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Reforma sindical e Lei da Liberdade Econômica

Pluralidade sindical versus unicidade sindical, consequências da reforma sindical para empregados e empregadores, o novo sindicalismo e o novo direito sindical e coletivo do trabalho são alguns dos temas que estarão em debate no evento Reforma Sindical – O que vai mudar?, que o CORHALE realiza nesta quarta, das 8h30 às 12h30, na sede da ABRH-SP.

Coordenador do CORHALE e diretor Jurídico da ABRH-SP, Carlos Silva será o mediador do debate, que terá as participações de Eduardo Pastore, advogado trabalhista e consultor na área das Relações do Trabalho da Fecomércio/SP; Fabiano Zavanella, sócio do escritório Rocha, Calderon e Advogados Associados e membro da Comissão Especial de Direito do Trabalho da OAB SP; e Mário Bittencourt, ex-executivo de empresas como Brastemp, Indústrias Monsanto, Arteb e Ford Brasil, atualmente sócio-diretor da BBCA.

Já a Nova Lei da Liberdade Econômica e os Impactos no Cenário Trabalhista será o tema do +Café & +Gestão que a Regional Metropolitana Oeste realiza em 29 de novembro, das 8h às 10h30, no WeWork (Alameda Mamoré, 687), em Alphaville, com o palestrante Luiz Eduardo Amaral de Mendonça, mestre e especialista em Direito do Trabalho, que atua com foco no Contencioso e Consultivo Trabalhista, Direito Previdenciário e Lei de Cotas.

“Vamos falar sobre a nova lei e o que muda nas organizações a partir de agora, além das transformações que podem ocorrer no cenário trabalhista e como as empresas devem se preparar para elas”, antecipa Luiz Eduardo.

Inscrições: https://abrhsp.org.br/eventos

Fonte: O Estado de São Paulo, 10 de Novembro de 2019.

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Desafio de desenvolver talentos para um ambiente digitalizado e diverso

A seção RH Digital dá espaço para executivos de Recursos Humanos e gestores de pessoas falarem sobre o tema da Transformação Digital, um dos pilares da diretoria executiva da ABRH-SP. A entrevistada desta semana é a diretora de RH da MetLife, Daniela Dall’Acqua. Leia a seguir:

GESTÃO DE PESSOAS – Como a Transformação Digital tem mudado o RH de sua empresa?

DANIELA DALL’ACQUA – A Transformação Digital mudou as operações de RH em si, tornando os processos mais práticos e ágeis. Por exemplo, a maior parte do processo de recrutamento e entrevistas hoje é feito virtualmente, por meio de plataformas e vídeos, e as atividades mais operacionais como processos de Benefícios e Folha de Pagamento já são totalmente digitais, permitindo o autosserviço e aumentando a eficiência e a satisfação dos funcionários. A gestão de dados ficou muito mais complexa e, por outro lado, o acompanhamento das métricas ficou em tempo real. Mas a principal mudança não foi na área de Operações, mas, sim, na atuação estratégica de RH. A Transformação Digital alterou a economia e nosso negócio como um todo: impactou nossos produtos, serviços e também a forma de trabalhar; por exemplo, o trabalho virtual é algo rotineiro na MetLife há anos. O maior desafio do RH na Transformação Digital é desenvolver talentos que se sintam confortáveis em um ambiente bastante digitalizado e diverso, e aptos para liderar nosso constante processo de inovação.

GP – Na sua opinião, o que pode ser feito para preparar os trabalhadores para os impactos dessa Transformação Digital nos seus empregos e carreiras, evitando ampliar os índices de desemprego do país?
DD – A Transformação Digital não necessariamente implica a redução de força de trabalho, muito pelo contrário. Empresas criadas na Transformação Digital trouxeram novas formas de trabalho e de geração de renda que não existiam até então. Em 2019, a MetLife completou 20 anos no Brasil e, nesse tempo, aumentou exponencialmente a digitalização dos processos e também o número de funcionários e parceiros. A Transformação Digital libera os funcionários das atividades mais operacionais e burocráticas para assumir posições mais complexas e analíticas, que pedem novas competências. Um exemplo prático de Transformação Digital em Recursos Humanos na MetLife são os treinamentos em várias línguas e em diversos assuntos em plataformas on-line – muito além do conteúdo técnico, demonstra também uma mudança cultural, pois estão disponíveis para todos os funcionários e parceiros, independentemente do nível hierárquico, que podem estudar durante o horário de trabalho, como acharem mais conveniente, e usando metodologias de gamification para torná-los mais interessantes. Todos nós precisamos estar o mais preparados possível para mudanças, seja a Transformação Digital ou algo novo que o futuro com certeza irá trazer. Em resumo, o papel do RH neste momento de transformação é apoiar o negócio e os colaboradores no desenvolvimento de novas competências, incentivar a tolerância e diversidade de pensamentos, e criar um ambiente bastante aberto e pouco hierárquico para que todos possam colaborar com ideias inovadoras de forma ágil.

Fonte: O Estado de São Paulo, 10 de Novembro de 2019.

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Divulgação de conhecimento e atualização para o RH

Desde que foram criados em 2007, os Grupos de Estudos se tornaram uma das iniciativas mais bem-sucedidas da história da ABRH-SP. Promovidos inicialmente na sede da Associação, com o tempo passaram a ser realizados também pelas Regionais com o mesmo sucesso. Neste ano, por exemplo, foram organizados mais de 40 grupos em todo o estado de São Paulo – vale lembrar que eles são frequentados exclusivamente por associados.

“O objetivo dos grupos”, explica a diretora da atividade na capital, Yara Leal de Carvalho, “é apoiar a divulgação de conhecimento e atualização dos profissionais de Recursos Humanos para que eles possam fazer frente aos novos tempos e ao futuro do mercado de trabalho. Neste ano, na cidade de São Paulo, foram oferecidos 18 temas variados, que beneficiaram mais de 300   profissionais da área”.

Comunicação Não Violenta, Business Partner RH & Analytics, Educação Corporativa 4.0, Neurociência na Resiliência, Coaching de Equipe, Gestão de Conflitos, Liderança Espiritualizada e Mercado de Trabalho do Futuro foram alguns dos temas estudados pelos grupos que se reuniram na sede.

“Nas Regionais há uma clara percepção do interesse crescente pela atividade, e os atuais e diversos temas têm sido um atrativo para a participação de associados e também de novos associados interessados”, comenta Fátima Farias, diretora dos grupos das Regionais.

Segundo Yara, foi realizada uma pesquisa com os associados da ABRH-SP para saber quais são os temas de interesse. “Com base nos resultados, muita novidade boa vem por aí!”, garante. “No ano que vem, queremos ampliar as conexões e participações motivadas por temas sugeridos na pesquisa, objetivando diversificar e ampliar a aprendizagem coletiva através de novas práticas e da ampliação de conteúdos e conceitos discutidos”, completa Fátima.

Em fevereiro do ano que vem, a ABRH-SP realizará o evento de abertura dos novos grupos. “Além da apresentação dos temas de estudos, vamos proporcionar uma experiência incrível para quem estiver com a gente”, antecipa Yara.

Fonte: O Estado de São Paulo, 10 de Novembro de 2019.

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Dinâmicas Humanas: “Compreendendo as diferenças para fortalecer as relações”

Dia: 01 de Outubro de 2019 Horário: das 09h às 13h Local: Sede da ABRH-SP – Av. Luiz Carlos Berrini, 1297 Cj92 Investimento:
Associados R$ 390,00
Não associados R$ 690,00
Inscrições: eventos@abrhsp.org.br Objetivos: Nesse workshop os participantes serão convidados a estudar o conceito das Dinâmicas Humanas, através da compreensão das diferentes formas pelas quais processamos as informações, aprendemos, nos comunicamos, nos relacionamos e nos desenvolvemos como pessoas. Serão exploradas as possibilidades práticas, com vivenciais e troca de experiências para que se obtenha maior produtividade e desenvolvimento de equipes. Conteúdo do Workshop:
  1. Reconhecer o jeito de ser e de funcionar de cada um e as características que se destacam de cada dinâmica
  2. Aprender o estilo de ser das outras pessoas e as diferenças de como reagem as mesmas situações e desafios do dia a dia
  3. Entender quais as forças de liderança de cada dinâmica
Sobre as Facilitadoras: Mariane Ortiz Coach Executiva, nivel PCC, com especialização no atendimento à executivos e profissionais liberais. Grande experiência de mercado através dos mais de 25 anos de atuação como alta executiva.
  Lucila Marques Há 5 anos trabalha com Processos de Coaching e Treinamentos Comportamentais. Experiência de mais de 28 anos no mundo corporativo como executiva de MKT.     Dúvidas e Informações: eventos@abrhsp.org.br ou (11) 5505-0545
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Comunicação Criativa: Aonde a Criatividade e a Consciência se Encontram

Dia: 24 de Outubro de 2019

Horário: das 09h às 16h (com pausa de uma hora para almoço)

Local: Sede da ABRH-SP – Av. Luiz Carlos Berrini, 1297 Cj92

Investimento:

Associados R$ 390,00
Não associados R$ 690,00

Inscrições: eventos@abrhsp.org.br

Objetivos:

Nesse workshop você compreenderá a visão simples e poderosa da Comunicação Não Violenta, que tem como uma das premissas principais, nos reconectar com o nosso lado mais humano, através de uma comunicação inclusiva, empática e profundamente conectada com o que realmente importa. Você terá a oportunidade de fazer um mergulho interno, de se expressar de um jeito que estimule a conexão com outras pessoas e assim viver uma vida de maior plenitude e paz.

Sobre a Facilitadora:

Sabrina Mello – Especialista em Comunicação

Fonoaudióloga pela PUC Campinas, Mestre em Ciências pela USP, Formação internacional pelo instituto Marshall Rosemberb em Comunicação Não Violenta no Colorado e Fellow em comunicação pela University of Los Angeles UCLA.

Dúvidas ou informações: (11) 5505 0545 ou eventos@abrhsp.org.br

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Agile Mindset e Spotify Model

Dia: 08 de Novembro de 2019 (Sexta-Feira)

Horário: das 16h30 às 20h30

Local: Sede da ABRH-SP – Av. Luiz Carlos Berrini, 1297 Cj92

Investimento:

AssociadosR$ 390,00
Não associadosR$ 690,00

Inscrições: eventos@abrhsp.org.br

Objetivos:
Enteder os valores e princípios de agilidade, deixando claro que a agilidade não só se aplica ao desenvolvimento de software, mas também como uma solução de sobrevivência para muitas empresas num ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA). Além disso, apresenta o modelo de agilidade adotado pela empresa Spotify que consolidou no mercado termos como: “Squads”, “Tribes”, “Chapters” e “Guilds”.

Conteúdo:
Apresentações, paradigma de ontem e hoje, Agile Manifesto, o que de fato significa Agile, valores e princípios ágeis, introdução ao Scrum e a outras metodologias existentes. Spotify Model – estrutura e criação.

Público alvo:
Pessoas que queiram entender como “ser” ágil é bem mais poderoso do que “fazer” ágil. Seja você um Analista Financeiro, de RH, de Sistemas, Gerente de Pessoas, de Projetos, poderá se beneficiar com os ensinamentos deste workshop para fazer a diferença e passar a ser um protagonista na era digital da sua organização.

Sobre o Facilitador:

Fernando Ruano

Enterprise Agile Coach na IBM, profissional com mais de 18 anos de experiência em Consultoria de TI, Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos e Agile Ways of Working. Pós-graduado em Engenharia de Sistemas, certificado como Agile Coach pela IBM Agile Academy e pela ICAgile (ICP-ACC), Scrum Alliance – Certified Scrum Master (CSM), Scrum Institute – Scrum Product Owner (SPO), Lean-Kanban University – Certified Kanban Management Professional (KMP) e pela Scaled Agile – Certified SAFe 4 Agilist (SA).

Dúvidas ou informações: (11) 5505 0545 ou eventos@abrhsp.org.br

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E-Social e Reforma trabalhista (Noroeste Paulista)

Facilitado por Maria da Glória Spaziani Rinaldi Gasparini

Debater e trocar experiências sobre determinados itens da reforma trabalhista e eSocial, tendo em vista que os profissionais de RH possuem dúvidas e insegurança na aplicação. Os assuntos reforma trabalhista e eSocial se integram e para que as organizações transmitam as informações com qualidade, os profissionais que atuam na área devem conhecer e relacionar os referidos assuntos.

Início: 26 de Abril

Horário: 18h30 às 21h30

Local: SENAC (Rua Episcopal, 700 – São Carlos)

Calendário Completo:

26/abr31/mai28/jun26/jul30/ago27/set25/out29/nov

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Gestão de Pessoas (Noroeste Paulista)

Facilitado por Vanessa Barioni Vasconcelos Gomes

O objetivo do grupo é debater e trocar experiências sobre Gestão de Pessoas utilizando como metodologia o Coaching e a Andragogia para facilitar a construção de conhecimentos por parte do grupo.

Início: 24 de Abril

Horário: 18h30 ás 21h30

Local: Auditório Tríade São Carlos – Torre Londres

Calendário Completo:

24/abr29/mai26/jun31/jul28/ago25/set30/out27/nov

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E-social: Legislação, Conceitos e Eventos (Noroeste Paulista)

Facilitado por Roberta Assis

O objetivo do grupo é discutir e trocar experiências sobre os conceitos, a geração de informações e a legislação do e-social. Abordar situações do dia a dia, dúvidas e dificuldades dos articipantes de forma prática.

Início: 20 de Maio

Horário: 18h30 ás 21h30

Local: Centro Universitário Moura Lacerda – Unidade I (R. Padre Euclides, 995 – Campos Elísios)

Calendário Completo:

20/mai 17/jun 15/jul 12/ago 16/set 14/out 11/nov

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Competências Fundamentais: preparando o Profissional de RH para os desafios de um mundo em transformação – I (Noroeste Paulista)

Facilitado por Débora Falsarella, Fabiane Assumpção e convidados

O objetivo do grupo é trazer conceitos, ferramentas e práticas das principais áreas de gestão de pessoas, para promover uma visão generalista e, ao mesmo tempo, de vanguarda ao profissional de RH, capacitando-o a atender as demandas atuais e futuras de um mundo em constante transformação. O grupo terá duração de 2 anos e abordará tanto metodologias tradicionais como também as inovadoras de gestão.

Início: 22 de Maio

Horário: 18h30 ás 21h30

Local: Centro Universitário Moura Lacerda – Unidade I (R. Padre Euclides, 995 – Campos Elísios)

Calendário Completo:

22/mai 19/jun 24/jul 21/ago 25/set 23/out 20/nov

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O Profissional do Futuro – Habilidades e Competências para a Carreira Hoje (Regional Baixada Santista)

Facilitado por Lucia Helena Cordeiro e Maria Cristina Collaço

O objetivo do grupo é compartilhar e desenvolver juntamente com os participantes, as competências técnicas e comportamentais dos profissionais que atuam num mercado competitivo, de inúmeras inovações tecnológicas e redes de informação em um mundo corporativo complexo, desafiador e ágil.

Adotaremos metodologia de pre work com total envolvimento dos participantes e Facilitadores, proporcionando reflexão e prática dos conteúdos propostos, identificados pelo Grupo.

Início: 20 de Março

Horário: 19h às 21h

Local: Vistamar  Premium Offices – Rua Alexandre Herculano, 197 – Mezanino 1º andar – Gonzaga – Santos

Calendário Completo:

20/mar 17/abr 15/mai 19/jun 17/jul 21/ago 18/set 16/out 21/nov

Sorocaba – Grupos

Clique e conheça abaixo os temas dos grupos de estudos de 2019 da ABRH-SP Regional Sorocaba (CLIQUE AQUI e inscreva)

Grupos Matutinos (8h30 às 10h30):
  1. Tendências de Mercado e Carreira
Grupos Noturnos (18h30 às 20h30):
  1. Business Partner: Consultoria Interna de RH
  2. Contoterapia
  3. Felicidade
  4. Inteligência Emocional
  5. Liderança Humanizada
  6. Neurociência
  7. Saúde mental nas organizações
Como participar?
  • Estar ciente de que deverá cumprir com pelo menos 65% de participação para receber o certificado e ter a chance de publicar o artigo ao final do ano
  • Sugerimos inscrições em até dois grupos.
  • CLIQUE AQUI para fazer a sua inscrição.
  • Você deve receber uma confirmação por e-mail com a agenda completa do seu grupo.
Os grupos desenvolvem:
  • Análise crítica e produção criativa sobre áreas e temas vinculados à gestão de pessoas;
  • Debate sobre o que há de mais avançado na área de recursos humanos;
  • Troca de experiências entre profissionais de recursos humanos de diferentes setores;
ASSOCIE-SE  e faça parte de um dos maiores canais de comunicação entre a ABRH-SP e seus associados.
Atenção! A ABRH-SP pode cancelar os grupos que tiverem um número inferior a 10 inscritos.Os participantes dos Grupos de Estudos podem elaborar um artigo* que será avaliado pela diretoria responsável. Se aprovado, este artigo pode ser publicado em nossa página no jornal O Estado de São Paulo

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

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