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REGIONAIS – Feira do Emprego no Guarujá

No próximo sábado, dia 13, a Regional Baixada Santista da ABRH-SP, em conjunto com o Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo) e o Hotel Sofitel Guarujá Jequitimar, vai promover a 1ª Feira do Emprego do Guarujá. Aberto ao público, o evento será realizado, das 9 às 16 horas, nas dependências do próprio hotel (Av. Marjori da Silva Prado, 1.100 – Praia de Pernambuco).

O objetivo da feira é identificar a mão de obra do município por meio da divulgação de vagas, cursos, orientações para entrevistas e currículos, e, assim, atender às demandas dos setores industriais, empresariais, comerciais e de serviços. O evento também terá a apresentação de palestras gratuitas. Na programação, temas como Lei do Estágio, mercado de trabalho na região, networking, inteligência emocional, como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e competências empresariais. Haverá ainda o sorteio de bolsas de estudo.

Mais informações: [email protected]

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RELACIONAMENTO – Encontro com Mulheres de Sucesso recebeu Ana Paula Padrão

Idealizado e realizado pela empresária Edna Vasselo Goldoni, diretora Comercial da ABRH-SP, o Encontro com Mulheres de Sucesso é um evento promovido duas vezes ao ano, desde 2004, com o objetivo de proporcionar uma tarde de relacionamento entre executivas (diretoras e gerentes) da área de Recursos Humanos.

A primeira edição deste ano, realizada no dia 26 de junho, no espaço Gourmet da Admix, na capital paulista, reuniu mais de 100 executivas de RH e teve como convidada especial a jornalista e empresária Ana Paula Padrão, que apresentou a palestra O que é o sucesso. As diretoras da ABRH-SP, Edna Bedani e Lilian Guimarães, e a gerente executiva da entidade, Vânia de Faria, também participaram do evento, que foi patrocinado pela Bradesco Seguros, Admix e Fellipelli Associados, com o apoio da CTO Comunicação Total.

“É um evento que foge do padrão tradicional, porque dá às profissionais a possibilidade de compartilharem suas experiências em um ambiente de descontração”, avalia Edna. Segundo ela, a participação de Ana Paula Padrão terá continuidade em outras realizações, pois há a possibilidade da formação de um novo grupo executivo de mulheres, que irá contar com a participação da jornalista. O grupo atual também realiza pequenos eventos ao longo do ano – o próximo será um encontro com o Graacc – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

 

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INSTITUCIONAL – ABRH-SP amplia associação gratuita para estudantes de todas as idades

Quase um ano após ter lançado a associação gratuita, válida por doze meses, aos estudantes de graduação de todos os cursos com até 25 anos de idade, a ABRH-SP renova e amplia o benefício: agora estudantes de graduação, incluindo dos cursos tecnológicos, de todas as idades podem usufruir a associação gratuita por um ano. Findo o período, os estudantes continuam tendo descontos de 50% no valor da anuidade até se formarem.

Com a iniciativa, passa a ser beneficiada pela entidade uma parcela importante de quem atualmente frequenta o ensino superior – formada por profissionais que retomaram os estudos para se qualificar e capacitar a fim de obterem melhores oportunidades no mercado de trabalho. “Queremos que mais pessoas conheçam a Associação e contribuam para expandir a sua representatividade e, consequentemente, dos gestores de pessoas no estado de São Paulo”, afirma o presidente da ABRH-SP Almiro dos Reis Neto.

Para os estudantes, a entidade oferece uma série de benefícios tangíveis, principalmente a gratuidade ou inscrição com descontos em eventos. “Há ainda o benefício intangível do networking, além da possibilidade de convivência e troca de informações com profissionais experientes e bem-sucedidos da área que apresentam a realidade do mercado de trabalho e a verdadeira prática da gestão de pessoas”, acrescenta Reis Neto.

Durante o primeiro ano da experiência da gratuidade, aproximadamente 150 jovens se associaram à ABRH-SP. Na sua maioria, eles cursavam Gestão em RH (46%), Psicologia (21%) e Administração de Empresas (16%), mas também se inscreveram estudantes de Engenharia, Ciências da Computação, Direito, Matemática e Filosofia, entre outros.

Benefícios para os associados

– Participação gratuita nos eventos promovidos pela ABRH-SP e suas Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e Metropolitana São Paulo Oeste.

– 40% de desconto nas inscrições do CONARH ABRH, maior evento sobre gestão de pessoas da América Latina.

– Possibilidade de participação nos Grupos de Estudo da sede e das Regionais.

– Integração na rede social People, da própria ABRH-SP, que conecta os profissionais da área de Recursos Humanos de todo o estado de São Paulo.

– Até 20% de desconto em cursos/seminários/workshops realizados por parceiros e promovidos/apoiados pela ABRH-SP.

– Descontos nas inscrições do MBA-RH da FIA – Fundação Instituto de Administração, nos cursos abertos de RH e MBAs da Integração Escola de Negócios e nos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela Fundação Getulio Vargas em Campinas, Jundiaí e Limeira.

– Assinatura gratuita das revistas Melhor – Gestão de Pessoas, Profissional & Negócios, Presstem e T&D.

– Desconto na compra de livros das editoras Gente, QualityMark e Central de Negócios.

– Desconto na locação e compra de vídeos de treinamento da Siamar.

Saiba mais em www.abrhsp.org.br

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Conheça os integrantes da diretoria da ABRH Campinas

Com  base  nas constantes alterações da Legislação Trabalhista Brasileira o
Departamento de Recursos Humanos passou a ter um papel importante que
vai  muito  além  da  Gestão  de  Pessoas,  visando  atrair, reter e manter
talentos, mas  principalmente  focado em estabelecer e manter  políticas e
procedimentos  alinhados  as  novas   exigências  legais, que se descuidados
podem  impactar  abruptamente  nas  estratégias  das organizações a  curto,
médio  e  longo  prazo,  bem  como  bloquear  a eficaz gestão dos talentos.
Ressaltando  que  as  relações  no  trabalho estão cada vez mais complexas,
decorrente da globalização das empresas e dos profissionais.

OBJETIVOS DA ÁREA:
Propor  reflexões  acerca  da  importância  dos profissionais que atuam com

Recursos  Humanos  em  compreenderem  a aplicabilidade da legislação em seu
cotidiano,  buscando  orientar  e  reduzir a geração de passivos, riscos de
multas  por  Órgãos  fiscalizatórios,  assim  como  do  necessário  apoio e
trabalhos  preventivos  que o jurídico deve realizar cotidianamente junto a
esses  profissionais.  Gerar  conhecimento,  aprofundar temas controversos,
discutir  inovações  legislativas  e jurisprudenciais, assim como dar maior
segurança aos profissionais.··.

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ABRH-Nacional anuncia os primeiros nomes para as palestras do 39° CONARH

No mês de agosto, a ABRH-Nacional realiza a 39ª edição do CONARH -2013, o maior Congresso de Gestão de Pessoas da América Latina, entre os dias 19 e 22, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O tema deste ano será “Reinventar a Gestão: Uma Construção Coletiva”.

Dentre os palestrantes confirmados estão nomes de peso como o do  ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Diretor do Banco Bradesco, André Rodrigues Cano, o membro do Google´s People Analytics, Brian Welle, o vice-presidente de pessoas, sustentabilidade e comunicação da Odebrecht Agroindustrial, Genésio Lemos Couto, além do vice-presidente sênior do Institute for Corporate Productivity, Jay Jamrog e do presidente-executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.

Para Marcelo Arantes, Claudia Abraão e Sofia Esteves, coordenadores do CONARH 2013, este ano será de grandes novidades para todos os participantes do Congresso, desde a grade de palestras até a escolha de cada convidado que participará deste grande encontro dos profissionais de Recursos Humanos.

 Os interessados podem se inscrever no site www.conarh.com.br.

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ABRH mantém Grupos de Estudos para profissionais de Campinas e Região

Com o objetivo de estimular o debate e a constante atualização de seus associados, a ABRH mantém Grupos de Estudos, nos quais profissionais e estudantes de Recursos Humanos se reúnem mensalmente para discutir assuntos do que há de mais avançado na área. Segundo a coordenadora e facilitadora do grupo de coaching, em Campinas, Carolina Melo Alves Correa, os temas discutidos são levados pelos próprios participantes. “Esse é mais um canal de comunicação criado pela ABRH, com o intuito de integrar e capacitar seus associados”, destaca. Atualmente, estão em andamento os seguintes grupos, em Campinas: Coaching I, Coaching II, RH no Varejo, Recrutamento e Seleção, Relações Trabalhistas, Treinamento e Desenvolvimento, Vendas Corporativas, Remuneração e Benefícios e Responsabilidade Social. Vale lembrar que somente associados da ABRH podem participar das atividades.

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Centrais sindicais anunciam manifestação em conjunto

As centrais sindicais anunciaram na semana passada que farão conjuntamente manifestações em todo o país no dia 11 de julho. O chamado Dia Nacional de Lutas será marcado por greves e protestos. Vão participar dos atos a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Central Sindical e Popular (CSP) Conlutas, a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), a Central dos Sindicatos do Brasil (CSB) e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST). O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também participará como movimento social.

Entre as reivindicações consensuais, estão o fim do fator previdenciário; a redução da jornada de trabalho sem diminuição do salário; o arquivamento do Projeto de Lei 4.330, que regulamenta a terceirização; e o aumento das aposentadorias.

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FOCO NOS GRUPOS: Tendências em Educação Corporativa

Numa época de apagão de talentos, como as empresas estão formando e desenvolvendo seus colaboradores? Quais as tendências em educação corporativa? Quais os desafios mais frequentes e que soluções têm sido aplicadas pelas empresas? O Grupo de Estudo sobre Tendências em Educação Corporativa da ABRH-SP tem como objetivo responder a essas e outras perguntas que são anseios dos profissionais de desenvolvimento de pessoas.

  

Como explicaram as facilitadoras Flavia de Paula, sócia da Regência Consultoria, e Yara Leal de Carvalho, sócia da Questão de Coaching, o grupo tem analisado as diferentes ferramentas, metodologias e tecnologias utilizadas pelas empresas. Além disso, estuda as diferenças entre a área de treinamento e a universidade corporativa, discussão que mobilizou o grupo a realizar um benchmarking sobre os modelos de universidades corporativas de algumas organizações. Os resultados dessa pesquisa ajudaram os participantes a identificar as melhores práticas, o que enriqueceu o conhecimento do grupo sobre o tema.

 

Algumas hipóteses foram confirmadas pelos estudos: os modelos das universidades corporativas refletem a cultura da empresa; o envolvimento de sponsors das áreas de negócios ajuda a garantir o direcionamento estratégico das ofertas; e o diferencial da universidade corporativa em relação à área de treinamento é a ação proativa provocando o desenvolvimento de pessoas que possam dar suporte à estratégia dos negócios.

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PESQUISA E TENDÊNCIAS: Estudo aponta os principais obstáculos ao desempenho

Realizada em maio deste ano pela MicroPower, a nova edição da pesquisa sobre a aplicação das melhores práticas de gestão de performance e a visão sobre os obstáculos ao desempenho teve seus resultados apresentados na última quarta, na ABRH-SP, pelo diretor da MicroPower Augusto Gaspar.

Os cinco principais obstáculos ao desempenho apontados pelos entrevistados da pesquisa foram: as pessoas estão ocupadas demais fazendo outras coisas (78%); as pessoas não acreditam no novo processo/atividade/tarefa (69%); as pessoas não sabem desempenhar apropriadamente (66%); não existem recursos humanos para desempenhar (61%); e as pessoas não sabem por que devem desempenhar ou realizar determinado trabalho (61%).

Já os obstáculos que menos ocorrem, segundo Gaspar, foram: o meio físico/as instalações não oferecem condições para o desempenho (23%) e as pessoas são punidas por desempenharem corretamente, ou seja, a percepção de que falta diferenciação entre quem trabalha bem ou não (28%).

Em relação às melhores práticas de gestão de desempenho houve a constatação de que as empresas de melhor performance aplicam um maior número de práticas. Entre as nove indicadas, destacam-se a inclusão de planos de desenvolvimento para o período de trabalho seguinte no processo de avaliação de performance, treinamento aos líderes para a condução de uma entrevista de avaliação de performance e o uso de feedback 360º para apoiar o processo de avaliação de performance.

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TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO: Fora do Brasil, empresas investem em universidades corporativas mesmo em tempos de crise financeira

Mesmo com a crise europeia, as empresas francesas não deixaram de investir em universidades corporativas. Houve, sim, racionalização das atividades e uma aposta maior na educação a distância, mas nada de cortes de investimentos como se poderia supor ou como seria usual no Brasil. O motivo é simples de entender: para os franceses, a educação é a única saída possível para vencer crises como a atual.

Essa foi uma das principais constatações da professora e coordenadora de projetos da FIA – Fundação Instituto de Administração, Marisa Eboli, nas viagens que fez à França e aos Estados Unidos para visitar universidades corporativas e estruturar módulos internacionais para a FIA. “Pude constatar também a seriedade das organizações que têm a educação no centro da estratégia”, destaca a professora, que é uma das maiores pesquisadoras do assunto no Brasil – ela já coordenou estudos sobre o tema e foi uma das organizadoras do livro Educação Corporativa – Fundamentos, evolução e implantação de projetos (Editora Atlas), lançado em 2010.

Outro aspecto que despertou a atenção dela na viagem foi a preocupação com o espaço físico das universidades corporativas visitadas, desmentindo a ideia de que, em educação, o local não é fundamental, mas, sim, o processo. “O cuidado faz sentido, pois um espaço físico que transmite a cultura da empresa e tudo o mais que ela pretende passar favorece o engajamento dos colaboradores”, reflete Marisa. Segundo ela, no Brasil, somente uma ou outra organização começa a ter a preocupação com espaços diferenciados e lúdicos nas universidades corporativas.

Nas suas reflexões em decorrência das visitas, ela destaca o grande uso da educação a distância e também o programa de formação de lideranças da Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. O programa, de cinco dias, é frequentado por altos executivos que pretendem aprender com um modelo que tem dado certo há mais de 40 anos. O interessante, segundo Marisa, é que eles já aplicam muito do que vem sendo apresentado como novidade por gurus de liderança.

Fórum

Essa perspectiva global da educação corporativa será o tema da palestra que Marisa Eboli apresentará no Fórum Universidades Corporativas 2013. Programado para 18 de julho, no Centro de Convenções Milenium, na capital paulista, o evento discutirá, ao longo de um dia todo de programação, os conceitos, modelos e melhores práticas para a gestão inteligente da educação corporativa.

Realizado pela Revista T&D Inteligência Corporativa, com o apoio da ABRH-SP, o fórum também apresentará cases de empresas que investem em universidades corporativas no Brasil, como Vale, Alcatel-Lucent, Bradesco e Fleury.

Mais informações: www.rtd.com.br/forum

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13º pode ficar isento de IR

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou, na quarta passada, o projeto de lei, de autoria do senador Lobão Filho (PMDB-MA), que isenta o 13º salário do Imposto de Renda das Pessoas Físicas. A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos.

Segundo o senador Lobão Filho, a incidência do tributo é feita na fonte com aplicação das mesmas alíquotas da tabela progressiva, o que não permite que o 13º receba os mesmos abatimentos e deduções e, assim, a cobrança acontece com o uso de alíquotas mais altas. A estimativa de renúncia fiscal com a aprovação do projeto, feita pela Receita Federal, seria de quase R$ 7,5 bilhões em 2013, R$ 8,2 bilhões, em 2014, e R$ 9 bilhões, em 2015. (Fonte: Agência Senado).

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TEMAS EM DEBATE: Gestão da singularidade

Capacidade que uma organização ou um gestor tem de maximizar a performance de sua equipe, construindo estratégias diferenciadas para talentos em níveis diferenciados de performance, engajamento e aprendizagem, a gestão da singularidade tem obtido resultados significativos nas empresas onde foi adotada: ganhos que podem chegar a 23% do potencial de meta e a 20% nos fatores críticos que melhoram o engajamento, por exemplo.

Os números são do consultor em talentos humanos e diretor da Entheusiasmos, Eduardo Carmello, que apresentou na quinta passada, na ABRH-SP, a palestra Gestão da Singularidade: Estratégias diferenciadas para talentos diferenciados.

Como explicou Carmello, é precisa olhar o gestor para falar de singularidade. O gestor tradicional joga damas, ou seja, comunica, engaja e capacita todos os integrantes da equipe de forma igual. Já o gestor da singularidade joga xadrez. Ele tem a capacidade de oferecer estratégias diferenciadas para pessoas diferenciadas. “E sabe como aprimorar o colaborador de alta, média e baixa performance”, enfatizou Carmello.

 Não se trata, porém, de conhecer as características, personalidades e necessidades pessoais de cada colaborador, porque isso não necessariamente melhora o desempenho da equipe, mas, sim, de oferecer orientação, engajamento e capacitação estratégica condizente com os níveis diferenciados de entrega, comprometimento e aprendizagem de cada um. “A gestão da singularidade permite ganhos coletivos a partir do desenvolvimento do sujeito”, completou Carmello, que ressaltou a importância da adoção de métricas para avaliar o crescimento da equipe quando o modelo de gestão da singularidade é implantado.

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