Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercado valoriza profissionais organizados

A organização já é um dos requisitos bastante exigidos no mercado, como forma de seleção, avaliação e até de promoção. Isto porque a desorganização pode afetar a imagem do profissional e da empresa, por comprometer resultados. Hoje em dia, em que os negócios são extremamente competitivos e regidos por diversas normas de produção e qualidade, pecar por omissão na hora de manter o local de trabalho em ordem, é como andar de marcha à ré.

É mais do que comum encontrar no ambiente corporativo uma mesa de trabalho que destoa das demais. Pode reparar que o local sempre estará fora de ordem, com papéis empilhados, canetas, canecas, material de trabalho e uma infinidade de outros objetos espalhados.  

É que na rotina diária, a desorganização é desculpa para quem está lidando com diversas atividades ao mesmo tempo, prazos apertados ou lidando com crises. Os compromissos são tantos que as tarefas mais simples, como arrumar a mesa e organizar os arquivos, fica para segundo plano. Mas, atenção, porque isso gera inúmeros problemas de rendimento e afeta a produtividade. E não adianta pensar que não tem ninguém vendo. Mesmo quando o superior imediato ainda não tenha apontado o problema, pode ter certeza que ele já reparou, sim.

Além disso, a desorganização de uma pessoa pode afetar toda a equipe e se o desorganizado em questão for o líder, a situação gera consequências ainda maiores. A grande perda é financeira. Além disso, a imagem fica sempre desgastada e a relação mais complicada.

Para solução do problema, as reuniões de feedback são estrategicamente importantes. É nesse momento que tanto líderes como liderados podem externar as suas dificuldades e incômodos e crescerem juntos. 

Atualmente, o senso de organização dos profissionais é motivo de preocupação por parte das empresas até mesmo nos processos de seleção. Algumas empresas, quando vão contratar um chefe de cozinha, por exemplo, vão até a casa desse candidato sem avisar e pedem para conhecer a sua cozinha. Deduzem que se o profissional não tem organização na sua própria casa, também não terá no ambiente de trabalho. Quem é desorganizado em casa geralmente é em outros lugares, pois, normalmente o comportamento se repete.

 

Quem deseja mudar, deve primeiro reconhecer a situação. Para isso, uma simples conversa entre amigos e até mesmo com os gestores imediatos pode revelar se o colaborador possui esse perfil ou não. Em seguida, é preciso ter muita disciplina, senso de percepção e, em alguns casos, buscar conhecimentos específicos em cursos de gerenciamento de tempo e capacitações voltadas à organização corporativa. Na mudança, é preciso se policiar o tempo todo. 

 

Dicas para se organizar:

 

– Identifique se você é desorganizado conversando com os amigos

– Crie metas

– Tenha uma agenda e anote tudo nela

– Leia livros ou faça cursos voltados ao tema

– Esteja sempre atento às atividades que não foram feitas

– Monitore constantemente o tempo

Por Viviane Gonzalez – Consultora de RH e Diretora da ABRH-SP Regional Campinas

Grupo de Liderança Feminina promove encontro amanhã

A ABRH-SP promove amanhã, na sede da Natura, em Cajamar (SP), mais um encontro do Grupo de Liderança Feminina. Exclusivo para convidados, o evento terá a participação internacional de Pamela McLean, cofundadora e CEO do Hudson Institute of Coaching, e a realização de um talk show com Cristiane Pedote, managing director do Banco Barclays, Elen Linth, cineasta e empreendedora social, e Mariana Marinho, coordenadora da área de gestão do Parque de Equipamentos do Itaú Unibanco. Além da ABRH-SP, organizam o evento o Grupo de Institutos Fundações e Empresas – GIFE, o Instituto Arapyaú e o Hudson Institute of Coaching. 

{module compartilhar}

Fonte: O Estado de São Paulo – 09 de novembro de 2014

REGIONAIS: Eventos em Santos e Ribeirão Preto

Para encerrar as atividades dos Grupos de Estudos deste ano, a Regional Baixada Santista realiza nesta quarta, no auditório do Vistamar Premium Offices, a partir das 19 horas, em Santos, um evento de confraternização com a apresentação da palestra “A vida é bela”, por Paulo Queija, apresentador do programa Talentos em Foco e um dos facilitadores dos grupos.

No mesmo dia, a Regional Ribeirão Preto promove, em parceria com o Great Place to Work, uma mesa redonda sobre práticas das melhores organizações para trabalhar com os principais executivos de Recursos Humanos das empresas Elektro, Zanzini Móveis e Ourofino Agronegócios. O evento está programado para o período das 14 às 18 horas no Colégio Faap, em Ribeirão Preto.

Inscrições:

Baixada Santista – (13) 3229-1935 ou [email protected]

Ribeirão Preto – (16) 3878-1102 ou [email protected]

{module compartilha}

Fonte: O Estado de São Paulo – 09 de novembro de 2014

 

TEMAS EM DEBATE: As melhores práticas do Magazine Luiza

Há dezessete anos consecutivos, o Magazine Luiza figura nos rankings que avaliam as melhores empresas para trabalhar no Brasil, tanto da Editora Abril (Guia Exame/Você SA) quanto do Great Place to Work (revista Época). Essa experiência de sucesso na área de RH e as práticas de engajamento adotadas pela empresa serão tema do case que a diretora de Recursos Humanos, Telma Rodrigues, apresenta nesta quinta, das 9h30 às 12 horas, na sede da ABRH-SP.

“Em 2003, o Magazine Luiza foi eleito a melhor empresa para trabalhar no Brasil; em 2007, a melhor para a mulher trabalhar; e, neste ano, ficou entre as cinco melhores do país. As práticas de falar com a equipe e escutá-la também foram consideradas as melhores em 2010 e 2011”, lembra Telma.

O evento é gratuito para os associados da ABRH-SP. Não associados pagam R$ 70.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou [email protected]

{module compartilhar}

Fonte: O Estado de São Paulo – 09 de novembro de 2014

DESENVOLVIMENTO: Universidade corporativa: não use seu santo nome em vão

Na tarde do último dia 6, João Batista Vilhena, presidente e consultor sênior do Instituto MVC e coordenador de MBA’s da FGV, esteve na ABRH-SP para falar sobre a certificação como instrumento de fortalecimento das universidades corporativas.

Segundo Vilhena, é preciso ver educação corporativa de maneira estratégica. “É comum acharem que universidade corporativa é o novo nome da área de treinamento da empresa. Vemos até anúncios do tipo ‘monte sua universidade corporativa em 5 minutos’. Posso garantir que leva bem mais que isso, pois o conceito do ponto de vista estratégico é muito mais sofisticado. Um dos desafios é conseguir a convergência do interesse dos colaboradores e os da organização no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas”, afirmou.

Sobre certificação, o consultor ressaltou a importância da credibilidade que o profissional passa a ter a partir do reconhecimento daquele que certifica. “Parte da credibilidade do certificador é transferida a quem participou dos programas realizados e isso só é possível quando a instituição que certifica já passou por um processo de acreditação. Só assim seu certificado terá valor.”

{module compartilhar}

Fonte: O Estado de São Paulo – 09 de novembro de 2014

INSTITUCIONAL: ABRH-SP Sorocaba inicia, com sucesso, as atividades na região

Com a realização de um evento exclusivo para convidados, que reuniu mais de 150 pessoas, a ABRH-SP inaugurou oficialmente a Regional Sorocaba. O evento aconteceu na manhã da última quinta, no Parque Tecnológico de Sorocaba. Diretora comercial da Associação, Edna Vasselo Goldoni representou a diretoria executiva no lançamento: “Hoje cumprimos mais uma etapa do nosso planejamento estratégico que teve como premissa o crescimento da ABRH-SP no estado de São Paulo. Estamos absolutamente orgulhosos e felizes com a inauguração da Regional e não mediremos esforços para apoiá-la nas suas realizações”, disse.

Diretor geral da unidade em Sorocaba, Américo Garbuio Junior, que atua como vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brasil Kirin, apresentou a estrutura da Regional e as ações previstas, entre elas a organização dos primeiros Grupos de Estudos, atividade que promove o debate de temas atuais e o networking entre os associados da ABRH-SP. O programa começa em março de 2015 com os temas Educação Corporativa e Atração, Retenção e Desenvolvimento de Talentos.

A ABRH-SP Sorocaba vai atuar em 28 municípios na demanda por atualização e conhecimento em desenvolvimento humano e organizacional específicos da região; no estabelecimento de uma nova relação entre os profissionais em busca do conhecimento compartilhado; e na participação nas principais discussões setoriais e de conteúdos da região no que se refere à gestão de pessoas. As frentes de atuação serão desdobradas em ações como ciclos de palestras, grupos de estudos permanentes e promoção de eventos de grande repercussão.

A cerimônia de inauguração também contou com os discursos de boas-vindas do deputado federal eleito Vitor Lippi (PSDB), que lembrou que “só é possível melhorar o mundo com as pessoas”, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Sorocaba Geraldo Almeida, que reiterou: “Sem gente não se faz nada nesse mundo. Por isso, Sorocaba recebe a Regional de braços abertos”.

Na sequência, foi apresentado o painel Gestão de Pessoas em Tempos de Crise: Perspectivas para 2015 com a participação dos debatedores: Geraldo Almeida, Gino Di Domenico, CEO da Brasil Kirin; José Antonio Teixeira, gerente de RH da Schaeffler Brasil; e Renato Ferrari, consultor de Gestão do Hay Group.

Diretoria

Além de Américo Garbuio Júnior, integram a diretoria da Regional Sorocaba os profissionais: Daniele Matos, André Garcia, Ângelo Agulha, Fernando Camargo, Maria do Carmo Alves, Paulo Celso Toledo, Tatiane Paixão, Regina Tenor, Roseli Jacobsen e Debora Prestes. A Regional já conta com as empresas CrediAlimentação e System Farma como patrocinadoras de gestão.

{module compartilhar}

Fonte: O Estado de São Paulo – 9 de novembro de 2014

ABRH-SP lança regional em Sorocaba

Nesta quinta-feira (06), a ABRH-SP lançou sua mais nova regional em Sorocaba e reuniu convidados – entre diretores e gerentes de RH, CEOs e empresários da região – para discutir a Gestão de Pessoas em tempos de crise: perspectivas para 2015. Confira algumas pílulas do evento:

 

Edna Vasselo Goldoni

Falando em nome da ABRH-SP, a diretora Comercial Edna Vasselo Goldoni celebrou mais uma etapa de crescimento da entidade. “Aqui nasce um case de sucesso. O nosso objetivo é tornar a ABRH-SP cada vez mais atuante e participativa entre os públicos de RH”

Américo Garbuio

Diretor da nova regional ABRH-SP Sorocaba, Américo Garbuio falou do comprometimento em promover ações transformadoras em gestão de pessoas. “Ampliar o conhecimento, educação e preparação dos profissionais da região, além de cooperar e construir em conjunto empresas e sociedade com melhores resultados. O Grupo de Estudos Sorocaba irá estimular o debate entre os associados, profissionais de RH e diferentes setores para aumento de produtividade e transformação das empresas da região.”

Geraldo Almeida

Geraldo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Sorocaba, integrou a mesa de debate sobre as perspectivas para 2015. Ele enxerga o lançamento da @ABRH-SP Sorocaba como uma possibilidade oferecer melhor educação e qualificação para os sorocabanos “Para todos se orgulharem de trabalhar na cidade que tem mão de obra disponível e que pode se tornar melhor, fazer a diferença”.

Renato Ferrari

O consultor de Gestão do Hay Group Renato Ferrari levantou a discussão de como melhorar a produtividade dentro das organizações, mesmo em tempos de crise. “É necessário inovação e transformação, alinhando cultura e estratégia com os colaboradores certos, competências certas, estrutura, localidade e custo certo.”

 

José Antônio Teixeira

Para o Gerente de RH da Schaeffler Brasil, José Antônio Teixeira, algumas estratégias que podem ser adotadas para superação da crise são: gestão do clima organizacional, desenvolvimento de liderança e força de trabalho, canais de comunicação com o empregado, gestão de talentos e gerenciamento de riscos.

Gino Di Domenico

Gino Di Domenico, CEO da @Brasil Kirin, ressaltou a importância de se ter uma comunicação clara com os colaboradores. “É importante existir um plano de carreira. Para isso, a direção deve ser clara, a comunicação transparente, assim como a identificação da função de cada colaborador, sempre focando nas potencialidades. Assim, teremos pessoas integradas de corpo, alma e coração”.

{module compartilhar}

 

ABRH-SP inaugura, nesta quinta, Regional em Sorocaba

Nesta quinta, a ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo) inaugura oficialmente em Sorocaba mais uma Regional no Estado. O evento de lançamento acontece no Parque Tecnológico de Sorocaba (Av. Itavuvu, 11.777) com a realização, das 8h30 às 11h30, do painel Gestão de Pessoas em Tempos de Crise: Perspectivas para 2015.

Exclusivo para convidados, o evento terá como debatedores Geraldo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Sorocaba; Gino Di Domenico, CEO da Brasil Kirin; José Antonio Teixeira, gerente de RH da Schaeffler Brasil; e Renato Ferrari, consultor de Gestão do Hay Group.

Executivo com 25 anos de experiência na área de Recursos Humanos, Américo Garbuio Junior, vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brasil Kirin, está à frente, como diretor geral, da equipe de voluntários que atua na Regional. “Nosso desafio é fazer um trabalho atrativo e interativo. Temos de ser capazes de trazer temas relevantes para a discussão a fim de atender às necessidades dos profissionais da região. Internamente, nosso principal desafio é criar uma Regional autossustentável, com número relevante de associados, patrocinadores e apoiadores.”

A ABRH-SP Sorocaba vai atuar em 28 municípios – 26 na Região Metropolitana, além de Cabreúva e Itapetininga – na demanda por atualização e conhecimento em desenvolvimento humano e organizacional específicos da região; no estabelecimento de uma nova relação entre os profissionais em busca do conhecimento compartilhado; e na participação nas principais discussões setoriais e de conteúdos da região no que se refere à gestão de pessoas. As frentes de atuação serão desdobradas em ações como ciclos de palestras, grupos de estudos permanentes e promoção de eventos de grande repercussão.

Antes mesmo da inauguração oficial, a Regional Sorocaba já conquistou a empresa System Farma como patrocinadora de gestão. A Regional também organizou a formação dos primeiros Grupos de Estudos, atividade que promove o debate de temas atuais e o networking entre os associados da ABRH-SP. O programa começa em março de 2015 com os temas Educação Corporativa e Atração, Retenção e Desenvolvimento de Talentos.

A Regional Sorocaba é a sexta da ABRH-SP no Estado de São Paulo. A Associação já conta com as unidades Baixada Santista, Bauru, Campinas, Metropolitana Oeste (na região de Barueri) e Ribeirão Preto.

 

Informações para a imprensa

Loraine Calza

(11) 99182-7739

Entrevista

Américo Garbuio Júnior,

Diretor da ABRH-SP Regional Sorocaba

 

Américo Garbuio Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brasil Kirin, fala das expectativas e dos desafios da Regional, que já nasce com a recepção positiva da comunidade de Recursos Humanos da região. 

GP – Quais são as suas expectativas em relação à criação da Regional? 

AGJ – Inicialmente, gerar um nível de mobilização na região para que os profissionais de Recursos Humanos nos apontem quais são as suas principais necessidades e carências a fim de que possamos contribuir para o desenvolvimento deles com conhecimento, conteúdo, melhores práticas e temas relevantes. Queremos dar o suporte necessário para que esses profissionais possam enfrentar os desafios da área.

 

GP – Quais serão os principais desafios da diretoria da Regional? 

AGJ – Nosso desafio é fazer um trabalho atrativo e interativo. Temos de ser capazes de trazer temas relevantes para a discussão a fim de atender às necessidades dos profissionais da região. Queremos chegar para ficar, criar uma tradição, deixar um legado. Não viemos concorrer com ninguém, mas, sim, promover alinhamentos e parcerias.

 

GT – Quais serão os diferenciais de atuação da diretoria de Sorocaba? 

AGF – Em primeiro lugar, nossa diretoria é formada por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais que trabalham em empresas, consultorias e universidades, com diferentes expertises que se encaixam perfeitamente nas suas áreas de atuação. Em segundo, queremos envolver as principais lideranças e os grandes conhecedores da região para que participem dos eventos e demais ações que queremos fazer para desenvolver um grande projeto aqui na região.

 

Fonte: Correio Popular de 02 de novembro de 2014

{module compartilhar}

ABRH-SP inaugura Regional em Sorocaba

A ABRH-SP inaugura, no dia 6 de novembro, a Regional Sorocaba. O evento, fechado para convidados, acontecerá no Parque Tecnológico de Sorocaba e contará com um painel sobre o tema “Gestão de pessoas em tempos de crise: perspectivas para 2015”. Quatro executivos vão debater sobre o tema: Renato Ferrari (Hay Group, José Antônio Teixeira (RH Schaeffler), Gino Di Domenico (CEO Brasil Kirin) e Geraldo Almeida (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba), mediados por Daniele Matos, vice-diretora da Regional Sorocaba. 

A mais nova Regional ABRH-SP no Estado de São Paulo será dirigida por Américo Garbuio Junior, vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brasil Kirin. (veja a entrevista ao lado). 

Informações

[email protected] e facebook.com/abrhspsorocaba

 

Fonte: Correio Popular de 02 de novembro de 2014

{module compartilhar}

Gruca celebra 56 anos em grande estilo!

Com a proposta de revisitar os Saberes e Sabores de Minas, através da poesia, musicalidade e gastronomia, o Gruca celebrou 56 anos de história com uma bela festa na tradicional Red Eventos, em Jaguariúna, na noite da terça-feira, 28. A festa teve a presença de 350 convidados representando os profissionais de RH de toda a Região Metropolitana de Campinas. Entre eles: as diretoras da ABRH-SP Campinas, Elizabeth Rodrigues, Roberta Barbosa, Viviane Gonzalez, Carolina Mello e Fabiola Lencastre, além de Paul W. Groth, diretor de RH LA da 3M St.Paul, e Gabriel Portes Bejar, gerente de RH LA da 3M México, representando os profissionais de RH da América Latina. Na ocasião, Andrés Massoni (MSD) apresentou o novo site da entidade www.gruca.com.br, totalmente reformulado e cheio de interatividade. “Foi maravilhoso poder comemorar mais uma ano ao lado de amigos e profissionais de toda região”, comentou a gestora do Gruca, Miriam Patini.

 

Fonte: Correio Popular de 02 de novembro de 2014

{module compartilhar}

ABRH-SP Campinas promove coquetel de confraternização aos associados e parceiros

A ABRH-SP Campinas promove, no dia 18 de novembro, terça-feira, às 18h30, um coquetel de confraternização de final do ano. O evento acontecerá no Teatro Amil, localizado no Shopping Dom Pedro, em Campinas, e será dedicado aos associados e parceiros da entidade. 

A celebração contará com uma palestra motivacional com o tema “Superação e desafios”, ministrada pelo medalhista olímpico Fernando Scherer, o Xuxa, e abordará de forma simples, objetiva, interativa e bem-humorada como transformar sonhos em metas e metas em resultados.

 

Fonte: Correio Popular de 02 de novembro de 2014

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!