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ENTREVISTA: Expectativas e desafios da Regional Sorocaba

No dia 6 de novembro, a ABRH-SP inaugura oficialmente em Sorocaba mais uma Regional no Estado de São Paulo. À frente da dedicada equipe que compõe a diretoria da nova Regional está Américo Garbuio Junior, vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brasil Kirin, empresa com mais de 11 mil funcionários. Formado em Ciências Contábeis, com pós-graduações e MBAs em gestão organizacional e RH, gestão empresarial estratégica e gestão de negócios, e formação internacional em Coachingpelo Instituto Lambent com certificação pelo ICC, o executivo tem uma experiência de 25 anos na área. Nesta entrevista, ele fala das expectativas e dos desafios da Regional, que já nasce com a recepção positiva da comunidade de Recursos Humanos da região.

 

GP – Como você passou a integrar o projeto da Regional Sorocaba?

AGJ – Creio que meu histórico de 25 anos na área de Recursos Humanos, as conquistas que obtive na carreira e a evolução do trabalho na área de desenvolvimento humano da Brasil Kirin, várias vezes premiado, chamaram a atenção da diretoria da ABRH-SP, que queria um executivo do mercado para a direção geral da Regional. O convite, feito pela presidente Almiro dos Reis Neto e os vices Edna Bedani e João Marcelo Furlan, veio ao encontro do desejo que eu tinha de contribuir para a evolução da área na região, ainda muito carente de conteúdo. Minha participação no projeto acabou unindo essas duas vontades.

GP – Quais são as suas expectativas em relação à criação da Regional?

AGJ – Inicialmente, gerar um nível de mobilização na região para que os profissionais de Recursos Humanos nos apontem quais são as suas principais necessidades e carências a fim de que possamos contribuir para o desenvolvimento deles com conhecimento, conteúdo, melhores práticas e temas relevantes. Queremos dar o suporte necessário para que esses profissionais possam enfrentar os desafios da área. Sabemos que é uma meta ousada, que teremos dificuldades, mas estamos otimistas. Esse otimismo vem em boa parte do sucesso do evento de pré-lançamento da Regional [realizado em 18 de setembro], que fizemos com gestores das áreas corporativa e acadêmica para a troca de experiências e expectativas em relação a nossa atuação na região. O evento teve um público de cerca de 70 pessoas, bem superior ao que esperávamos, e a receptividade dos presentes em relação à chegada da Regional foi bastante positiva.

GP – Quais serão os principais desafios da diretoria da Regional?

AGJ – Nosso desafio é fazer um trabalho atrativo e interativo. Temos de ser capazes de trazer temas relevantes para a discussão a fim de atender as necessidades dos profissionais da região. Queremos chegar para ficar, criar uma tradição, deixar um legado. Não viemos concorrer com ninguém, mas, sim, promover alinhamentos e parcerias. Internamente, temos como desafio manter o mesmo nível de compromisso e engajamento da equipe que está trabalhando agora e criar uma Regional autossustentável, com número relevante de associados, patrocinadores e apoiadores.

GT – Quais serão os diferenciais de atuação da diretoria de Sorocaba?

AGF – Em primeiro lugar, nossa diretoria é formada por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais que trabalham em empresas, consultorias e universidades, com diferentes expertises que se encaixam perfeitamente nas suas áreas de atuação. Em segundo, queremos envolver as principais lideranças e os grandes conhecedores da região para que participem dos eventos e demais ações que queremos fazer para desenvolver um grande projeto aqui. Certamente, não vamos deixar de convidar profissionais de outras regiões, mas queremos valorizar a prata da casa para trazer os conteúdos.

Primeiras realizações e conquistas

Antes mesmo da inauguração oficial, a Regional Sorocaba já conseguiu um grande feito: a conquista da empresa System Farma como patrocinadora de gestão. A Regional também já organizou a formação dos primeiros Grupos de Estudos. O programa começa em março de 2015 com os temas Educação Corporativa e Atração, Retenção e Desenvolvimento de Talentos.

 

Os Grupos de Estudos têm como objetivos ampliar a troca entre profissionais da área de Recursos Humanos de diferentes setores, proporcionar análise crítica e produção criativa em temas vinculados à gestão de pessoas, além de estimular o debate entre a entidade e seus associados no que há de mais avançado em desenvolvimento humano e organizacional.

 

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Fonte: O Estado de São Paulo – 26 de outubro de 2014

Grupo de Liderança Feminina reuniu cerca de 150 mulheres em evento especial

 

 

Palestra do médico e nutrólogo Roberto Franco do Amaral e debate entre executivas de alto escalão trouxeram à tona assuntos importantes como o hábito de uma vida saudável e como conciliar carreira e família

Com uma bela recepção no salão principal do Vitória Hotel, entre mesas lindamente decoradas, as diretoras da ABRH-SP Regional Campinas receberam cerca de 150 mulheres da região em um evento especialmente preparado para elas. As executivas, a maioria diretoras de RH, assistiram, enquanto se deliciavam com um farto café da manhã, a palestra do médico e nutrólogo Roberto Franco do Amaral sobre Hábitos de Vida Saudável.

 O médico discorreu sobre alimentos tóxicos, exercícios físicos, o uso indevido de certos medicamentos, deficiência de vitamina D, libido, e, claro, estresse.

Na segunda parte do encontro, Sandra Barquilha, diretora de RH da Merial, Lilian Guimarães, VP da Natura, e Eliane Aere, presidente da RHMed, mediadas por Daniela Diniz, editora da revista Você RH, debateram sobre assuntos relacionados ao universo feminino, como carreira, família, filhos, casamento e culpa. 

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Fonte: Correio Popular – 19 de novembro de 2014

ABRHVagas: empregabilidade para o RH

Benefício exclusivo desenvolvido pela ABRH-SP, em parceria com a Elancers, o portal de empregos ABRHVagas é um canal de empregabilidade específico para a comunidade de profissionais de Recursos Humanos. A iniciativa também proporciona às empresas um espaço privilegiado para a publicação de vagas de trabalho e atração de candidatos qualificados.

Com as mesmas características e funcionalidades de um site de empregos, o produto tem a vantagem de ser completamente gratuito para os candidatos. Todos os profissionais interessados em cadastrar o currículo passam a ter acesso às vagas publicadas pelas empresas. Por sua vez, as organizações podem cadastrar suas vagas, pesquisar candidatos, filtrar e selecionar aqueles que despertaram seu interesse e até criar listas dos mais qualificados. O acesso ao serviço, porém, é pago.

O portal nasceu com um banco de dados de 220 mil profissionais de Recursos Humanos, cujos currículos podem ser imediatamente acessados pelas empresas. Dependendo da assinatura, e com uma taxa de baixo custo em função da parceria com a ABRH-SP, as empresas também podem acessar uma base geral de dados com 6,2 milhões de currículos de candidatos de diferentes áreas.

Vantagens do ABRHVagas

 

Para os profissionais:

– Cadastramento gratuito do currículo

– Acesso a todas as vagas disponíveis

– Possibilidade de inclusão do currículo completo

– Elaboração de carta de apresentação e vídeo-currículo

 

Para as empresas:

– Acesso a banco de talentos diferenciados

– Pesquisa de candidatos com criação de filtros e listas

– Manutenção de um canal permanente de atração de profissionais

– Diminuição do tempo e dos custos das contratações

 

Para acessar o portal ABRHVagas basta entrar no www.abrhsp.org.br. Mais informações: (11) 5505-0545

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 19 de outubro de 2014

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QUALIDADE DE VIDA: Combate à obesidade na Amil

Desde janeiro deste ano, a Amil iniciouum movimento permanente de combate à obesidade infantil, nomeado Saúde 360, que prevê uma série de ações públicas e de comunicação para a conscientização da sociedade brasileira sobre essa epidemia global. A mais nova ação da empresa nesse sentido começou, no início deste mês, com a realização de reuniões exclusivas do programa de emagrecimento Vigilantes do Peso para seus mais de 24 mil colaboradores.

“Somos uma empresa de saúde e, como líderes desse movimento de combate à obesidade infantil, o trabalho tem que começar dentro de casa. Queremos estimular nossos colaboradores a adotar hábitos mais saudáveis e transmitir isso a seus filhos. Assim, estaremos motivando não só a melhora na qualidade de vida dos nossos funcionários, como também auxiliando o desenvolvimento de gerações mais saudáveis”, explica Odete Freitas, pediatra e diretora de Sustentabilidade da Amil.

Fonte: O Estado de São Paulo – 19 de outubro de 2014

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TEMAS EM DEBATE: Como contratar os serviços de coaching

A contratação de coaches para melhorar o desempenho das equipes, treinar executivos e ajudar gerentes é uma prática cada vez mais frequente nas empresas. No entanto, a escolha do profissional ou consultoria que irá prestar o serviço se torna complicada diante da crescente oferta no mercado. Para ajudar os profissionais de RH a selecionarem o coach mais adequado para suas empresas, a ABRH-SP promove nesta quinta, das 9 às 11h30, a palestra Coaching – Como contratar e utilizar esta prática nas organizações.

Coach de altos executivos, consultora organizacional e colunista da BandNews, Vicky Bloch vai conduzir a palestra ao lado do psicólogo João Mendes, coautor do livro Coaching Executivo – Uma questão de atitude.

 

Mais informações: (11) 5505-0545 ou [email protected]

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 19 de outubro de 2014

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REGIONAIS: Grupo de Liderança Feminina reuniu cerca de 150 mulheres em evento especial realizado em Campinas

Com uma bela recepção no salão principal do Vitória Hotel, as diretoras da Regional Campinas da ABRH-SP receberam, na última terça, cerca de 150 mulheres da região em um evento especialmente preparado para elas. As executivas, a maioria diretoras de Recursos Humanos, assistiram à palestra do médico e nutrólogo Roberto Franco do Amaral sobre Hábitos de vida saudável. 

O médico discorreu sobre alimentos tóxicos, exercícios físicos, o uso indevido de certos medicamentos, deficiência de vitamina D, libido e, claro, estresse.

Na segunda parte do encontro, Sandra Barquilha, diretora de RH da Merial, Lilian Guimarães, vice-presidente da ABRH-SP e vice-presidente de Pessoas e Cultura da Natura, e Eliane Aere, presidente da RHMed – mediadas por Daniela Diniz, editora da revista Você RH –, debateram sobre temas relacionados ao universo feminino, como carreira, família, filhos, casamento e culpa. 

 O Grupo de Liderança Feminina é uma iniciativa de sucesso da Associação, criada pelas vice-presidentes Edna Rodrigues Bedani, Edna Vasselo Goldoni, Lilian Guimarães e Luciana Carvas com o objetivo de debater assuntos relacionados aos desafios das mulheres na vida pessoal e profissional e à valorização do feminino. Desde o seu lançamento neste ano, já foram realizados dois encontros na capital paulista, um em Ribeirão Preto e agora este, em Campinas. Mais um encontro está programado para 10 de novembro, na sede da Natura, com a participação especial de Pamela McLean, cofundadora e CEO do Hudson Institute, um dos principais institutos de formação de coaches do mundo.

Fonte: O Estado de São Paulo – 19 de outubro de 2014

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Resiliência: competência essencial ao gestor de pessoas

Resiliência é a capacidade que o ser humano tem de vivenciar situações adversas, complexas, difíceis e se manter firme e equilibrado. O tema foi dissertação de mestrado da diretora de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP, Edna Bedani. Para ela, a resiliência é uma competência fundamental para o gestor de pessoas, mas deve ser exercitada por todos os profissionais do século 21, momento em que o mundo passa por tantas transformações.

“Estamos em uma época de muitas mudanças como os surtos de doenças, etc, e tudo isso mexe com as pessoas. Para conseguir se manter estável, é fundamental que a pessoa tenha autoconhecimento de suas crenças e fortalezas, desta forma, você consegue utilizar suas potencialidades individuais, para então enfrentar as adversidades da vida”, afirma.

Todo gestor de Recursos Humanos tem tripla responsabilidade: além do autodesenvolvimento, ele precisa apoiar e orientar o desenvolvimento do gestor e da equipe. E, para lidar com as dificuldades individuais dos empregados e da empresa, ele precisa ser resiliente. “Diante das mudanças – inevitáveis em ambientes corporativos – ele tem que ensinar sua equipe a também ser estável. Estimular os gestores e colaboradores a olharem as mudanças de uma forma positiva, como uma fase de aprendizado a fim de manter o equilíbrio da equipe”, explica Edna Bedani.

Como qualquer competência profissional, a resiliência pode ser desenvolvida e melhorada. Para isso, Edna Bedani explica que existem consultorias, empresas de coaching individuais e em grupos que promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento. Existem ferramentas para avaliar os níveis de resiliência, destacamos aqui duas formas: “A primeira é objetiva. Através de testes, que, inclusive, podem ser encontrados no site da Sociedade Brasileira de Resiliência (Sobrare). O outro caminho é o subjetivo que nós, gestores de pessoas, conseguimos perceber dentro das empresas, a partir da avaliação das atitudes de um colaborador. Sabemos quem são as pessoas que irão sofrer diante das mudanças”.

Quem quiser saber mais sobre o tema, poderá se inscrever para participar do II Congresso Brasileiro de Resiliência, organizado pela Sobrare, que acontece nos dias 15 e 16 de novembro.

Na ocasião, especialistas do país inteiro – e de diversas áreas – se reunirão para discutir a importância da competência que, segundo a própria Edna, “é um tema do ser humano, não só do RH ou da psicologia”.

Dois facilitadores do Grupo de Estudos em resiliência da ABRH-SP participam do evento como palestrantes: o Dr. George Barbosa e o psicólogo João Marcos Varella. As inscrições devem ser feitas no site:  http://www.congressoderesiliencia.com.br/index.php/inscricoes/

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Relacionamento profissional: competição ou parceria?

Quantas vezes você já se viu nessa situação: ao conversar com seu chefe, ele ressalta as qualidades de um colega de trabalho seu, dando a entender, inclusive que o tal colega deseja ocupar o seu lugar?

Certamente, você já vivenciou esse tipo de acontecimento no ambiente corporativo. Essa é uma estratégia de liderança que já foi praticamente uma regra dentro das organizações, funcionando como um teste de lealdade com os funcionários e também visando produtividade, lucro e alta performance das equipes.

Colocar uns contra os outros, na empresa, no entanto, tem sido uma das táticas mais perigosas, uma vez que num ambiente de trabalho ruim, os departamentos se isolam, não compartilham informações e não auxiliam nas operações, impactando o desempenho de toda uma corporação no mercado.

De acordo com Marcia Vasconcellos, psicóloga e coach, há 27 anos, a forma mais atual e eficiente para tratar situações como essa é lançar mão do Shadow Coaching, uma consultoria profissional que, pelo acompanhamento presencial e in loco, é possível analisar o comportamento e a interação do líder com sua equipe, e sugerir a partir daí, estratégias para a equação dos problemas.

 “Traçando um panorama real do ambiente de trabalho, o gestor pode trocar a competitividade pela promoção das qualidades individuais de cada colaborador e a partir daí, convocá-los a alcançarem metas em comum, que sejam necessárias para a empresa, importantes para ele e para o grupo. Dessa forma, unimos todos a um único objetivo”, explica Márcia.

Estimular a rivalidade ao invés do colaborativismo é uma prática comum em muitas empresas, independente do porte ou do tipo de gestão e isso se dá quando a organização não tem alinhamento em seus propósitos, ou quando a missão e os valores não estão bem definidos.

O funcionário, por sua vez, ao perceber que seu líder está tentando colocá-lo contra alguém no trabalho, deve procurar entender o motivo dessa situação, por meio de uma conversa franca, pois pode ser que o chefe sequer perceba o que está fazendo. Se for necessário, peça a intervenção do RH nessa questão. É importante saber que esse problema é corriqueiro em outras empresas também. Sendo assim, é sempre melhor aprender a lidar com isso, do que mudar de emprego a cada vez que acontece.

 

Fonte: Campanha Comunicação

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O grande mês do RH está chegando!

Dia 22, em São Paulo, acontece a premiação dos Top Of Mind de RH

 

Outubro é o mês da área de RH. É o momento em que se conhecem os vencedores do “Oscar” do segmento. A votação para a escolha dos mais lembrados encerrou-se no dia 30, e a festa de premiação acontece no dia 22 de outubro, na casa de shows HSBC Brasil. É quando a elite do segmento de RH se encontra para um networking, torcidas se organizam para aplaudir suas empresas e os 32 vencedores sobem ao palco para receber seus troféus.

 

Neste ano, o evento terá como mestre de cerimônias a jornalista Rosana Jatobá, e o encerramento terá a volta da Banda Época, com um grande show, tocando todos os ritmos. Imperdível! Para participar do Top of Mind de RH e obter mais informações sobre os convites, é só contatar o responsável pelas vendas no e-mail [email protected] ou telefone (11) 5586-9981.

 

Para saber mais sobre a premiação, acesse www.topofmindrh.com.br.

 

Fonte: Correio Popular de 12 de outubro de 2014
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Regional Metropolitana Oeste promoveu edição paulista do ABRH na Praça

A cidade de Barueri recebeu na última terça-feira, 7, a edição paulista do ABRH na Praça, evento de consultoria gratuita em carreira e trabalho realizado pela ABRH-SP, por meio da Regional Metropolitana Oeste. A edição 2014 do evento teve apoio institucional da Prefeitura de Barueri, por intermédio da Coordenadoria da Juventude e da Secretaria de Administração, e patrocínio das empresas Alelo, Kelly Services, Sodexo e Total Link. Cerca de 3.500 pessoas passaram pelas tendas montadas no Boulevard Central: Orientação de Carreira, que incluía a análise de currículos; Estágio e Aprendiz; Educação e Formação, com a divulgação de cursos profissionalizantes; Coordenação da Juventude; Trabalho e Renda, com ofertas de vagas no mercado; Cadastramento de Currículos; e Saúde e Qualidade de Vida, que oferecia massagens e atendimento nutricional.

 

Principal ação de responsabilidade social da ABRH-Nacional, o ABRH na Praça também foi promovido, no mesmo dia, por outras 13 seccionais em diversas cidades do país: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Sergipe.

 

Fonte: Correio Popular de 12 de outubro de 2014
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ABRH-SP Campinas realiza palestra sobre a Neurociência e seus impactos na produtividade

Evento em parceria com a Mackenzie Campinas será gratuito e terá vagas limitadas

 

Estão abertas as inscrições para o evento “Neurociência: Impactos na produtividade”, uma iniciativa da ABRH-SP Campinas em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, que será realizado no dia 29 de outubro, no auditório da Universidade, das 8h às 11h. As inscrições são gratuitas e limitadas.

 

O evento irá abordar as Neurociências e sua aplicabilidade sobre a produtividade das organizações partindo do cenário em que se encontra o trabalhador brasileiro, a empresa e o funcionamento do cérebro humano uma vez que o desempenho de uma organização depende de como pensam e agem seus colaboradores.

 

A palestra será ministrada por Luiz Vagner Raghi, mestre acadêmico em Gestão de Pessoas no Instituto Presbiteriano Mackenzie com grande vivência em cargos executivos em Recursos Humanos, e Anna Helena Cobra, médica da Fundação ABC e especialista em Medicina Tradicional Chinesa.

 

Programação

 

8h às 9h – Welcome Coffee e Networking

9h às 11h – Abertura e Palestra

11h – Encerramento

Informações: (19) 3294-3307

 

Fonte: Correio Popular de 12 de outubro de 2014
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Secretaria de Gestão Pública realiza terceira edição do Congresso sobre Gestão de Pessoas no Setor Público Paulista

A Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH), ligada a Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, realiza nos dias 18 e 19 de novembro, a terceira edição do Congresso sobre Gestão de Pessoas no Setor Público Paulista.

O congresso é dirigido aos gestores públicos de todas as áreas de atuação e servidores que trabalham nas unidades de recursos humanos no Estado. Serão dois dias de atividades, com palestras magnas e salas simultâneas temáticas com a presença de pesquisadores, especialistas, professores e servidores públicos.

Este ano o tema do congresso será “uma nova gestão é possível”, com o objetivo de pensar o futuro, os rumos e possibilidades para gestão de pessoas e de recursos humanos no setor público com foco em uma gestão que favoreça a melhoria do desempenho individual e coletivo, produzindo valor público e uma gestão com resultados fundados em valores democráticos e republicanos.

A ação deve promover discussões de tendências e possibilidades de novas práticas de gestão, mais humanas, com vistas à geração de ambientes saudáveis que possam ser atrativos para futuros servidores, gerando também engajamento na construção de políticas públicas fundamentais para a melhoria da vida de toda a população paulista. 

As inscrições são gratuitas para os servidores públicos estaduais e deverão ser solicitadas junto ao seu órgão de recursos humanos.

Entre os convidados, estão Carla Boin, Carla Woyciekoski, Deborah Malheiros, Fábio Giambiagi, Hamilton Coimbra Carvalho, Heloisa Gama Alves, Leandro Karnal, Maria Fernanda Alessio, Masuki Borges, Mirian Matsura Shirassu, Pedro Calabrez, Priscilla Albuquerque Tavares, Roberto Agune, Sérgio Miranda e Sidnei Oliveira.

Como encerramento, o congresso trará uma conversa sobre ética para a gestão pública com Clóvis de Barros Filho e Franklin Leopoldo e Silva.

 

Serviço:

Data: 18 e 19 de novembro

Local: Centro de Convenções Rebouças – CCR (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – Cerqueira Cesar – São Paulo – Próximo ao Metrô Clínicas)

Público-alvo: gestores públicos das diversas áreas de atuação do estado e profissionais de RH

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