Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABRH-SP comemora o sucesso do evento de integração com novos associados

Patrocinadores do evento com a diretoria da ABRH-SP


Realizada no dia 29 de outubro de 2013, a primeira Noite de Integração com Novos Associados da ABRH-SP reuniu mais de 80 pessoas, entre associados Pessoa Física e Jurídica, no Espaço da Admix, em São Paulo. Iniciativa da diretoria comercial da entidade paulista, o evento contou com o patrocínio das empresas Admix, Alelo, Chubb Seguros e Grupo Meta RH.

Para a diretora comercial da ABRH-SP, Edna Vasselo Goldoni, foi uma noite bem agradável para todos. “Atingimos o objetivo do evento, que era proporcionar uma noite de integração em que os associados pudessem conhecer a diretoria atual da ABRH-SP e suas propostas de gestão, e fazerem network. Também conseguimos mostrar o quanto a nova diretoria quer estar mais próxima dos seus associados”, avaliou Edna.

Em um breve discurso, o presidente da ABRH-SP, Almiro dos Reis Neto, agradeceu a presença de todos e o apoio dos patrocinadores ao novo formato de evento. Ele lembrou que, durante muito tempo, a entidade teve um padrão de número de associados que não passava de 500. De uns anos para cá, porém, tem sido feito um esforço grande para ampliar esse número, que já chega a 4 mil contando com os até dez usuários inscritos por cada uma das empresas associadas.

“Quando assumimos em janeiro deste ano, estabelecemos a meta de crescer 30% nos três próximos anos. Já alcançamos quase 20% em 2013. A ABRH-SP está com o prestígio em alta por causa do que vem acontecendo nos últimos anos e pelo trabalho realizado pela diretoria atual”, concluiu o presidente.

No próximo ano, a diretoria tem a proposta de realizar mais eventos para facilitar o networking e a integração entre seus associados.

Agradecemos os patrocinadores do evento:

Minha história no RH com Marcel Oliveira

Iniciei minha vida profissional muito jovem, aos 14 anos e hoje conto com mais de 36 anos de aprendizado e carreira incluindo diversas experiências profissionais e acadêmicas muito importantes, que me fizeram amadurecer pessoal e profissionalmente. 

Acredito que é necessário se ter uma visão do todo para desenvolvermos um bom trabalho em nossas áreas de atuação. Minha experiência profissional mostra bem isso, já que iniciei na área financeira, depois trabalhei em áreas de planejamento de produção, automação industrial, vendas, marketing, gestão organizacional, relações públicas e governamentais em organizações como: PUCC, IBM, Robert Bosch, Ford, Visteon e Embraer. Desde o início, o RH estava como objetivo de vida, daí a passagem em diversas áreas e disciplinas corporativas.

Outro ponto que destaco é a necessidade do constante aprendizado, que é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho e que também nos faz crescer como pessoas. Mas, tão importante quanto aprender, é compartilhar conhecimento, pois isso gera um valioso ciclo no qual todos os envolvidos são beneficiados.

Há oito anos, ingressei na Schaeffler com a grande responsabilidade de criar o departamento de Marketing, Comunicações e Relações Públicas, integrando assim todas as unidades da empresa e suas principais marcas INA, FAG e LuK, sendo que há aproximadamente cinco anos assumi a área de RH. Uma nova etapa na minha vida. Com a experiência adquirida em anos de carreira, encarei esse desafio com uma visão estratégica de forma a promover melhorias na área e, consequentemente, para a empresa.

Por acreditar muito no valor de se compartilhar experiências, deixo uma dica pessoal, que faz parte da minha vida. Prepare-se, supere-se, busque sempre obter mais conhecimento e divida-o com os outros, lute pelos seus objetivos e ideais de vida e, principalmente, tudo que fizer faça com dedicação e paixão.

 

Página ABRH-SP Campinas – 03 de novembro

{module compartilhar}

Grupo de Estudos – Indicadores de RH

A área de Recursos Humanos, assim como todas as áreas de uma empresa ou organização, necessita trabalhar alinhada às estratégias dos negócios e gerar resultados financeiros e sociais. 

Cada vez mais as organizações tomam consciência de que são as pessoas que constroem e sustentam as empresas e de que há uma estreita relação entre qualidade de pessoas, qualidade de lideranças e qualidade dos resultados.

Os Indicadores de RH são uma grande ferramenta para mensurar essa relação entre pessoas e resultados dos investimentos em gestão de pessoas dentro das empresas.

Para um resultado efetivo desses indicadores é necessário que a criação dos mesmos seja feita com fontes de dados confiáveis, a sistematização seja periódica e a utilização desses dados em decisões gerenciais seja adequada, fazendo parte do planejamento estratégico da empresa. 

O objetivo dos indicadores é tornar conhecida a situação atual da empresa, colaborar para a definição de uma meta futura e avaliar os resultados em uma situação oportuna em comparação com a meta estabelecida.

A empresa que for capaz de conhecer e medir o seu próprio desempenho, comparando resultados e identificando melhorias, pode avançar no seu valor agregado.

O trabalho fundamental da área de RH é, juntamente com a equipe diretiva da empresa, descobrir a real causa do problema diagnosticado através dos indicadores, pois esses não dizem por si só o que deve ser feito para se alcançar a meta, mas norteiam as decisões a serem tomadas.

Existe uma quantidade enorme de indicadores que podem ser utilizados pela área de RH, além da possibilidade da customização de indicadores para necessidades específicas das empresas. Entre os dados mais utilizados na construção de indicadores estão: Eficácia e clima organizacional, estrutura de RH, remuneração, benefícios, absenteísmo e rotatividade, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, saúde ocupacional, relações trabalhistas, folha de pagamento, faturamento, despesas, lucro, Balanced Scored Card e Performance Management.

 

Página ABRH-SP Campinas – 03 de novembro

{module compartilhar}

CIEE exibe documentário sobre o Brasil

O Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE), com apoio da ABRH-SP Campinas exibe na próxima quarta-feira, 13/11, o documentário “Orgulho de ser Brasileiro”, do jornalista Adalberto Piotto. A sessão é gratuita e começa às 19 horas, no auditório da IBE-FGV de Campinas.

O documentário questiona o Brasil, sua cultura e o atual momento do país, dividindo argumentações com figuras importantes como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, entre outros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone

(19) 3705-1508/ 1536 ou pelo e-mail: [email protected]


Página ABRH-SP Campinas – 03 de novembro

{module compartilhar}

Multiplicando campeões em Campinas

A Regional Campinas da ABRH-SP promove no dia 21 de novembro (no Teatro Amil – Shopping Dom Pedro, das 18h30 às 21h30, na cidade de Campinas) mais uma edição do evento de confraternização que une gestores, profissionais de RH, empresários, advogados de empresas e autoridades locais. Com o tema Multiplicando Campeões, o evento terá a apresentação especial do grupo de teatro Toque de Areia.

Informações e inscrições: [email protected]

Página ABRH-SP – 3 de novembro

{module compartilhar}

PESQUISAS & TENDÊNCIAS – Estudo sobre os temas prioritários da gestão de pessoas

Nesta quinta, os associados da ABRH-SP poderão conhecer os resultados da Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas, que serão apresentados das 9 às 11 horas, na sede da entidade, por José Antônio Silva e Kátia Moreno, respectivamente gerente de Negócios e gerente de Projetos da ISK Consultoria Organizacional.

Feita pela ISK em parceria com a Fênix Editora, a pesquisa levantou as expectativas dos gestores de pessoas em relação ao novo cenário da área no que tange às atividades, responsabilidades, carreiras, competências e perfil dos profissionais, bem como as dificuldades na implantação dos temas prioritários em 2013 e as perspectivas para 2014. Dentre os temas abordados, estão geração de negócios e escassez de talentos.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou [email protected]

Página ABRH-SP – 3 de novembro

{module compartilhar}

ESPAÇO DA FÊNIX – Mais um Top of Mind Estadão de RH para ficar na história

No dia 16 de outubro último, durante a entrega do Top of Mind Estadão de RH, o mercado de Recursos Humanos conheceu as empresas, os profissionais e as práticas de gestão de pessoas mais lembrados por suas atuações nos diversos subsistemas que compõem a área.

O prêmio, chamado por muitos como o “Oscar do RH”, foi celebrado na casa de eventos HSBC Brasil, em São Paulo, e contou com a participação de 1.100 pessoas, entre indicados, personalidades e representantes de empresas ligadas ao Top e de entidades do setor.

Para a vice-presidente da ABRH-Nacional, Elaine Saad, o Top vem construindo uma jornada muito bacana de reconhecimento das pessoas de RH. “Ele é de uma importância vital para o mercado de Recursos Humanos, pois celebra as pessoas. E o prêmio faz com que a gente possa também estar junto, encontrar a comunidade e premiar aqueles que estão fazendo um bom trabalho”, diz.

Já para o presidente da ABRH-SP, Almiro dos Reis Neto, o Top distingue as pessoas que trazem bons resultados, desempenho e produtividade. Questionado sobre como os profissionais de RH conseguem se destacar diante de tantos outros no mercado, ele acredita que isso se faz com um bom trabalho, presença na mídia e em eventos, bons relacionamentos e filiação a associações.

A partir de 2014, numa decisão conjunta entre a Fênix Editora e o jornal O Estado de S. Paulo, o prêmio voltará a se chamar Top of Mind de RH.

Página ABRH-SP – 3 de novembro

{module compartilhar}

TEMAS EM DEBATE – A sempre polêmica terceirização

Muito embora 14,2 milhões de trabalhadores brasileiros sejam terceirizados, ainda não há uma regulamentação para a atividade no país, o que gera insegurança jurídica entre as partes envolvidas. Polêmica, a questão foi tema do debate realizado na última quinta na ABRH-SP.

Falaram para uma plateia lotada o advogado José Eduardo Pastore, assessor jurídico da Fiesp; Vander Morales, presidente do Sindeprestem, sindicato que representa as empresas de prestação de serviços a terceiros; Wolnei Tadeu Ferreira, diretor Jurídico da ABRH-Nacional; e Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações do Trabalho da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Diretor Jurídico da ABRH-SP e coordenador do Corhale (Comitê RH de Apoio Legislativo), grupo que promoveu o evento em parceria com a ABRH-SP, Carlos Silva foi o âncora do debate.

Ao fazer a análise sociopolítica do tema, Pastore enfatizou que o estigma da precarização do trabalho e a discussão em torno da possibilidade ou não de terceirizar a atividade fim são os fatores que mais atrapalham a regulamentação. Já Morales apontou que, além dos quase 15 milhões de trabalhadores terceirizados, existem ainda 13 milhões de trabalhadores de outros serviços não considerados terceirizados que podem se encaixar nessa categoria, como contabilidade, turismo, advocacia, TI, escolas particulares, entre outros.

Depois de resumir o histórico da terceirização no Brasil, Ferreira falou dos cuidados que as empresas devem ter ao optar pela terceirização, principalmente, acompanhar, monitorar e auditar o cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e acessórias das contratadas para prestar o serviço. Apostólico, por fim, defendeu que a terceirização é um contrato civil entre duas empresas, não uma questão trabalhista ou um problema da Justiça do Trabalho: “As empresas tinham de ter o direito de escolher o que fazer, o que inclui até terceirizar a atividade fim”, polemizou.

Página ABRH-SP – 3 de novembro

{module compartilhar}

INSTITUCIONAL – ABRH-SP comemora o sucesso do evento de integração com novos associados

Realizada na última terça, a primeira Noite de Integração com Novos Associados da ABRH-SP reuniu mais de 80 pessoas, entre associados Pessoa Física e Jurídica, no Espaço da Admix, em São Paulo. Iniciativa da diretoria comercial da entidade paulista, o evento contou com o patrocínio das empresas Admix, Alelo, Chubb Seguros e Grupo Meta RH.

Para a diretora comercial da ABRH-SP, Edna Vasselo Goldoni, foi uma noite bem agradável para todos. “Atingimos o objetivo do evento, que era proporcionar uma noite de integração em que os associados pudessem conhecer a diretoria atual da ABRH-SP e suas propostas de gestão, e fazerem network. Também conseguimos mostrar o quanto a nova diretoria quer estar mais próxima dos seus associados”, avaliou Edna.

Em um breve discurso, o presidente da ABRH-SP, Almiro dos Reis Neto, agradeceu a presença de todos e o apoio dos patrocinadores ao novo formato de evento. Ele lembrou que, durante muito tempo, a entidade teve um padrão de número de associados que não passava de 500. De uns anos para cá, porém, tem sido feito um esforço grande para ampliar esse número, que já chega a 4 mil contando com os até dez usuários inscritos por cada uma das empresas associadas.

“Quando assumimos em janeiro deste ano, estabelecemos a meta de crescer 30% nos três próximos anos. Já alcançamos quase 20% em 2013. A ABRH-SP está com o prestígio em alta por causa do que vem acontecendo nos últimos anos e pelo trabalho realizado pela diretoria atual”, concluiu o presidente.

No próximo ano, a diretoria tem a proposta de realizar mais eventos para facilitar o networking e a integração entre seus associados.

Página ABRH-SP – 3 de novembro

{module compartilhar}

Minha história no RH com Vania Costa

Iniciei minha carreira profissional em administração de pessoal, responsável pela folha de pagamento e benefícios, sou graduada em ciências administrativas na PUC-Campinas o que me ajudou no desenvolvimento nas organizações. Com a bagagem sendo adquirida fui me aperfeiçoando e se tornando uma profissional com mais experiência, maturidade e com perfil de liderança. 

O meu grande desafio foi em uma multinacional em que fui convidada a implantar o RH estratégico, saindo integralmente da área operacional. Foi quando comecei a pensar fora da caixa, conhecendo as estratégias da empresa, e a desenvolver projetos para desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. 

A missão passou a ser: contratar, desenvolver e reter os talentos da empresa, e para ajudar no cumprimento dessa missão, busquei mais conhecimento na pós-graduação de Gestão de Pessoas no INPG, onde fiz muito benchmarking e aumentei meu network. 

Nossa primeira tarefa foi a implantação de cargos e salários, um projeto completo desde a descrição de cargos até a política salarial e, a partir desse grande sucesso, o RH começou a ser visto com outros olhos, a fazer parte do planejamento estratégico. Iniciamos, então outros projetos como: pesquisa de clima, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, qualidade de vida, responsabilidade social, indicadores, procedimentos e formulários para certificação das auditorias. 

Desde então, a expertise foi aumentando e fui agregando meus conhecimentos, aprendendo e adquirindo maturidade profissional. 

Atualmente sou gerente de RH de uma organização que esta há 30 anos no mercado e sente a necessidade de crescimento, estratégias, capacitação do potencial humano e retenção dos talentos. Sou apaixonada e me identifico muito com essa área, e quero fortalecer o meu knowhow, fazer a diferença, agregar e trazer ótimos resultados nas empresas.

 

Página ABRH-SP Campinas – 27 de outubro

{module compartilhar}

Grupo de Estudos Vendas Corporativas

Preocupadas com a confiança do mercado e a satisfação dos seus clientes, empresas do segmento corporativo estão investindo, cada vez mais, na transformação dos seus vendedores em verdadeiros profissionais de vendas. 

Enquanto o vendedor sustenta as suas “argumentações nas vantagens do produto” para convencer, a qualquer custo, o potencial cliente, o profissional de vendas “esforça-se na busca pelo entendimento e satisfação das suas necessidades”. 

Podemos dizer que o profissional de vendas é aquele que se interessa pela “dor” do cliente. Ele não quer ser um vendedor e sim, um aliviador. 

O seu diferencial está na sua capacidade de, junto com o cliente, compreender a dimensão do problema, reverter perdas em ganhos, mas, sobretudo, construir credibilidade e reputação. 

Para estudar o que diferencia o profissional de vendas dos demais, nasceu, em 2012, o Grupo de Estudos Vendas Corporativas da ABRH-SP Campinas. 

Desde então, nos reunimos mensalmente para refletir e compreender o que faz um profissional de vendas para identificar e satisfazer as necessidades dos clientes, como converte o seu produto em soluções, mas, sobretudo, como se comporta para conduzir o cliente a refletir e declarar os seus problemas sem interrompê-lo. 

Nosso Grupo de Estudos se propõe a refletir sobre a diferença entre “vender produto” e “vender soluções”. É a possibilidade de compreender as diferenças entre os segmentos que exigem preços, daqueles que necessitam de ganhos em relação à satisfação de suas necessidades. 

Neste ano, incluímos o módulo “Confiança” em nossos estudos, baseado no livro “A velocidade da confiança” do autor, Stephen M.R. Covey. 

Os estudos são compartilhados pelos próprios participantes, que, organizados em subgrupos, estudam e dividem os conceitos com o grupo, que, ao mesmo tempo, relaciona com as experiências do dia a dia. O diferencial está nas conclusões em grupo, o que fortalece a motivação e o entusiasmo de todos.

 

Página ABRH-SP Campinas – 27 de outubro

{module compartilhar}

Bauru recebeu o ABRH na Praça

Cerca de duas mil pessoas passaram pelo ABRH na Praça realizado em Bauru, no último dia 18/10. O evento organizado pela Regional Bauru da ABRH-SP é a principal iniciativa de cidadania e responsabilidade social da ABRH-Nacional em todo o país e teve sua sétima edição promovida simultaneamente em onze cidades do Brasil. 

Ao longo de todo o dia e em tendas montadas no local, os moradores da cidade tiveram acesso a serviços de orientação profissional e de carreira; análise e cadastro de currículos; oportunidades no mercado de trabalho; informações sobre saúde bucal e qualidade de vida e serviços do Poupatempo. 

Para o presidente da ABRH-SP, Almiro dos Reis Neto, eventos como este proporcionam a ampliação da representatividade da entidade no interior do Estado. Ele destacou ainda o comprometimento da Regional, por meio de seus diretores, de levar os serviços à população local. 

O ABRH na Praça em Bauru contou com o patrocínio do CIEE e o apoio da SERT – Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho de São Paulo, da Prefeitura de Bauru, do Sistema S (Senac, Sesi, Senai, Sest/Senat), Jornal da Cidade, da Gente Mais – Consultoria e Treinamento, da Uniodonto, Revista Atenção e CTO Publicidade.

 

Página ABRH-SP Campinas – 27 de outubro

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!