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6º Encontro de Absenteísmo e Presenteísmo nas Empresas

A saúde como fator estratégico

4 e 5 de dezembro – Mercure Privilege Hotel – São Paulo

Incluímos uma palestra da área pública no programa, o palestrante da Casa Civil do Governo de São Paulo, mestre em Saúde Pública com uma tese sobre absenteísmo falará sobre os temas das outras palestras do programa do dia 5, sobre a ótica do setor público: conceitos estratégicos de saúde, de integração e engajamento, desenvolvimento de lideranças e mensuração. Uma discussão no encerramento do Seminário que você não pode perder. Além disso nosso programa conta com renomadíssimos profissionais do setor:

CÉLIA SILVÉRIO – Global Head Human Resourses – MAFRIG

ELCIO TRAJANO JR – Superintendente de Desenvolvimento Humano – SERASA EXPERIAN

FLÁVIO ROGÉRIO VILLAR SILVA – Gestão de Saúde e Benefícios – BRASIL KIRIN

MÁRCIO SAÚDE SOARES – Assessor da Superintendência de Relações e Recursos Humanos – CEMIG

MÁRIO AUGUSTO PORTO – Professor/ Corregedor

FAAP/ CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – CASA CIVIL – GOVERNO SP

TANIA CRISTINA SANTOS MATOS – Sócia Diretora – MUTTARE

VANDERLEI HELOANY – Advogado, Executivo de Recursos Humanos e Professor – FGV/ SP

ALEXANDRE VELOSO – Vice-Presidente de Saúde Corporativa – SUCESU Minas

Chefe do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho – IPSEMG

ARMANDO RIBEIRO DAS NEVES NETO – professor/ coordenador do programa de avaliação do estresse BENEFICIÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO

CARINA EDENBURG – Assessora corporativa em aprimoramento pessoal e qualidade de vida e em manejo do estresse

OMINT

HELOISA CAMPOS PASCHOALIN –Professora Adjunta

FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MARCELO DRATCU – Diretor – SCER Sustentabilidade Humana e Corporativa

Dia 4 de dezembro – Fórum de Presenteísmo

O combate ao Presenteísmo é um grande desafio porque devido à subjetividade da sua manifestação é muito pouco diagnosticado. Espontaneamente apenas uma pequena parcela dos trabalhadores busca auxílio. É muito difícil quantificar as causas e as consequências físicas e emocionais de se estar “mais ou menos” presente e é muito difícil definir ações estratégicas para o seu combate.

Os especialistas PRESENTES neste Fórum vêm tratando e evoluindo seus conhecimentos sobre esse tema há alguns anos e trarão algumas respostas para estas questões.

08h30 Recepção e distribuição de material

I – WORKSHOP DE ABERTURA COM DR. MARCELO DRATCU

Abordagem objetiva com foco em resultados através de atividades teórico-práticas. Estratégias baseadas na Medicina Comportamental, área multidisciplinar de rigor em metodologia científica.

9h Módulo 1. Contextualização: Por que estar presente no trabalho nem sempre significa produtividade

10h00 Coffee Break

10h30 Módulo 2. Diagnóstico: Instrumentos possíveis de mapeamento e identificação do presenteísmo

11h30 Módulo 3. Soluções: Alternativas para combater o presenteísmo

Coordenador do Workshop: DR. MARCELO DRATCU – SCER Sustentabilidade Humana e Corporativa

12h30 Almoço

II – PAINEL DE CASES E ESTUDOS DE CASO DE PRESENTEÍSMO

14h Estresse e Presenteismo: Como identificar o universo de fatores estressores numa Organização e como implantar um programa para gerenciá-lo dentro dos limites do que é saudável. 

CARINA EDENBURG – Assessora corporativa em aprimoramento pessoal e qualidade de vida e em manejo do estresse na Omint.

                           

14h45 Do diagnóstico à ação: a experiência no combate ao presenteísmo.

PROFA. HELOISA CAMPOS PASCHOALIN – doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

15h30 Boreout: quando o estresse ocupacional se faz presente(ísmo) – Como identificar e combater as causas da baixa-estima e desmotivação do trabalhador e demais sentimentos que interferem diretamente na sua produtividade: uma metodologia baseada nas neurociências do comportamento aplicadas à gestão do presenteísmo.

PROF. ARMANDO RIBEIRO DAS NEVES NETO – Coordenador do programa de avaliação do estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

16h15 Perguntas e discussão dos casos

16h45 Coffee Break

III – Encerramento

17h15 Perspectivas de evolução, tratamento e prevenção: o futuro do Presenteísmo no Brasil e no Mundo.

DR. MARCELO DRATCU – SCER Sustentabilidade Humana e Corporativa

18h ENCERRAMENTO DO FORUM DE PRESENTEÍSMO

 

Dia 5 de dezembro – 6º Encontro de Absenteísmo nas Empresas

08h15 Recepção e distribuição de material

08h45 Abertura pelo presidente do evento

TANIA CRISTINA SANTOS MATOS – Sócia Diretora – MUTTARE

 

Bloco 1 – Relações do Trabalho, as dimensões humanas e a doença

 

9h Novas perspectivas de compreensão do trabalho e suas relações com saúde e doenças

VANDERLEI HELOANY – Advogado, Executivo de Recursos Humanos e Professor – FGV/ SP

 

10h Coffee Break

 

Bloco 2- A saúde corporativa como fator estratégico das Organizações

 

10h30 Compartilhando a gestão de saúde com a gestão das pessoas de forma estratégica para apoiar as metas do negócio

FLÁVIO ROGÉRIO VILLAR SILVA – Gestão de Saúde e Benefícios – BRASIL KIRIN

 

11h30 Engajamento e Integração para a gestão e controle do absenteísmo e do presenteísmo.

Política de Recursos Humanos da Cemig reforça a meta da Empresa de ser A Melhor Energia do Brasil. Nesse contexto, a Cemig acredita que a melhor energia do Brasil é a energia de sua gente.

MÁRCIO SAÚDE SOARES – Assessor da Superintendência de Relações e Recursos Humanos – CEMIG

 

12h30 Almoço

 

14h Lideranças e absenteísmo: como promover o desenvolvimento de lideranças com foco em gestão de pessoas

Lideranças presentes e participativas são a única forma de controlar o absenteismo 

CÉLIA SILVÉRIO – Global Head Human Resourses – MAFRIG

 

Bloco 3 – Gestão do custo da saúde e metodologias de mensuração e ROI

 

15h Saúde Corporativa: Uma visão sistêmica e integradora. Indicadores, métricas e Retorno sobre o Investimento (ROI).

ALEXANDRE VELOSO – Vice-Presidente de Saúde Corporativa SUCESU Minas – Chefe do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho IPSEMG – Consultor de empresas especialista em Gestão da Saúde Corporativa

 

16h Coffee break

 

16h30 Como ter pessoas mais saudáveis na empresa e diminuir os custos com a assistência médica potencializando a produtividade

ELCIO TRAJANO JR – Superintendente de Desenvolvimento Humano – SERASA EXPERIAN

 

17h30 A realidade do setor público: como aplicar os conceitos estratégicos de saúde, de integração e engajamento, desenvolvimento de lideranças e mensuração, em nosso setor

MÁRIO AUGUSTO PORTO – Professor/ Corregedor

FAAP/ CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – CASA CIVIL – GOVERNO SP

 

18h30 ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO

 

Programa sujeito à alterações.

 

6º Encontro de Absenteísmo e Presenteísmo nas Empresas

DATA: 04 e 05 de dezembro de 2013

LOCAL: Mercure Privilege Hotel – São Paulo – SP

ENDEREÇO: Av. Macuco, 579 – Moema

FONE DO HOTEL: (11) 5054-7800

HORÁRIO: 08h30min às 18h00min.

 

INSCRIÇÃO NO EVENTO COMPLETO, DIAS 04 E 05 DE DEZEMBRO:

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 2.790,00

Pagamento até o dia 20 de novembro: R$ 2.690,00

 

INCLUI: Além das palestras do Fórum e do Seminário, material didático, certificado, almoço e coffee breaks.

 

DESCONTOS PARA GRUPOS, CONSULTE-NOS

Aceitamos Nota de Empenho

OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS

INSCRIÇÕES:

Leonardo Lopes

[email protected]

DIALOGIA

11 35676550

A sempre polêmica terceirização

Muito embora 14,2 milhões de trabalhadores brasileiros sejam terceirizados, ainda não há uma regulamentação para a atividade no país, o que gera insegurança jurídica entre as partes envolvidas. Polêmica, a questão foi tema do debate realizado na última quinta na ABRH-SP.

Falaram para uma plateia lotada o advogado José Eduardo Pastore, assessor jurídico da Fiesp; Vander Morales, presidente do Sindeprestem, sindicato que representa as empresas de prestação de serviços a terceiros; Wolnei Tadeu Ferreira, diretor Jurídico da ABRH-Nacional; e Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações do Trabalho da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Diretor Jurídico da ABRH-SP e coordenador do Corhale (Comitê RH de Apoio Legislativo), grupo que promoveu o evento em parceria com a ABRH-SP, Carlos Silva foi o âncora do debate.

Ao fazer a análise sociopolítica do tema, Pastore enfatizou que o estigma da precarização do trabalho e a discussão em torno da possibilidade ou não de terceirizar a atividade fim são os fatores que mais atrapalham a regulamentação. Já Morales apontou que, além dos quase 15 milhões de trabalhadores terceirizados, existem ainda 13 milhões de trabalhadores de outros serviços não considerados terceirizados que podem se encaixar nessa categoria, como contabilidade, turismo, advocacia, TI, escolas particulares, entre outros.

Depois de resumir o histórico da terceirização no Brasil, Ferreira falou dos cuidados que as empresas devem ter ao optar pela terceirização, principalmente, acompanhar, monitorar e auditar o cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e acessórias das contratadas para prestar o serviço. Apostólico, por fim, defendeu que a terceirização é um contrato civil entre duas empresas, não uma questão trabalhista ou um problema da Justiça do Trabalho: “As empresas tinham de ter o direito de escolher o que fazer, o que inclui até terceirizar a atividade fim”, polemizou.

Página ABRH-SP – 3 de novembro

FIQUE ATENTO!

CIEE exibe documentário “Orgulho de ser Brasileiro – com a presença do jornalista e diretor Adalberto Piotto” 


Horário: 18h30

Quando: Quarta-feira 13/11/2013

Onde: Auditório da IBE-FGV – Rua José Paulino, 1369,Centro, Campinas 

Evento Gratuito

 

Informações: (19) 3705-1508/1536 ou pelo email: [email protected]

  

Página ABRH-SP Campinas – 10 de novembro

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ABRH-SP Campinas promove evento de integração aos associados

Confraternização terá apresentação da peça teatral ‘Multiplicando Campeões’ 

A Regional Campinas da ABRHSP promove no dia 21 de novembro, quinta-feira, seu evento de confraternização de final de ano que une gestores, profissionais de RH, empresários, advogados de empresas e autoridade locais. Com o tema “Multiplicando Campeões”, a ação deste ano terá a apresentação especial do grupo de teatro Toque de Areia. O evento será no Teatro Amil, no Shopping Dom Pedro, em Campinas, das 18h30 às 21h30. 

“Queremos proporcionar uma noite de integração e networking aos nossos associados, uma oportunidade também de aproximar os participantes da diretoria atual”, destaca a Diretora Regional da ABRH-SP Campinas. 

A peça de teatro “Multiplicando Campeões”, do grupo Toque de Areia, conta a história de quatro jovens recém-formados que se conhecem na praia. Embalados pela beleza do lugar, decidem iniciar uma corrida em busca do sucesso profissional e da realização de seus sonhos. A partir daí, combinam de se encontrar de tempos em tempos na mesma praia para fazerem um balanço de como a vida deles está caminhando. Lançados aos desafios da vida, os jovens deparam-se com conflitos, incertezas e até mesmo pensam em desistir em alguns momentos. Com isso, vem o amadurecimento e a certeza de que, em um mundo em constante transformação, mudar é preciso.

 

Página ABRH-SP Campinas – 10 de novembro

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Uma perfeita combinação entre RH e coaching

A diretora geral da Regional Bauru, Tatiane Souza, presidente da Gente Mais – Consultoria e Treinamento, apresenta amanhã, às 19h30, no Ciesp Marília (Rua Araraquara, 315, no centro de Marília) a palestra RH e Coaching: Uma perfeita combinação!

“Meu objetivo é mostrar que a melhor mudança que a ferramenta oferece ao público de RH está em provar e associar resultados com ações de treinamento e coaching”, explica Tatiane. Para ela, o coaching ajuda o líder a se tornar um líder melhor, que consegue, através do seu trabalho ou do trabalho da equipe, fazer a empresa lucrar mais.

Mais informações: [email protected] ou (19) 3294-3307


Página Semanal ABRH-SP – 10 de novembro

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INDICADORES 10/11/2013

  • A Pesquisa Impex (Índice de Medida da Procura de Executivos) da consultoria Laerte Cordeiro estimou em 370 o número de posições oferecidas a executivos de gerência e direção, em São Paulo, no último mês de outubro.
  • A oferta de empregos para esses cargos foi 37% maior do que em setembro de 2013 (271), embora 31% menor do que a oferta de outubro de 2012 (540).
  • Em outubro deste ano, o maior número de ofertas destinou-se aos executivos da área geral de Marketing/Vendas, com 38% do total. A seguir, aos executivos das áreas de Produção/Técnica (30%), Finanças/Controle (16%) e Serviços Internos (TI, RH e Jurídico), com 16%.
  • Por cargo, os mais recrutados foram diretores/gerentes Comerciais, Industriais, de Vendas, Operações, Manutenção, Administrativos, Produto, Contratos, Produção, Financeiros e de Tecnologia da Informação.
  • O setor empresarial que mais ofereceu oportunidades de emprego para executivos foi o de serviços, com 56% das ofertas. A seguir, o industrial com 30%, o de bancos/financeiras com 7% e o de comércio, também com 7%.
  • O segmentos empresariais que mais ofereceram empregos para executivos no período foram: bancos, comércio, hotéis, têxteis, educação, engenharia, plásticos e transportes/logística.

Página Semanal ABRH-SP – 10 de novembro

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TEMAS EM DEBATE – Inovação na gestão de pessoas com deficiência

Metodologia nascida nas universidades norte-americanas na década de 1980, o supported employment (emprego apoiado) tem se espalhado pelo mundo como uma das mais importantes ferramentas para a inclusão de pessoas com deficiência.

A fim de promover o debate nesse campo, a ABRH-SP convidou o psicólogo Flávio Gonzalez, supervisor de Qualificação e Inclusão da Apae de São Paulo, para apresentar uma palestra sobre a inovação da gestão de pessoas com deficiência. O evento acontece nesta quarta, das 9 às 11h30, na sede da Associação.

Segundo Gonzalez, o supported employment carrega valores e princípios que têm provocado uma verdadeira mudança de paradigma no modo como a inclusão de pessoas com deficiência tem sido olhada e praticada.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou [email protected]


Página Semanal ABRH-SP – 10 de novembro

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PESQUISA – Estudo aponta tendências da gestão de pessoas

Na quinta passada, os associados da ABRH-SP puderam conhecer os resultados da Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas, realizada pela ISK Consultoria Organizacional em parceria com a Fênix Editora no ano passado, com revisão em junho deste ano. José Antônio Silva e Kátia Moreno, respectivamente gerente de Negócios e gerente de Projetos da ISK, apresentaram os dados do estudo, que ouviu profissionais de RH, durante a palestra na sede da Associação.

Alguns resultados chamam a atenção:

– A proporção de colaboradores de RH ante o total de funcionários das empresas entrevistadas é de 1,98%, porcentagem que vem caindo a cada edição da pesquisa.

– 43,7% apontaram dificuldade de encontrar profissionais qualificados nas áreas técnicas (engenharia, financeira, fiscal, contabilidade, entre outras).

– 71,4% das organizações entrevistadas não têm um programa estruturado de saúde corporativa; em 71,4% delas a gestão da saúde está sob os cuidados da área de RH.

– Programas de RH, como avaliação de desempenho, desenvolvimento individual e gerencial e estágio, têm a aderência de 89,6% das empresas.

– Apenas 2,0% possuem políticas específicas de gestão de pessoas diferenciada para as diversas gerações.


Página Semanal ABRH-SP – 10 de novembro

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ARTIGO – Estamos vivendo a hora e a vez das mulheres no cenário mundial

A representatividade feminina hoje no mercado de trabalho brasileiro é de 58,9%. No entanto, temos muito a superar nesse campo. A carreira feminina enfrenta dificuldades por questões e aspectos socioculturais não muito perceptíveis, relacionados ao gênero e não à qualificação e competência da mulher.

Na verdade, as mulheres ainda são vítimas de preconceito. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que ainda existe diferença salarial entre os sexos. O salário das mulheres equivale a 72,3 do salário dos homens. A taxa de desemprego entre as mulheres no Brasil é cerca de 60% superior à dos homens. Do total de desempregados do país, 55% SÃO MULHERES. Ou seja, elas têm mais dificuldade de encontrar trabalho e, quando encontram, ganham menos.

No entanto, observamos que tal situação tem sido revertida. Pesquisa feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) aponta que, pelo oitavo ano consecutivo, a taxa de desemprego feminino recuou passando de 14,7% em 2010 para 12,5% em 2011. Outras pesquisas apontam que, em um futuro breve, 50% das mulheres estarão no topo das empresas.

 O desafio das instituições ao focar neste público está, portanto, em construir um relacionamento que auxilie as mulheres a articular as quatro faces de seu cotidiano: 

– Conquistar espaço em casa e no trabalho;

– organizar o tempo;

– equilibrar as vidas profissional, familiar e pessoal;

– e cuidar dos familiares, funcionários e empreendimentos enquanto mantêm uma posição de liderança.

Trata-se de criar um novo modelo de relacionamento para essa mulher, que é fundamental para o crescimento sustentável da economia.

Para acompanhar tal cenário, a ABRH-SP está formando uma Grupo de Trabalho com o objetivo de desenvolver temas relacionados aos desafios das mulheres e à valorização do feminino. O grupo é formado pelas diretoras Edna Bedani, Lilian Guimarães, Luciana Carvas e eu.

Em conjunto, temos elaborado uma Agenda para 2014 com a realização de cafés da manhã trimestrais com a presença de Mulheres de Destaque no cenário corporativo. Neste segundo semestre, já iniciamos algumas ações nesse sentido, a exemplo da presença da jornalista e empresária Ana Paula Padrão no estande da ABRH-SP no CONARH, como também recebemos a vice-presidente sênior de Recursos Humanos global da Avon, Susan Ormiston, que falou sobre o tema liderança e transformações de RH em escala global na sede da Associação. Nosso objetivo é convidar nossos associados a se engajarem cada dia mais nos desafios que temos pela frente. Contamos com a presença de todas.

Edna Vasselo Goldoni é diretora Comercial da ABRH-SP


Página Semanal ABRH-SP – 10 de novembro

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1ª Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH Online do Estado

Nesta pesquisa, quem ganha é o mercado.

ABRH-SP e suas Regionais, em parceria com a Consultoria Wiabiliza Soluções Empresariais, estão lançando a 1ª Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH Online do Estado de São Paulo.

A Pesquisa de Remuneração oferece oportunidades para as empresas compararem e repensarem suas práticas de cargos, salários e benefícios, de forma a adequar-se ao momento atual e realizar projeções com base nas perspectivas do negócio e do mercado. Por meio de sistema interativo e de fácil utilização, os participantes poderão fazer consultas, analisar cenários e obter relatórios online, e isso com acesso protegido por senha, garantindo a segurança e a confidencialidade dos dados das empresas participantes. Os resultados da pesquisa ficarão disponíveis durante 11 meses, período em que a empresa poderá obter tabulações dos dados de salários, benefícios e práticas de RH, classificados por região, porte e segmento do qual faz parte.

A Pesquisa abrangerá:

  • 230 cargos das áreas administrativas, técnicas/operacionais e de gestão
  • 12 benefícios
  • 12 práticas de Gestão de Pessoas
  • 05 indicadores de desempenho

 

Investimento para empresas associadas:

  • Até 100 funcionários                     – R$ 750,00
  • de 101 a 500 funcionários            – R$ 1.500,00
  • + de 501 funcionários                   – R$ 2.000,00

Investimento para empresas não associadas:

  • Até 100 funcionários                     – R$ 1.700,00
  • de 101 a 500 funcionários            – R$ 3.400,00
  • + de 501 funcionários                   – R$ 4.500,00

Mais informações:

Bruna Nascimento / Thaís Soares

[email protected] / [email protected]

11- 5584-8570

ABRH-SP comemora o sucesso do evento de integração com novos associados

Patrocinadores do evento com a diretoria da ABRH-SP


Realizada no dia 29 de outubro de 2013, a primeira Noite de Integração com Novos Associados da ABRH-SP reuniu mais de 80 pessoas, entre associados Pessoa Física e Jurídica, no Espaço da Admix, em São Paulo. Iniciativa da diretoria comercial da entidade paulista, o evento contou com o patrocínio das empresas Admix, Alelo, Chubb Seguros e Grupo Meta RH.

Para a diretora comercial da ABRH-SP, Edna Vasselo Goldoni, foi uma noite bem agradável para todos. “Atingimos o objetivo do evento, que era proporcionar uma noite de integração em que os associados pudessem conhecer a diretoria atual da ABRH-SP e suas propostas de gestão, e fazerem network. Também conseguimos mostrar o quanto a nova diretoria quer estar mais próxima dos seus associados”, avaliou Edna.

Em um breve discurso, o presidente da ABRH-SP, Almiro dos Reis Neto, agradeceu a presença de todos e o apoio dos patrocinadores ao novo formato de evento. Ele lembrou que, durante muito tempo, a entidade teve um padrão de número de associados que não passava de 500. De uns anos para cá, porém, tem sido feito um esforço grande para ampliar esse número, que já chega a 4 mil contando com os até dez usuários inscritos por cada uma das empresas associadas.

“Quando assumimos em janeiro deste ano, estabelecemos a meta de crescer 30% nos três próximos anos. Já alcançamos quase 20% em 2013. A ABRH-SP está com o prestígio em alta por causa do que vem acontecendo nos últimos anos e pelo trabalho realizado pela diretoria atual”, concluiu o presidente.

No próximo ano, a diretoria tem a proposta de realizar mais eventos para facilitar o networking e a integração entre seus associados.

Agradecemos os patrocinadores do evento:

Minha história no RH com Marcel Oliveira

Iniciei minha vida profissional muito jovem, aos 14 anos e hoje conto com mais de 36 anos de aprendizado e carreira incluindo diversas experiências profissionais e acadêmicas muito importantes, que me fizeram amadurecer pessoal e profissionalmente. 

Acredito que é necessário se ter uma visão do todo para desenvolvermos um bom trabalho em nossas áreas de atuação. Minha experiência profissional mostra bem isso, já que iniciei na área financeira, depois trabalhei em áreas de planejamento de produção, automação industrial, vendas, marketing, gestão organizacional, relações públicas e governamentais em organizações como: PUCC, IBM, Robert Bosch, Ford, Visteon e Embraer. Desde o início, o RH estava como objetivo de vida, daí a passagem em diversas áreas e disciplinas corporativas.

Outro ponto que destaco é a necessidade do constante aprendizado, que é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho e que também nos faz crescer como pessoas. Mas, tão importante quanto aprender, é compartilhar conhecimento, pois isso gera um valioso ciclo no qual todos os envolvidos são beneficiados.

Há oito anos, ingressei na Schaeffler com a grande responsabilidade de criar o departamento de Marketing, Comunicações e Relações Públicas, integrando assim todas as unidades da empresa e suas principais marcas INA, FAG e LuK, sendo que há aproximadamente cinco anos assumi a área de RH. Uma nova etapa na minha vida. Com a experiência adquirida em anos de carreira, encarei esse desafio com uma visão estratégica de forma a promover melhorias na área e, consequentemente, para a empresa.

Por acreditar muito no valor de se compartilhar experiências, deixo uma dica pessoal, que faz parte da minha vida. Prepare-se, supere-se, busque sempre obter mais conhecimento e divida-o com os outros, lute pelos seus objetivos e ideais de vida e, principalmente, tudo que fizer faça com dedicação e paixão.

 

Página ABRH-SP Campinas – 03 de novembro

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