A realização e promoção é da ABRH-Brasil. A ABRH-SP é copatrocinadora do evento.

Outro fato marcante dessa trajetória, fruto da cooperação entre ABRH-SP e ABRH-Brasil, é o CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo, que analisa e sugere alterações e aperfeiçoamento nos projetos de leis relacionados as relações de trabalho no país. “É essa a missão da ABRH-SP, olhar o presente e o futuro, disseminar o conhecimento, influenciar e propor soluções para o mercado, órgãos reguladores e governo, mudar o país”, declara Almiro Reis.

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Você consegue transformar a sua vida em pedacinhos mastigáveis?

Viver o hoje se tornou um desafio para cada um de nós. Vida moderna se tornou sinônimo de sufoco. Somos pressionados pelas informações, pelo trânsito, pelos resultados e pelo ritmo de uma sociedade que, cada vez mais, não dispõe de recursos emocionais para manter-se em serenidade. A tecnologia disparou e a ansiedade do ser humano também. Na verdade, “atrás de um ansioso existe um angustiado”. 

Já reparou que produzir expectativas e projetar seus pensamentos no futuro gera sofrimento emocional? A consequência é conviver com as frustrações, com a raiva e com o medo. O ansioso, geralmente, se torna uma pessoa controladora para evitar contato com as suas angústias. Afinal é mais “fácil” controlar o outro do que a si mesmo. 

E as pessoas serenas, o que elas sentem? Os dramas das nossas vidas são reflexos das visões mais íntimas que temos de nós mesmos. Assim, a autoestima é a chave para o sucesso ou fracasso. Pessoa serena sente-se adequada à vida, isto é, competente e merecedora. Sentir-se inadequado e desajustado desenvolve pessoas angustiadas e ansiosas. 

A autoestima suficientemente boa é a blindagem necessária para minimizar as pressões externas. Quando não sentimos que somos competentes e merecedores o “mundo interno” é sufocado pelo “mundo externo”. Já percebeu isso? 

E para o profissional de vendas, quanto vale ser sereno? Eu diria que vale muito! Profissionais de vendas serenos escutam as necessidades dos seus clientes. Com isso, conseguem avaliar se seu produto é capaz de produzir benefícios aos mesmos. Mais do que isso, constroem relacionamentos confiáveis e são percebidos como pessoas que desejam resolver problemas. 

Em 2015, o grupo de estudos “Relações Humanas em Vendas Corporativas” se propõe estudar o Tema “Ansiedade”. Os estudos são compartilhados pelos próprios participantes, que organizados em subgrupos, estudam e dividem os conceitos com o grupo, que, ao mesmo tempo, relacionam com as experiências do dia a dia.  O diferencial está nas conclusões em grupo, o que fortalece a motivação e o entusiasmo de todos.  Se você se sente ansioso e deseja se tornar uma pessoa mais serena, venha compartilhar conosco suas experiências, pois, junto podemos mais!

Fernando Sarmento, facilitador do Grupo Relações Humanas em Vendas Corporativas

 

Fonte: Correio Popular 08 de março de 2015

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ABRH-SP lança Grupos de Estudos 2015 em Campinas e Sorocaba

As regionais da ABRH-SP com sede em Campinas e Sorocaba realizaram eventos de abertura dos seus Grupos de Estudos 2015, nas manhãs dos dias 4 e 5 de março, respectivamente. Com foco em aprimoramento, networking e negócios, o objetivo é o desenvolvimento e relacionamento dos profissionais de RH das cidades pertencentes a cada Regional. 

Cerca de 50 profissionais participaram em Campinas. O evento contou com a presença da escritora, Susanne Andrade, que ministrou a palestra Humanizar para se Realizar, com dicas motivacionais para o cotidiano, bom desempenho na carreira profissional e para o relacionamento com os colegas de trabalho.

Em Sorocaba, o lançamento reuniu cerca de 150 pessoas e contou com a presença da especialista e palestrante Marisa Eboli, que falou sobre O Poder Transformador da Educação Corporativa.

 

Grupos de Estudos em Campinas 

A ABRH-SP Campinas oferece sete Grupos de Estudos disponíveis aos associados. As reuniões serão realizadas mensalmente, de abril a novembro. Informações e inscrições podem ser obtidas através do e-mail [email protected].

 

Grupos de Estudos em Sorocaba

Em Sorocaba, dois Grupos de Estudos estão abertos para associados: Tendências em Educação Corporativa e Estratégias para Atração e Retenção de Talentos.  Para obter outras informações e esclarecer dúvidas, envie um e-mail para [email protected].

 

Mais informações sobre os Grupos de Estudos, ligue (19) 3294-3307 ou acesse o www.abrhsp.org.br.

 

Fonte: Correio Popular 08 de março de 2015

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