Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A evolução para a mentoria recíproca

Faço o convite para uma reflexão sobre os modelos de mentoria que vêm sendo praticados pelo mercado e a possível evolução para um modelo de mentoria fundamentado em reciprocidade. Seria uma prática de maximização da ação de gestão do conhecimento entre mentor e mentorado, resultando num processo ainda mais rico e efetivo de compartilhamento de conhecimentos, de experiências, de pensamentos e visões entre ambos.

Um processo que oportuniza a definição de metas para os dois envolvidos, cujo atingimento se dará dentro de um único processo de mentoria, dentro da mesma jornada, bastando organizar momentos para focar no plano de desenvolvimento de um e de outro. Visualizo uma dinâmica inovadora, uma cena de aprendizagem mútua, com papéis que se alteram durante as sessões, com o legítimo intuito de contribuir com o desenvolvimento das competências mapeadas na etapa de planejamento.

Em tempos de busca incessante por otimização de processos e de incentivo à necessária sinergia entre as diferentes gerações presentes no ambiente organizacional, a mentoria recíproca tende a ser uma alternativa efetiva e de impacto bastante positivo.

Por Jane Bighetti Perin, integrante do Grupo de Estudos de Mentoria, de Sorocaba

Fonte: O Estado de São Paulo, 24 de Março de 2019.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!