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Inscrições abertas para o Fórum GERH

Um dos mais bem-sucedidos grupos informais de Recursos Humanos, o GERH está com as inscrições abertas para o seu já tradicional fórum, que este ano acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Valinhos Plaza Hotel, no interior paulista.

Com o tema A nova ordem social no Brasil – Impactos nas estratégias de gestão de pessoas, a 34ª edição do Fórum é uma oportunidade de reflexão com grandes especialistas das áreas de filosofia, sociologia, política e psicologia, além de CEOs e RHs. Entre os palestrantes, já confirmaram presença Carlos Alberto Melo, professor de Ciências Políticas do Insper, Fabio Hering, CEO da Hering, Marcelo Cardoso, diretor executivo responsável por RH, Estratégia, Sustentabilidade e Inovação do Grupo Fleury, e Renato Janine Ribeiro, professor titular da Universidade de São Paulo na disciplina de Ética e Filosofia Política.

A inscrições devem ser feitas até 12 de setembro pelo e-mail [email protected]

Fonte: O Estado de São Paulo – 07 de setembro de 2014

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Radar CORHALE já está no ar

Grupo da ABRH-SP, mantido em parceria com a ABRH-Nacional, o CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo já emitiu, desde sua criação, mais de 100 notas técnicas sugerindo alterações, aditivos ou até o cancelamento de projetos de leis, decretos e portarias que afetam diretamente o mundo do trabalho.

Para multiplicar o conhecimento produzido pelo comitê, a ABRH-SP lançou o Radar CORHALE, boletim que reúne as notas técnicas emitidas e a produção intelectual dos seus integrantes, além de artigos de especialistas e notícias da área de relações trabalhistas. Um material exclusivo que está disponível aos gestores de pessoas e demais interessados nos desdobramentos das propostas na área legislativa. Conheça: www.corhale.org.br

Fonte: O Estado de São Paulo – 07 de setembro de 2014

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Completando 49 anos, Administração é a profissão preferida dos estudantes

No próximo dia 09 de setembro, dia do administrador, a profissão faz 49 anos e já encontra seu lugar consolidado como preferência entre os estudantes. Embora seja uma profissão nova, a administração conquistou uma rápida adesão entre os estudantes que procuram a universidade no país. Segundo o último Censo da Educação Superior, a profissão é a campeã entre os matriculados no Brasil. O curso teve 833.042 matrículas em 2012, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A partir deste ano, os administradores passaram a contar a Certificação Profissional por Experiência, na ênfase Recursos Humanos. A inédita iniciativa do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) – de caráter não obrigatório – tem o objetivo de facilitar a inserção dos profissionais capacitados no mercado de trabalho, com foco na qualidade do trabalho e atualização permanente. Posteriormente, as próximas áreas oferecidas serão Finanças/Orçamentos, Mercado/Marketing e Materiais/Logística/Produção.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, Adm. Walter Sigollo, “a Certificação pode ser o requisito adicional ao currículo e decisivo em um processo de seleção. “Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, uma certificação certamente é um relevante adicional. Preparação é determinante para os profissionais de hoje, e o aprendizado vai além do curso técnico ou da Universidade”, afirma.

Perfil do CRA-SP:

Criado em 1965, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP reúne atualmente cerca de 70 mil registrados, entre empresas e profissionais. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional do administrador, bem como das empresas da área, o CRA-SP é hoje uma referência maior no incentivo à modernização e melhores práticas dos processos de gestão. Desde 2009, o CRA-SP é presidido pelo administrador de empresas Walter Sigollo que, atualmente, ocupa o cargo de superintendente de Recursos Humanos e Qualidade da Sabesp.

ABRH-SP promove 2º Fórum de “Inclusão da Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas”

Evento abordará a busca pela eficiência organizacional da sociedade na inserção de deficientes no mercado de trabalho competitivo

 

A Regional Campinas da ABRH-SP promove no próximo dia 18 de setembro, o 2º Fórum de “Inclusão da Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas”. O evento acontece no Buffet Claudia Porteiro, em Americana, e vai abordar a busca pela eficiência organizacional da sociedade na inserção de deficientes no mercado de trabalho atual, que demanda produtividade com qualidade e requer perspectiva de crescimento pessoal, um grande anseio da maioria dessas pessoas.

 

A segunda edição do Fórum é destinada a gestores, profissionais de RH, profissionais da saúde, advogados, administradores, empresas da região, empresários e autoridades locais, com objetivo de discutir a inclusão com sustentabilidade e liberdade para o crescimento pessoal. O evento reforçará, através de palestras e apresentação de cases, os princípios da ABRH-SP – Regional Campinas, que apoia o crescimento sustentado desse segmento populacional e sente a necessidade de investir em ética e cidadania para alcançar a dignidade e a igualdade de condições.

 

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o Estado de São Paulo responde por praticamente um terço dos empregos formais para pessoas com deficiência no país. Pela Lei 8213/91, as empresas que possuem acima de 100 funcionários têm obrigatoriedade de contratar pessoas com deficiência, os percentuais variam de 2% a 5% de acordo com o número de profissionais efetivos nas organizações.

 

Para os interessados em participar do evento, as inscrições podem ser feitas pelo:

 

telefone (19) 3294-3307

ou através do e-mail

[email protected]

 

Fonte: Correio Popular de 31 de agosto de 2014
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ABRHVagas: Portal de empregos exclusivo e gratuito para os profissionais de RH

Os profissionais da área de Recursos Humanos agora dispõem de uma ferramenta específica para ajudá-los na conquista de uma vaga de trabalho: o portal de empregos ABRHVagas, benefício exclusivo desenvolvido pela ABRH-SP em parceria com a Elancers. A iniciativa cria um canal de empregabilidade para quem atua em Recursos Humanos e ainda proporciona às empresas um espaço onde possam publicar suas vagas e atrair candidatos qualificados.

 

Os interessados em cadastrar o currículo podem fazê-lo gratuitamente. O sistema permite que a pessoa consulte as vagas publicadas, inclua o currículo completo, ou possa importá-lo do LinkedIn, faça sua carta de apresentação, solicite recomendações, acrescente um vídeo-currículo e compartilhe o currículo com apenas 1 clique nas redes sociais Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+. O candidato também recebe um alerta das vagas de acordo com o seu perfil e um alerta das empresas que consultaram as suas informações.

 

Já as empresas podem cadastrar suas vagas, pesquisar candidatos, definir filtros para selecionar aqueles que despertaram seu interesse e até criar listas dos mais qualificados, além de receberem e-mails com os inscritos nas vagas. O acesso ao serviço, porém, é pago – empresas associadas à ABRH-SP têm descontos na inscrição.

 

Para acessar o portal ABRHVagas, os candidatos e as empresas que quiserem disponibilizar suas vagas devem entrar no site da entidade paulista: www.abrhsp.org.br.

 

Mais informações:

(11) 5505-0545

Fonte: Correio Popular de 31 de agosto de 2014
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ABRH-SP apoia conferência global sobre coaching

Entre 14 e 15 de novembro, acontece no Rio de Janeiro a ICF Global 2014 Latin America. O evento, coordenado pelo capítulo brasileiro da ICF – International Coach Federation, será realizado pela primeira vez na América Latina e terá como destaque a participação de conferencistas internacionais de renome, a exemplo de Mihaly Csikszentmihalyi, conhecido pela sua teoria do Flow, Taki Moore, considerado por muitos como o número 1 do mundo em coach executivo, e Marylin Atkinson, criadora do modelo de coaching focado em soluções e orientado para resultados.

A expectativa é reunir um público entre 500 e 700 pessoas. “A conferência é voltada para a comunidade de coaches mundial, tendo o Brasil e os demais países latinos como anfitriões”, explica o presidente da ICF Brasil, Jorge Oliveira. Na entrevista a seguir, ele detalha como será o evento, que conta com o apoio da ABRH-SP.

 

Gestão de Pessoas – A realização da ICF Global no Brasil abre quais possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem?

Jorge Oliveira Fundada em 1995, a ICF é uma associação com mais de 23 mil membros presente em 116 países. Suas conferências globais criam possibilidades excepcionais de educação e desenvolvimento profissional através do contato com autores, profissionais da área de desenvolvimento humano, executivos, líderes, RH empresariais e coaches do mundo inteiro. É um espaço vivo no qual todos os interessados no desenvolvimento e avanços na arte do coaching podem se encontrar, atualizar e construir juntos esta que é uma área relativamente nova de conhecimento e atuação, principalmente se considerarmos a América Latina e, em especial, o Brasil. 

 

G.P. – O que sugere o tema central Conectar, Transformar, Construir?

J.O. – O coaching inspira a pessoa a se conectar com a sua própria vida, a ser o agente de sua própria transformaçãopara construir uma nova realidade. O evento foi desenhado para levar os participantes a viverem essa experiência para que possam, a partir disso, atuar impactando vidase organizações e influenciar a comunidade e cultura a que pertencem.

 

G.P. – A programação conta com sessões de aprendizagem com palestrantes selecionados e sessões de aprendizagem com palestrantes convidados. Qual a diferença entre elas?

J.O. – A única diferença é que os palestrantes selecionados passaram por um processo chamado “call for presentation”, em que apresentaram propostas para serem palestrantes que foram avaliadas por um comitê, formado por membros da ICF em toda a América Latina, que escolheu, das 61 propostas, oito palestrantes para a conferência. Já os palestrantes convidados são nomes conhecidos no mundo do coaching e do desenvolvimento humano, ícones em suas áreas de atuação, que foram escolhidos pelo Comitê de Conteúdo para serem âncoras da conferência.

 

G.P. – Qual foi o critério para a escolha dos palestrantes internacionais?

J.O. – O critério utilizado foi a expertise para cada um nos temas-chave da conferência, bem como o renome internacional dos mesmos. Eles apresentarão trabalhos profundos e de vanguarda, que vão colaborar para o desenvolvimento da prática e da ciência do coaching para os participantes da conferência, reforçando nossa missão de contribuir para o avanço da arte, ciência e da prática do coaching profissional.

 

G.P. – Qual o estágio de desenvolvimento da ICF no Brasil?

J.O. – O objetivo da ICF no Brasil é fortalecer a atuação do coach profissional através do acesso ao conhecimento e prática (como é o caso desta conferência). Também apoiar o desenvolvimento da atividade através da Acreditação de Programas de Formação e Credenciamento de Coaches com padrões internacionais; contribuir para o fortalecimento dos padrões de atuação através de nosso código de ética; e construir uma comunidade de coaches que evolua de acordo com as necessidades do mercado e que possa colaborar efetivamente para o crescimento sustentado dos negócios de coaching no Brasil. Atuamos hoje através de um capitulo nacional e sete capítulos regionais e nosso objetivo e ter um capitulo em cada estado nos próximos anos.

 

Mais informações e inscrições: http://www.icfglobalconference.com/latinamerica/en/

(associados da ABRH-SP têm descontos nas inscrições)

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 31 de agosto de 2014

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CASE: Sucesso da Braskem no mundo

Em 2014, a Braskem completa 12 anos. Fruto de um processo de fusão de seis empresas, hoje a indústria química e petroquímica do grupo Odebrecht é uma das líderes mundiais no segmento, atuando em parceria com clientes de 70 países. São 8.300 integrantes em 36 plantas industriais, sendo 26 no Brasil, cinco nos Estados Unidos e duas na Alemanha.

Um dos grandes desafios no processo de internacionalização da empresa foi lidar com culturas de diversos países e, mesmo dentro do Brasil, na experiência com 14 aquisições nacionais e internacionais. Na última quarta, Marcelo Arantes, vice-presidente de Pessoas, Organização, TI e Suprimentos da companhia, esteve na ABRH-SP para apresentar o case sobre o assunto.

“Soubemos nos internacionalizar pela maneira respeitosa com que lidamos com a cultura de cada país onde estamos e pela maneira como levamos nossa cultura corporativa, baseada em valores universais, para todos os locais onde atuamos”, disse Arantes. Fortemente calcada em confiança, atuação descentralizada, simplicidade e humildade nas relações, busca por resultados melhores e maiores, valores-chave impressos em sua cultura pelo fundador Norberto Odebrecht, a Braskem acaba de ser eleita a mais internacionalizada das empresas brasileiras.

“Isso é consequência da essência de nossa cultura, que é baseada no ser humano, e reforça que estamos no caminho certo: a empresa baseada em pessoas”, afirmou o executivo. Em pesquisa interna, 84% dos integrantes dizem ter orgulho de pertencer à organização, que tem, na contramão do mercado, um turnover voluntário de apenas 2,2%.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 31 de agosto de 2014

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ESPAÇO DA FÊNIX: Novidades para setembro

O mês de setembro será especialmente movimentado para o mercado de Recursos Humanos. A partir de amanhã, a Fênix Editora começa a vender os ingressos para a maior celebração do segmento: o Top of Mind de RH. Para participar da 17ª edição do “Oscar do RH” e obter mais informações sobre os convites, é só contatar o responsável pelas vendas no e-mail [email protected].

Já no dia 10, acontece o Encontrho Especial, um evento totalmente gratuito, com os palestrantes Sidnei Oliveira e Eduardo Carmello. A ideia é relacionar os temas de cada autor: Conectados, mas muito distraídos e Gestão da singularidade, respectivamente, a fim de mostrar como eles são importantes para a configuração atual do mercado de trabalho. O evento, uma parceria da Fênix Editora e do WTC, acontecerá no WTC Events Center. Para mais informações e inscrições, é só acessar www.encontrho.com.br.

E, como não poderia deixar de ser, a nova edição da revista profissional&negócios também traz temas de muita relevância para o mercado, com a cobertura completa do que aconteceu no evento Top 5, que homenageou todos os indicados ao prêmio Top of Mind de RH, além dos destaques da 40ª edição do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, com as melhores palestras, entrevistas com personalidades da área e expositores. Vale conferir!

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 31 de agosto de 2014

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ABRH-SP na entrega dos Prêmios Sindusfarma

O vice-presidente da ABRH-SP, Donizetti Moretti, representou a Associação na solenidade de entrega dos Prêmios Sindusfarma, reconhecimento do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo aos melhores trabalhos desenvolvidos pelas áreas de segurança do trabalho, RH e desenvolvimento educacional das empresas associadas.

Moretti entregou o Prêmio Bumerangue (modalidade Treinamento e Desenvolvimento Corporativo, na categoria Criatividade e Inovação) aos representantes do laboratório farmacêutico Janssen Cilag. A cerimônia foi realizada no último dia 19, no Salão Nobre do Esporte Clube Sírio, na capital paulista.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 31 de agosto de 2014

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Conheça o Radar CORHALE

A ABRH-SP anunciou também o lançamento de mais uma iniciativa inovadora: o Radar CORHALE, boletim mensal do CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo que tem como objetivo disseminar a produção técnica do grupo e promover o debate e o consequente aperfeiçoamento das questões que permeiam as relações de trabalho no Brasil.

Criado em 2010 pela ABRH-SP em parceria com a ABRH-Nacional, o CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo tem como propósito analisar o teor dos projetos de lei propostos no Congresso Nacional, elaborar notas técnicas para fornecer dados e subsidiar os parlamentares de maneira a orientá-los para a votação. O grupo fomenta o debate e a discussão técnica sobre assuntos e propostas que repercutem no âmbito das relações de trabalho e possibilita que os profissionais atuantes na gestão de Recursos Humanos, efetivos operadores, opinem em relação aos impactos positivos ou negativos da medida sugerida ou implementada a fim de influenciar no seu aperfeiçoamento ou inibir a sua implantação.

Saiba mais em: www.corhale.org.br

Fonte: Correio Popular de 24 de agosto de 2014

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ABRH-SP reuniu Regionais durante CONARH 2014

Durante o CONARH 2014, realizado entre os dias 18 e 21 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, a direção da ABRH-SP promoveu um encontro de integração com suas Regionais.

Participaram da reunião com a diretoria executiva da Associação representantes das Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas, Metropolitana Oeste e Ribeirão Preto, além de integrantes da Regional Sorocaba, que já tem a diretoria constituída e será inaugurada oficialmente em novembro. A mais nova Regional vai atuar numa região com 26 municípios e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 46,7 bilhões.

O interior do Estado também é o foco principal da 1ª Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH, realizada em parceria com a Wiabiliza Soluções Empresariais e que está levantando informações completas sobre salários nominais, remuneração variável, benefícios e práticas e indicadores de RH. “Estamos atravessando um ótimo momento e nosso objetivo é o de fortalecer as unidades existentes e abrir espaço para a representação em todas as regiões. Também estamos estimulando a participação de representantes dessas unidades regionais em nosso Conselho Deliberativo”, afirmou o presidente da ABRH-SP Almiro dos Reis Neto.

 A diretora regional de Campinas, Elizabeth Rodrigues, deu as boas-vindas aos integrantes da nova Regional. “Ficamos felizes pela iniciativa de nossos colegas de Sorocaba e estamos à disposição para contribuir no que for preciso, pois se trata de uma região muito próxima a Campinas e com muitas peculiaridades entre elas.”

Fonte: Correio Popular de 24 de agosto de 2014

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CONGRESSO – Conteúdo diversificado marcou a edição comemorativa do CONARH

Na abertura oficial do 40º Congresso Nacional de Recursos Humanos, realizado de segunda a quinta da semana passada, o presidente da ABRH-SP, Almiro dos Reis Neto, destacou o prazer e a honra de sediar um evento do porte do CONARH, que apresenta conteúdo relevante e permite lançar serviços que vão agregar na busca de uma melhor gestão em Recursos Humanos.

Uma marca da edição comemorativa foi o conteúdo diversificado. Já na manhã da segunda, antes mesmo da abertura oficial, foram realizados três fóruns abertos ao público em geral, não apenas aos congressistas. Promovido pelo Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, grupo mantido pela ABRH-SP em parceria com a ABRH-Nacional, o Fórum Relações do Trabalho – O que mudou em 40 anos? teve a análise do professor titular da cadeira de Direito Trabalhista da Universidade de São Paulo e sócio da Mannrich, Senra e Vasconcelos Advogados, Nelson Mannrich.

Logo na abertura, o congresso contou com a participação de dois presidentes de empresas: Cledorvino Belini, atual presidente da Fiat do Brasil e responsável pelo Grupo Fiat/Chrysler na América Latina, e Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Banco Bradesco, que falou do perfil do profissional de RH que as empresas procuram hoje: “um humanista apaixonado pela tecnologia, que esteja sempre voltado para a ousadia e a inovação”.

Presidente do Conselho de Administração da Gerdau, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter também participou como conferencista do congresso.  “Em parceria com a organização e os executivos, e com a definição clara de propósitos, a gestão de Recursos Humanos é decisiva para a construção do tipo de empresa que se quer e para a mobilização da equipe necessária para obter sucesso. Isso vem por uma definição de estratégia de governança, que significa propósitos. Daí a importância que os Recursos Humanos têm nos objetivos principais da organização”, assinalou Gerdau.

Internacional

O congresso também contou com vários conferencistas internacionais, com destaque para a participação do guru David Ulrich, cofundador do RBL Group, no último dia do evento. Ulrich falou sobre sustentabilidade da liderança. Outro palestrante internacional, Filippo Abramo, presidente da associação italiana de gestão de pessoas, participou do painel RH Urgente! Ousar, Inovar e Performar, de mesmo nome do tema central do evento.

 

Abramo abordou as mudanças do cenário europeu com a crise que se instalou nos últimos anos. “De alguma maneira as pessoas compreenderam que não há emprego vitalício e que devem contar consigo mesmas”, salientou, justificando o surgimento de um grande número de pequenas empresas, criadas por profissionais que perderam seus empregos.

 

Ao todo, os congressistas puderam assistir a quase 40 palestras magnas e simultâneas. Com o tema Cultura de Propósito, a magna realizada na quinta reuniu Olga Martinez Correa, CEO da Diageo do Brasil, e Rob Morris, gerente geral da YSC NY. Diretora da ABRH-SP, Lilian Guimarães foi a mediadora da palestra.

 

Segundo Olga, cada colaborador deve ter o seu propósito pessoal. “Não espere pelo presidente da empresa. Não deixe seu propósito na mão de ninguém. Faça você mesmo”, aconselhou. Já para Morris, “o papel dos líderes é encontrar um propósito e mobilizar as pessoas na direção dele. Identificar o que une uma organização, um significado, e usar isso para levar as pessoas ao futuro”.

 

Página Semanal ABRH-SP – 24 de agosto

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