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INSTITUCIONAL: Aproveite as vantagens de se associar à ABRH-SP

O desconto de 40% nas inscrições do CONARH é apenas uma das vantagens que os profissionais que atuam na área de RH e gestores de pessoas têm ao se associarem à ABRH-SP. Além da ampla possibilidade de networking, os associados passam a ter:

 

– Participação gratuita nos eventos promovidos pela ABRH-SP e suas Regionais;

– Descontos em cursos e congressos da ABRH em todo o país;

– Possibilidade de participação nos Grupos de Estudos organizados na sede e nas Regionais;

– Até 20% de desconto em cursos, seminários e workshops realizados por parceiros e apoiados pela ABRH-SP;

– 15% de desconto nos cursos abertos de RH e 10% nos MBAs oferecidos pela Integração Escola de Negócios; 5% de desconto no curso MBA-RH da FIA-USP; 15% de desconto nos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela FGV em Campinas, Jundiaí e Limeira;

– Assinaturas gratuitas de revistas especializadas na área e descontos na compra de livros.

 

Confira os outros benefícios no site www.abrhsp.org.br ou ligue (11) 5505-0545

Fonte: O Estado de São Paulo – 22 de junho de 2014

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CONGRESSO: Dia a dia, os destaques da programação do 40º CONARH

De 18 a 21 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista, especialistas internacionais em gestão do capital humano, CEOs de empresas, executivos de Recursos Humanos e pensadores estarão reunidos para participar, como conferencistas, do 40º CONARH ABRH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas.

 

O evento, realizado pela ABRH-Nacional com a copromoção da ABRH-SP, comemora sua 40ª edição neste ano com uma programação especial, montada a partir do tema central RH Urgente! Ousar, Inovar e Performar. A agenda completa está disponível no site www.conarh.com.br. Veja, a seguir, alguns dos destaques do congresso:

 

 

Dia 18 de agosto

10h10 – Coaching nos países da América Latina será o tema do Fórum ABRH Latino-Americano, que reunirá Jeannette Karamañites, presidente da Fidagh – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana, Jorge Jauregui, secretário geral da WFPMA – World Federation of People Management Associations, e Cassio Mattos, vice-presidente Financeiro da ABRH-Nacional.

 

16h – A palestra magna RH Urgente! Ousar, Inovar e Performar – mesmo tema do CONARH 2014 – reunirá o holandês Pieter Haen, presidente da WFPMA – World Federation of People Management Associations, Filippo Abramo, presidente da AIDP – Associazione Italiana per la Direzione del Personale, e Bernardo Gradin, presidente da GranBio, além de Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional, como mediadora.

 

Dia 19 de agosto

10h20 – Ann Lee, autoridade internacional em relações econômicas da China e professora adjunta de Economia e Finanças da New York

University, estará na palestra magna O Eclipse da Globalização: Oportunidades e desafios para o Brasil e a China no cenário mundial. Com ela no palco, o brasileiro Marcos Troyjo, diretor do BricLab da Universidade Columbia (EUA), especialista em países emergentes.

 

14h55 – Capitalismo consciente será o tema da palestra simultânea com a participação de José Luiz Weiss, diretor de RH para América Latina da Syngenta, e Marcos Antonio Ribeiro, presidente executivo da Jacto – Divisão Unipac, além de Sofia Esteves, presidente do Grupo DMRH, como moderadora.

16h25 – Diretor de RH e Sustentabilidade da Copersucar, André Camargo falará sobre os valores que aparecem em momentos de crise em mais uma palestra simultânea.

 

Dia 20 de agosto

8h30 – Desenhos de processos centrados nas pessoas será o assunto da simultânea com Thierry Guillot, diretor geral do Grand Hyatt São Paulo.

18h10 Paulo Miri, vice-presidente de RH, Comunicação Corporativa e BSP (Business Process Excellence) da Whirlpool Latin America, e Joel Dutra, professor livre-docente da FEA-USP, debatem um novo olhar estratégico nas práticas de Recursos Humanos.

 

Dia 21 de agosto

9h30 – A jornalista Paula Mageste é a moderadora do debate A mulher, o tempo e as escolhas entre Maria Eduarda Kertész, presidente da Johnson & Johnson Consumo Brasil, e Claudia Sender, presidente da TAM Linhas Aéreas

16h15 – Trazido pela ABRH a partir de uma parceria com a HSM, o norte-americano David Ulrich é o destaque internacional do último dia. Professor de Negócios da Ross School of Business da Universidade de Michigan e sócio-fundador do RBL Group, Ulrich é considerado uma das maiores autoridades mundiais em gestão de pessoas. Por meio de seu trabalho, ele ajuda empresas e líderes a criarem valor por meio da gestão eficaz.

Mais informações e inscrições: www.conarh.com.br


Fonte: O Estado de São Paulo – 22 de junho de 2014

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Conhecimento faz toda diferença

Gerente regional da ABRH-SP diz que os profissionais estão cada vez mais preocupados com sua formação desde o início da carreira e não param de aprender

O mercado de cursos de especialização, mestrado e doutorado tem aumentando oferta e a procura na opinião da gerente relacionamento com as regionais, Roberta Nunes Barbosa, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), sediada em Campinas. “Isso é um excelente sinal”, diz. Na visão dela o mercado de trabalho da Região Metropolitana de Campinas (RMC) cresceu quantitativamente e qualitativamente.

Roberta acredita que uma especialização significa qualificação e pode ser muito importante para empregabilidade do profissional, mas frisa: “não é garantia de emprego”. De acordo com ela, “a qualificação tem que estar diretamente relacionada aos resultados que o indivíduo que a possui vai imprimir para o negócio da empresa, ela não significa aumento imediato”, pondera.

A gerente regional da ABRH-SP ressalta que os valores de cada profissional devem estar alinhados aos da empresa, seus planos de desenvolvimento pessoal e de carreira devem estar em sintonia com a estratégia do negócio e suas competências devem ser fatores de sustentabilidade dessa organização.

Nesta entrevista, Roberta aborda questões relacionadas à especialização e seus reflexos no mercado de trabalho.

Agência Anhanguera – Como está o mercado regional do ponto de vista da qualificação dos profissionais. Houve alguma melhora nos últimos anos, ou seja, os profissionais estão buscando mais qualificação por meio de cursos de especialização, mestrado ou doutorado ainda que já estejam empregados mas com medo de perder o emprego para um mais preparado?

Roberta Nunes Barbosa – O Mercado regional cresceu muito qualitativamente e quantitativamente. Os profissionais estão cada vez mais antenados, preocupados com sua formação desde o início da carreira e não param, pois entendem que o conhecimento e a especialização podem ser a diferença para ele no mercado de trabalho e nas ações dentro das organizações onde trabalham. O mercado de cursos de especialização, mestrado e doutorado tem aumentado a oferta e a procura e isso é um excelente sinal. O medo de perder o emprego, pode até existir, mas existe também o interesse em se desenvolver e em se diferenciar no mercado. Fatores motivadores podem ser: o interesse em crescer na carreira, o querer aprender e se desenvolver e a busca por trabalhos e desafios excitantes que possam trazer benefícios justos.

Em quais setores do mercado de trabalho essa necessidade de qualificação ocorre mais?

Os setores que demandam tecnologia como indústrias eletrônica, farmacêutica, alimento e automobilística são bem fortes na demanda por profissionais qualificados, mas na realidade todos os setores necessitam de pessoas bem preparadas, não só como especialistas, mas principalmente como gestores de pessoas e liderança, pois todas elas têm pessoas para liderar. Dessa forma especializações e MBAs que oferecem em seu escopo capacitação para competências como liderança de times, capacidade de catalisar mudanças, visão estratégica, gestão de pessoas e tomada de decisões também são muito procurados, importantes e necessários em qualquer setor.

O que representa uma especialização na empregabilidade do profissional? Ela é reconhecida no mundo corporativo de imediato ou leva um tempo para que esse maior preparo se transforme em benefícios para o profissional tanto monetários como na hierarquia da empresa?

Especialização significa qualificação e pode ser muito importante para empregabilidade do profissional, mas não é garantia de emprego. Ela tem o que estar diretamente relacionada aos resultados que o indivíduo que a possui vai imprimir para o negócio da empresa, ela não significa aumento imediato. De nada adianta uma especialização em estética, se ele trabalha na indústria automobilística e, mesmo que tenha relação com o negócio, cada empresa tem seu plano de carreira e sua realidade. Para que uma especialização se transforme em benefícios monetários e/ou hierárquicos para um profissional ela precisa estar alinhada com o momento da empresa e seus objetivos. O ideal é ela fazer parte do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, que muitas empresas fazem com seus empregados para auxiliar no desenvolvimento da pessoa aliado a necessidade e estratégias organizacionais.

Existe o profissional certo para o lugar certo ou isso é mito? Como deve agir aquele profissional que se dá conta de que escolheu a profissão errada somente quando tem seu primeiro contato com a prática daquilo que aprendeu? Deve mudar imediatamente ou tentar se adaptar?

As empresas necessitam de pessoas e acredito que elas são realmente o diferencial competitivo de qualquer negócio. O mercado exige que as empresas sejam competitivas, e se uma empresa, por exemplo, necessita ser resiliente para ser ousada e muito veloz para ser competitiva, consequentemente, a demanda dessa empresa será por pessoas que possam imprimir essas características nos seus processos. Sendo assim, quando mais perto estiver aquele profissional detentor de conjunto de competências, habilidade e atitudes de acordo com o que a empresa necessita esse é o profissional certo no lugar certo. Os valores de cada profissional devem estar alinhados aos valores da empresa, seus planos de desenvolvimento pessoal e de carreira devem estar de acordo com a estratégia do negócio e suas competências devem ser fatores de sustentabilidade dessa organização. O profissional insatisfeito com sua carreira, em qualquer momento que seja, deve avaliar se o problema é da profissão que ele escolheu ou da empresa que ele está trabalhando. O trabalho e a carreira de um indivíduo devem estar de acordo com o que ele faz se sentir bem, pois só assim ele vai querer fazer o seu melhor, procurar-se desenvolver e consequentemente ter sucesso e ser reconhecido. Mudar de emprego é uma alternativa, tentar se adaptar é mais uma entre tantas que podem acontecer, mas só quem poderá escolher o que fazer é o próprio profissional. Essa questão é a muito séria e vai demandar muito autoconhecimento pois cada caso é um caso. Uma excelente opção seria a ajuda profissional de um coach de carreira para ajudá-lo a clarificar essa situação e identificar alternativas.

Planejar a carreira é importante? Deve ser feito logo de início ou em quanto tempo após o profissional ingressar no mercado de trabalho?

É muito importante e como falei anteriormente, o trabalho e a carreira de um indivíduo devem estar de acordo com o que faz ele se sentir bem. Dessa forma, quanto antes ele começar a planejá-la, melhor. No entanto, tomar decisões no início da carreira, significa decidir muito cedo (por volta dos 17 anos), uma decisão influenciada pelos pais, professores, amigos. Muitas vezes, essa trajetória que foi traçada não leva à satisfação profissional, pois não teve autoconhecimento nem maturidade suficiente. Além disso, quando começamos a trabalhar, no dia a dia, vamos amadurecendo e identificamos o que nos motiva, o que nos faz sentir desafiados e conhecemos pontos positivos e negativos da profissão escolhida e de nós mesmo. Outras vezes a pessoa é forçada a repensar sua trajetória por conta de uma questão de saúde, mudança de domicílio, desemprego, aposentadoria, enfim, é uma situação muito pessoal e a medida é muito relativa do que pode ser sua satisfação e/ou sua necessidade. O certo é que sempre é possível a mudança principalmente, se você não se sente feliz com o que faz, e a melhor forma de fazer essa mudança é se planejando.

 

FONTE: CORREIO POPULAR

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Seja sócio e aproveite as vantagens da ABRH-SP

 

 

Os associados da ABRH-SP contam com uma série de benefícios exclusivos a fim de aprimorar os conhecimentos relacionados a tendências e assuntos atuais no mundo

do trabalho e gestão de pessoas. Dentre as vantagens estão a participação gratuita em todos os eventos na sede e nas regionais, e descontos em cursos e congressos da ABRH em todo o país. Durante o 20º Encontro Regional de RH, a ABRH-SP Campinas estará com uma ação promocional para captação de novos associados. Veja os benefícios e fique sócio.

 

Benefícios

– Participação gratuita nos eventos promovidos pela ABRH-SP e suas regionais;

– 40% de desconto nas inscrições do CONARH ABRH, maior evento sobre

gestão de pessoas da América Latina;

– Possibilidade de participação nos Grupos de Estudos da sede e das Regionais.

– Até 20% de desconto em cursos, seminários e workshops realizados por

parceiros e promovidos/apoiados pela ABRH-SP.

 

Página Semanal ABRH-SP Regional Campinas – 16 de Julho

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RHs mais admirados do Brasil

Raimundo Ramos e Alessandra Ginante entre Edna Goldoni e Almiro dos Reis Neto, respectivamente diretora e presidente da ABRH-SP 

No dia 2 de junho, a Gestão RH realizou a 9ª edição da premiação Os RHs Mais Admirados do Brasil, baseada na pesquisa que valoriza a atuação dos profissionais de Recursos Humanos das principais organizações do país. Realizada em duas etapas, a pesquisa elege os 10 Mais Admirados, os Destaques Estaduais e Destaques Regionais, a Empresa Mais Admirada pelos RHs, além do RH do Ano nas categorias masculino e feminino. 

Nesta edição, a empresa mais admirada foi a BASF. Já os RHs do Ano foram Alessandra Ginante, vice-presidente de Recursos Humanos da Avon, e Raimundo Ramos, gerente executivo de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.

 

Página Semanal ABRH-SP Regional Campinas – 16 de Julho

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20º Encontro de RH pretende inspirar os líderes das organizações

‘Liderança de A a Z’ será o tema do encontro no dia 25 de junho

O presidente do Gruca Marcel E. R. Oliveira 

A liderança será o tema central dos debates do 20º Encontro de RH, a ser realizado pelo Gruca (Grupo Campinas de RH), com o apoio da ABRH-SP, no próximo dia 25 de junho. A escolha não foi por acaso, a cada ano as empresas buscam novas formas para motivar seus colaboradores e, nesse processo, um bom líder é peça-chave para engajar e transmitir a missão da organização. 

De acordo com o presidente do Gruca, Marcel E.R. de Oliveira, na vida corporativa cabe ao líder estimular a motivação da sua equipe por meio da compreensão de suas competências. “Ao comunicar seus planos e estratégias de uma maneira intensa e verdadeira, ele irá contagiar suas equipes, de forma que todos, naturalmente, terão prazer e orgulho em desenvolver suas atribuições e responsabilidades oferecendo o melhor de si. Sentirão orgulho e estarão comprometidos com tudo o que fizerem”, destaca o presidente. 

Com o tema “Liderança de A a Z”, o 20º Encontro de RH tem como proposta justamente desenvolver líderes inspiradores, capazes de transformar e engajar sua equipe.

 

20º Encontro Regional de Recursos Humanos

Tema: Liderança de A a Z

Horário: das 8h30 às 16h30

Local: Via Áppia, Campinas

Informações: [email protected] ou (19) 3887-1551

 

Página Semanal ABRH-SP Regional Campinas – 16 de Julho

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Fórum ABRH de Teletrabalho

Apesar da falta de uma legislação mais ampla, que regulamente o trabalho a distância e garanta a segurança jurídica para os empregadores, a adoção dessa modalidade de trabalho pelas empresas tem trazido ganhos de produtividade, maior satisfação dos colaboradores e redução de custos relacionada a gastos com transporte, viagens e espaço físico, além, é claro, de contribuir efetivamente para a solução dos entraves e problemas de mobilidade que atingem os grandes centros urbanos.

Essas foram as principais conclusões do I Fórum ABRH-Nacional de Teletrabalho, promovido nos dias 29 e 30 de maio, no auditório da Editora Abril, na capital paulista. Realizado pela ABRH-Nacional, o evento teve apoio da ABRH-SP e da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

O fórum contou com depoimentos de representantes de organizações (públicas e privadas) que já há algum tempo implantaram o teletrabalho. Eles apresentaram os resultados de pesquisas dando conta do elevado nível de satisfação dos colaboradores, e, adicionalmente, do aumento expressivo de produtividade. Um exemplo foi o painel de cases práticos com a participação de Silvio Paciello, diretor de RH da Cisco, e Eduardo Martins, diretor de RH no Brasil e diretor de Remuneração para América Latina da Philips.

 

FAÇA O DOWNLOAD DAS APRESENTAÇÕES DOS PALESTRANTES ABAIXO

 

Dia 29

O teletrabalho como alternativa aos problemas de mobilidade urbana
Palestrantes: Andréa Leal e Olimpio Alvares
Moderadora: Françoise Trapenard

Ferramentas tecnológicas indispensáveis para o trabalho a distância
Thiago Paretti e Sonia Boiarov (Argentina – via videoconferência)
Moderador: Tawan Pimentel

O teletrabalho e seus reflexos na empregabilidade
Patricia Gaspar e 
Jobair Ubiratan Aurélio da Silva 
Moderador: Fernando Lima

Teletrabalho – Aspectos trabalhistas e sindicais
Palestrante: Antonio Neto

Moderador: Wolnei Ferreira

 

Dia 30

A legislação atual e comparada – Visão do judiciário sobre o trabalho a distância
Palestrantes: Wolnei Ferreira e Luiz Otávio Camargo Pinto 
Moderador: Carlos Silva

Como exercer a liderança a distância
Palestrantes: Edson Mattos e Sidnei Oliveira
Moderador: Cléo Carneiro

O teletrabalho transformando a gestão de pessoas na área pública
Palestrantes: Jorge Llubere (Costa Rica – via videoconferência) e Claudia Mancebo
Moderador: Alvaro Mello

Benchmark: Saiba como foram implantados os casos bem-sucedidos
Case 1 – Cisco – Silvio Paciello
Case 2 – Philips – Eduardo Martins
Moderadora: Edna Bedani

 


 

A busca por alternativas de vida consonantes com um mundo em permanente ebulição levaram a ABRH-Nacional a criar um espaço dedicado a explorar com profundidade uma das modalidades de trabalho que estão revolucionando as relações no mundo corporativo: o I Fórum ABRH-Nacional de Teletrabalho – Trabalho a Distância e Tecnologia Inovando a Gestão de Pessoas.

Durante dois dias  – 29 e 30 de maio, no auditório da Editora Abril, na capital paulista , o público pôde assistir ao debate e fazer perguntas sobre o trabalho a distância e como ele está mudando o dia a dia dos profissionais, das empresas e da sociedade. Os principais temas debatidos foram:

  • Mobilidade urbana e sustentabilidade
  • O teletrabalho e seus reflexos na empregabilidade
  • Ferramentas tecnológicas indispensáveis para o trabalho a distância
  • Aspectos legais, trabalhistas e sindicais na implantação do teletrabalho
  • A visão do judiciário sobre o trabalho a distância
  • Como exercer a liderança a distância
  • O teletrabalho transformando a gestão de pessoas na área pública
  • Benchmark: Como foram implantados os casos bem-sucedidos

 

COMITÊ EXECUTIVO

Coordenação: Wolnei Ferreira – Diretor Jurídico da ABRH-Nacional
Carlos Silva – Diretor Jurídico da ABRH-SP
Edna Bedani – Vice-presidente de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP
Álvaro Mello – Presidente da Sobratt

CONARH 2014: inscrições com desconto

Junho é o último mês dos descontos nas inscrições da 40ª edição do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece de 18 a 21 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista. As condições para os associados da ABRH-SP são melhores ainda. Confira:

 

 

Até 30/06

A partir de 01/07

Associados da ABRH-SP

 R$ 2.913,87

R$ 3.494,79

Não associados

R$ 4.856,45

R$ 5.824,65

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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INDICADORES – 15/06/2014

  • Com uma alíquota de imposto para pessoa jurídica de 34%, o Brasil fica em sexto lugar entre os países que têm maior tributação para as empresas. A porcentagem se dá por uma combinação de 15% da alíquota básica de imposto de renda de pessoa jurídica, mais 10% sobre o lucro que exceder R$ 240 mil e 9% de CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
  • Entre os países do G20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, o Brasil fica na terceira posição, atrás dos Estados Unidos e Japão. Os dados estão disponíveis na pesquisa Alíquotas de Impostos de Pessoa Jurídica e Impostos Indiretos, realizada pela KPMG Internacional em 130 países.
  • Segundo o levantamento, desde a publicação da edição anterior da pesquisa em janeiro do ano passado, nove países aumentaram suas alíquotas de impostos de pessoa jurídica e 24 diminuíram. No Brasil, as alíquotas se mantiveram estáveis, mas os critérios de apuração têm sido modificados de forma significativa nos últimos anos.
  • Dentre os países que cobram imposto de pessoa jurídica, os Emirados Árabes Unidos estão em primeiro lugar com alíquota de 55%. A mais baixa é a de Montenegro, de 9%.

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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OPINIÃO: Saúde 360 – Amil

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o mundo está passando por uma epidemia silenciosa, que mata, por ano, cerca de 2,8 milhões de pessoas: a obesidade. No Brasil, não é diferente. Um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde mostra que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e, destes, 17,5% são obesos.

O estresse do dia a dia, as pressões sociais e a escassez de tempo, entre outros fatores, têm levado cada vez mais pessoas ao sedentarismo e à adoção de maus hábitos alimentares. Em muitos casos, essa combinação culmina no surgimento de doenças crônicas, capazes de comprometer a qualidade de vida pessoal e profissional do portador, influenciando a produtividade, o desempenho e a taxa de absenteísmo nas empresas. Diante desse cenário, é preciso que as corporações reflitam sobre como os setores de Recursos Humanos e Saúde Ocupacional podem contribuir para reverter esse quadro.

Na Amil, a batalha para combater a doença pela raiz já começou: a empresa abraçou a causa da obesidade infantil, lançando o movimento Saúde 360. Segundo o IBGE, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a existência dessa epidemia no país, o movimento conta com um portal informativo onde pais, profissionais de saúde e educadores têm acesso a orientações e dicas práticas sobre como lidar com a situação. Também são realizados eventos, discussões técnicas, distribuição de materiais de comunicação e reforço na divulgação dos protocolos do Ministério da Saúde.

Por meio do Saúde 360, a Amil convoca todos a agir pela diminuição dos números relacionados à doença, estimulando o equilíbrio e a moderação na alimentação e no lazer das crianças. Afinal, na luta contra a obesidade infantil, todos saem ganhando. Para mais informações, acesse www.portalsaude360.com.br

 

Odete Freitas, pediatra e diretora de Sustentabilidade da Amil

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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REGIONAIS: Grupos de Estudos em Ribeirão Preto

A Regional Ribeirão Preto abriu a temporada 2014 dos Grupos de Estudos. As inscrições devem ser feitas até 30 de junho. Podem participar associados da ABRH-SP, tanto Pessoa Física quanto Pessoa Jurídica, que estejam em dia com a anuidade.

Neste ano, os temas disponíveis são Coaching (facilitadora Milene Facio), Consultoria Interna em RH (facilitador Jair Lima Jr.) e Direito do Trabalho (facilitador Sylvio Rodrigues), com a coordenação de Cláudia Castro. Os encontros mensais serão realizados  na sede do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola (Rua Inácio Luiz Pinto, nº 388, Subsetor Sul 3). Os inscritos deverão ter pelo menos 60% de participação nas reuniões mensais para receber o certificado no final do ano.

Criados em 2007, os Grupos de Estudos são, atualmente, uma das principais atividades da ABRH-SP, sendo realizados tanto na sede, em São Paulo, como nas Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas, Metropolitana Oeste e na cidade de Jundiaí. Além de promover o networking entre os associados, os grupos têm como objetivo discutir os principais conceitos e tendências de assuntos relacionados à gestão de pessoas.

 

Mais informações: [email protected]


Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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ARTIGO: Festival de culturas, agora, no Brasil

Já estamos na Copa e, com isso, temos a oportunidade única de conhecermos um pouco de diversas culturas diferentes da nossa, sem sair de casa. As pesquisas indicam que, quanto mais conhecemos outras culturas, mais nos tornamos flexíveis de um lado e sensíveis, de outro, a esse tema. Tal evolução acrescenta não somente conhecimento, mas também competência para lidar com todo tipo de interculturalidade, incluindo fusões e aquisições, multigerações, cultura nacional e cultura organizacional.

Aprender a lidar com uma cultura diferente da nossa começa pela tomada de consciência da minha própria cultura. Uma primeira reação típica é a de pensarmos que a “minha cultura” está certa e a do outro, errada. O primeiro passo para interagirmos adequadamente com outros, que são diferentes de nós, é respeitar sua cultura. Lembramos que respeitar não significa aceitar ou incorporar em seu mundo. Significa apenas que há uma razão para o comportamento do visitante e que você não fará força para mudá-lo.

Quando se compreende o contexto do visitante, também fica mais fácil entender a justificativa por trás de seu comportamento. Isso nos ajuda a compreender melhor as pessoas e, assim, a se incomodar menos com o comportamento diferente. Uns não comem carne de porco, para outros a vaca é sagrada, e não adianta o gaúcho insistir que seu churrasco é maravilhoso!

Chineses e indianos, que, mesmo não tendo países classificados para a Copa estiverem no Brasil para assistir aos jogos, vão se sentir em casa com o “jeitinho brasileiro”, mas os alemães e norte-americanos vão preferir seguir as leis e normas ao pé da letra. Furar fila, nem pensar! Alguns são muito mais individualistas que nós, e não gostam que os toquem, coisa comum no Brasil.

Os gregos preferem um tour bem planejado e organizado. Não saia com um grego sem destino! Os portugueses preferem frases claras e diretas, diferentemente de nós que gostamos e preferimos as sutilezas, as meias-palavras. Não estranhe se você estiver com um casal de finlandeses e eles parecerem que não estão gostando. Os finlandeses são sérios, o que não quer dizer que não estão apreciando. Já os holandeses são divertidos e gostam de aproveitar a vida, como nós. E, por fim, os ingleses são fanáticos por futebol e por apostas. Vão adorar participar de um bolão.

Quando demonstramos interesse genuíno pela cultura e o idioma de outras pessoas, conseguimos nos relacionar melhor e aprender um mundo novo, baseado em valores, que, por vezes, são muito diferentes do nosso. Para aproveitarmos plenamente essa riqueza de culturas devemos tentar não julgar, ou julgar menos, as pessoas com base em nossas próprias ideias e valores.

Em vez de querer impor seus valores, fique com o coração e a mente abertos para o novo e curta mais este aspecto da Copa no Brasil.

Obrigado, gracias, merci, thank you, danke, σας ευχαριστώ e 谢谢

 

Almiro dos Reis Neto é presidente da Franquality Consultoria em RH e presidente da ABRH-SP

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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