A negociação foi eleita como uma das competências do futuro segundo o Fórum Mundial de Davos, em uma época em que a tecnologia se faz presente em muitas áreas. Por exemplo, os robôs realizando atendimentos através de Chatbot e a Inteligência Artificial para dar mais assertividade às preferências dos clientes, tornando tudo mais interligado, composto de coisas e pessoas, dispositivos, dados e processos, permitindo maior ligação e velocidade no processamento de dados.
Atividades que eram executadas somente por humanos agora são executadas por máquinas, o que a meu ver, reforça dois pontos:
Qualidade do pensamento; e
Relação empática entre as pessoas.
Numa visão minimalista, sejam pessoas ou empresas, a tendência é focar no que realmente importa, seja para produtos, experiências pessoais e para a vida.
Caberá ao Homo Sapiens elevar o conceito simplista de pura sobrevivência do “ganha-ganha” e ampliar o desafio ao buscar melhores níveis de uma “consciência mais humana”. Ou seja, buscar relacionamentos mais harmoniosos, ser mais colaborativo e abnegado, olhar com a visão do outro, seja em suas relações pessoais, B2B e B2C em áreas como atendimento, suporte, RH e até cobrança.
Nas empresas, a negociação tem o papel de facilitadora nos conflitos, destravando processos, criando ambientes melhores, trazendo mais harmonia e mais empatia no dia a dia.
Sendo homem ou máquina, a mudança será constante. A transformação digital mudou completamente a visão a respeito das relações; novas tecnologias estão sendo apresentadas; e não estar atento à inovação pode trazer resultados catastróficos, gerando novos conflitos. Nesse ponto, na mediação, nada foi criado para substituir a ação humana como intérprete nas negociações.
Somente o homem pode mudar as atitudes, mudar a visão a respeito das relações, buscar harmonia, compreender os desafios humanos, escutar, observar, ser curioso pelo próximo, enxergar vulnerabilidades e se colocar no lugar do outro. Este é o segredo da negociação.
Fonte: O Estado de São Paulo, 23 de Fevereiro de 2020.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.