Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

REGIONAIS – Metropolitana Oeste lança projeto-piloto para jovens

Com o propósito de desenvolver jovens lideranças corporativas, políticas e partidárias dos três setores e também da economia social, a Regional Metropolitana Oeste da ABRH-SP está lançando o projeto ABRH Jovem. “Apoiaremos jovens de até 35 anos em posições de liderança em questões relacionadas à gestão de pessoas, times, equipes e busca por competitividade e resultados”,ressalta Paulo Bastos, diretor do projeto. 

Inicialmente, serão promovidos encontros mensais para troca de experiências, com participação de lideranças-sênior dos três segmentos. Outra ação programada é uma viagem anual para estudo e vivência empresarial, fora de São Paulo. O projeto-piloto ainda está na fase de recrutamento para a diretoria, mas mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

 

Página Semanal ABRH-SP – 15 de fevereiro

{module compartilhar}

ESOCIAL

ESOCIAL: GUARDE ESSE NOME PORQUE ELE VAI SABER TUDO SOBRE VOCÊ

As suas informações sobre vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio e informações sobre o FGTS estarão à disposição do governo, em tempo real!

Antes de se remexer na cadeira, esta é uma facilidade a mais: “o trabalhador poderá consultar a sua folha de pagamento, de casa, pelo portal do governo. Ele terá acesso às informações que garantirão o Fundo de Garantia, aposentadoria e pagamento correto de horas extras e dentro do prazo,” explica Gustavo Casarotto, diretor de produto e Inovação da Metadados, empresa de soluções para gestão de capital humano. 

O esocial vem sendo desenvolvido desde 2007 e pretende diminuir o número de informações redundantes ou divergentes, já que as empresas passarão a postar os dados dentro de um único grande arquivo. E os órgãos – INSS, Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica e o Ministério da Previdência Social – buscarão nesse banco o que precisam. 

“O tempo dos amadores está diminuindo. As empresas serão obrigadas a se organizar em termos de relações de trabalho!”, declara Casarotto.

O empregador deverá cadastrar no sitewww.esocial.gov.br os dados – nome, data e local de nascimento, PIS e CPF – dos funcionários. Se houver divergência, ele mesmo irá corrigir. Atenção: isso inclui também os trabalhadores domésticos!

Entretanto, uma questão cultural se impõe para o sucesso do sistema, como aponta Casarotto: “Fora do RH, os demais líderes dão pouca importância para as tarefas administrativas da gestão de pessoas, que são deixadas de lado porque os gerentes estão preocupados com suas atividades principais!” Até então, a legislação – que não mudou – era seguida com muitos… “ajustes”. Um exemplo?  Quem volta das férias, antes de trabalhar, tem de fazer exame médico! Soa como novidade?

Casarotto conta que tem feito muitas palestras de conscientização e que as dúvidas eram tantas que a empresa decidiu disponibilizar em seu site vídeos, artigos e até mesmo inscrições para workshops gratuitos.

O cronograma de adesão começa com o ambiente de teste, em junho. Depois, as empresas que faturam mais do que R$ 78 milhões serão as primeiras a aderir ao sistema. Pequenas e médias ainda estão sem prazo definido, mas é bom acompanhar o andamento e tirar suas dúvidas, desde já.

 

Fonte: Folha de Alphaville

13 de fevereiro de 2015

 {MODULE COMPARTILHAR}

HERDEIRO, JOVEM E NOVO LÍDER

Instituir a própria marca à gestão de uma empresa é um desafio de mercado para pequenos, médios e grandes. A boa notícia é que você não precisa passar por isso sozinho.

 

Quando a gente pensa em empresa familiar pensa também em grandes empresas, afinal, o cenário brasileiro é repleto de corporações com gestões que passam de pai para filho, para irmão, etc. O acesso ao conhecimento, é verdade, está muito mais fácil que há 40 anos. ”Hoje, um estudante universitário ganha um nível de cultura, de visão de negócio e capacidade de planejamento impensável para empresários autodidatas como Samuel Klein e Amador Aguiar (fundadores das Casas Bahia e Banco Bradesco, respectivamente)…”, comenta Antônio André Neto, coordenador acadêmico do curso MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, da FGV Strong. “Imagine o que esses homens não fariam hoje se sentassem numa sala de aula?”, brinca Neto.

Paulo Roberto Menezes de Souza, autor de “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências”, destaca o aprendizado dos jovens líderes em não terem a preferência pela postura do comando e controle, e tentarem consenso, articulação e uma gestão mais participativa. Mas nem tudo está nos livros.Muitos desses cursos não consideram problemas específicos do cotidiano das organizações – que certamente envolvem mais do que teorias. Então, onde encontrar outros pares que vivam os mesmos dilemas, as mesmas ansiedades?

 

Um espaço único foi criado pela ABRH-SP Metropolitana Oeste para essas lideranças, a ABRH Jovem, e o recrutamento para compor a diretoria já foi iniciado. A missãodesse projeto-pilotoédesenvolver lideranças corporativas, políticas e partidárias dos três setores e também da economia social. “Apoiaremos jovens de até 35 anos em posições de liderança no que tange à gestão de pessoas, times, equipes e busca por competitividade e resultados”, ressalta Paulo Bastos, diretor da ABRH Jovem, “queremos diminuir distâncias para não perder as oportunidades de mudança”.

O vice-diretor Vinicius Almeida emenda: “Teremos encontros mensais para troca de experiências, com participação de lideranças-sênior, sempre mesclando os três segmentos!”

Outra ação programada é uma viagem anual para estudo e vivência empresarial, fora de São Paulo. “Iremos aprender interagindo com outras culturas e visitando empresas”, explica Bastos. Já houve um convite da BYU Management Society para o grupo fazer um curso de dez dias, em português, no Campus da Brigham Young University, em Salt Lake City, estado de Utah, nos EUA, e depois visitar empresas do Vale do Silício. Outro destino possível é Fortaleza e a Universidade do Parlamento – universidade corporativa voltada para os funcionários públicos do estado do Ceará – e visitas a empresas importantes da região.

Ainda há tempo para você, jovem executivo, informar-se sobre esse projeto e, quem sabe, juntar-se a ele!

Contato: [email protected] 

Fonte: Folha de Alphaville

13 de fevereiro de 2015

{module compartilhar}

JOVEM, HERDEIRO E NOVO LÍDER

Instituir a própria marca à gestão de uma empresa é um desafio de mercado para pequenos, médios e grandes. A boa notícia é que você não precisa passar por isso sozinho.

 

Quando a gente pensa em empresa familiar pensa também em grandes empresas, afinal, o cenário brasileiro é repleto de corporações com gestões que passam de pai para filho, para irmão, etc. O acesso ao conhecimento, é verdade, está muito mais fácil que há 40 anos. ”Hoje, um estudante universitário ganha um nível de cultura, de visão de negócio e capacidade de planejamento impensável para empresários autodidatas como Samuel Klein e Amador Aguiar (fundadores das Casas Bahia e Banco Bradesco, respectivamente)…”, comenta Antônio André Neto, coordenador acadêmico do curso MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, da FGV Strong. “Imagine o que esses homens não fariam hoje se sentassem numa sala de aula?”, brinca Neto.

Paulo Roberto Menezes de Souza, autor de “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências”, destaca o aprendizado dos jovens líderes em não terem a preferência pela postura do comando e controle, e tentarem consenso, articulação e uma gestão mais participativa. Mas nem tudo está nos livros.Muitos desses cursos não consideram problemas específicos do cotidiano das organizações – que certamente envolvem mais do que teorias. Então, onde encontrar outros pares que vivam os mesmos dilemas, as mesmas ansiedades?

 

Um espaço único foi criado pela ABRH-SP Metropolitana Oeste para essas lideranças, a ABRH Jovem, e o recrutamento para compor a diretoria já foi iniciado. A missãodesse projeto-pilotoédesenvolver lideranças corporativas, políticas e partidárias dos três setores e também da economia social. “Apoiaremos jovens de até 35 anos em posições de liderança no que tange à gestão de pessoas, times, equipes e busca por competitividade e resultados”, ressalta Paulo Bastos, diretor da ABRH Jovem, “queremos diminuir distâncias para não perder as oportunidades de mudança”.

O vice-diretor Vinicius Almeida emenda: “Teremos encontros mensais para troca de experiências, com participação de lideranças-sênior, sempre mesclando os três segmentos!”

Outra ação programada é uma viagem anual para estudo e vivência empresarial, fora de São Paulo. “Iremos aprender interagindo com outras culturas e visitando empresas”, explica Bastos. Já houve um convite da BYU Management Society para o grupo fazer um curso de dez dias, em português, no Campus da Brigham Young University, em Salt Lake City, estado de Utah, nos EUA, e depois visitar empresas do Vale do Silício. Outro destino possível é Fortaleza e a Universidade do Parlamento – universidade corporativa voltada para os funcionários públicos do estado do Ceará – e visitas a empresas importantes da região.

Ainda há tempo para você, jovem executivo, informar-se sobre esse projeto e, quem sabe, juntar-se a ele!

Contato: [email protected]  

{module compartilhar}

MUDANÇAS – Com as novas regras da Previdência Social, empresas esperam mais engajamento

As mudanças no seguro-desemprego, na pensão por morte e no auxílio doença ainda serão debatidas, em Brasília. Mas, para saber o que as empresas estão achando do pacote, a reportagem conversou com o advogado Edmard Wilton Aranha Borges, da Diretoria Jurídica da ABRH-SP Metropolitana Oeste: “Todos nós sabíamos que a conta chegaria e isso terá de ser administrado tanto pelo lado dos trabalhadores, quanto pelo lado dos empregadores. Não tem como fugir!”

Ele resumiu os impactos para o trabalhador: “Basicamente, foram tirados a facilidade e o curto prazo para obtenção dos benefícios como pensão por morte e seguro-desemprego, mas eles continuam a existir.”

As novas regras para concessão do seguro-desemprego começam a valer em março. O prazo mínimo passa dos atuais 6 meses de trabalho para 18 meses. Antes de pedir o benefício pela segunda vez, o tempo mínimo de trabalho será de 12 meses. Para a terceira solicitação, será de seis meses.

Borges aponta que isso inibirá a troca excessiva de posto de trabalho – em especial, nas áreas de construção civil, serviços gerais, logística, portos e movimentação de cargas – e ainda contribuirá para diminuir os custos de rescisão gerados pela rotatividade de funcionários.

No caso das pensões por morte foram várias alterações. Agora, para solicitar o benefício exige-se um tempo de contribuição de 24 meses, o pagamento vitalício é somente para viúvas a partir de 44 anos de idade e o cálculo do valor mensal será feito em cima de 50% do valor da aposentadoria que o segurado recebia, mais 10% por dependente.

Para as empresas, o impacto direto é com a alteração do Auxílio Doença, já que as organizações terão de suportar não apenas 15, mas 30 dias de afastamento do trabalhador em razão de atestados e enfermidades. O valor será limitado à média da soma dos 12 últimos salários de contribuição.

Certamente, o pacote evitará fraudes e corrigirá distorções. No âmbito do RH, o momento pode ser aproveitado por líderes e gestores para impulsionar a motivação e o esforço para qualificação de trabalhadores de todos os setores!

 

Fonte: Correio Popular 08 de fevereiro de 2015

{module compartilhar}

ARTIGO – Humanizar para se realizar e ser feliz

No mundo de tanto mecanicismo nas relações, as pessoas estão desenvolvendo doenças da alma, como a depressão, estresse, ansiedade, e às vezes o pânico, ou mesmo andando cansadas e desanimadas para o trabalho. É provável que você, leitor, já tenha se aproximado de alguma dessas questões. Já se sentiu triste ao acordar para trabalhar ou voltou de férias com vontade de pedir demissão.

Esses são sinais inequívocos de que o emprego deixou de ser fonte de realização ou motivo de orgulho para se transformar em um martírio, uma mera obrigação a ser cumprida porque, “infelizmente”, não há como se livrar dela. É como se a sua vida pessoal fosse antagônica à profissional e todos perdem nesse processo: você e a corporação da qual faz parte.

As principais causas para tudo isso são a correria desenfreada que vivemos, a falta de sintonia entre os valores internos das pessoas com suas atitudes, assim como a falta de equilíbrio e integração entre a vida pessoal e profissional. A boa notícia é que existe um remédio para esse mal: a humanização das relações interpessoais tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele.

Como fazer? Falo sobe isso no meu livro “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”. Nele, traço um método para a conquista de resultados sensacionais em sua vida pessoal e profissional, como: cuidar antes de você, respeitar os seus valores, praticar a gentileza, ampliar a sua rede, conhecer as pessoas, cooperar sempre a cada vez mais e ser gente que inspira gente.

O conteúdo deste livro vai ajudar a resgatar seus valores, sua autoestima e seu entusiasmo para o dia a dia, com impactos positivos para a empresa da qual você faz parte. Um ambiente de trabalho saudável estimula o crescimento sustentável dos funcionários e da empresa.

Lembre-se: você tem o direito de acordar com disposição e entusiasmo em sua vida. Você tem o direito de ser feliz!

 

Susanne Andrade, Coach, Escritora e Palestrante

 

Fonte: Correio Popular 08 de fevereiro de 2015

{module compartilhar}

INSCRIÇÕES

Venha para os Grupos de Estudos da ABRH-SP Campinas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3294-3307. Escolha um dos temas e faça parte da melhor rede de conhecimento de RH da região.

Fonte: Correio Popular 08 de fevereiro de 2015

{module compartilhar}

INSTITUCIONAL – Eleições para diretoria executiva e conselheiros da ABRH-SP ocorrerão em agosto deste ano

As eleições para integrantes da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP (triênio 2016-2018) ocorrerão em agosto deste ano e esta é uma oportunidade para todos aqueles que querem contribuir mais efetivamente com a Associação. “Tenho recebido muitos contatos de profissionais de Recursos Humanos que desejam participar mais ativamente da ABRH-SP e para todos recomendo que se candidatem ao Conselho Deliberativo, a porta de entrada para aqueles que querem trabalhar pela entidade”, afirma o atual presidente Almiro dos Reis Neto. 

Segundo ele, a Associação tem buscado uma participação mais ampla da comunidade de Recursos Humanos do Estado de São Paulo. “Gostaríamos de ter candidatos de todas as regiões e de todas as especialidades de RH: seleção, desenvolvimento, comunicação, clima e cultura, etc. Esta multiplicidade de visões só enriquece os debates no Conselho e garante uma percepção abrangente dos desafios de nossa profissão, com melhores decisões por parte da diretoria”, avalia o presidente. 

Atual vice-presidente, Donizetti Moretti lembra que no ano passado foi feita uma consulta formal com todos os membros do Conselho Deliberativo para saber quais poderiam dedicar mais tempo à ABRH-SP e gostariam de se envolver em projetos específicos. “Com esses dados em mãos, conseguimos conquistar maior participação prática de muitos membros do Conselho.” 

Candidatar-se às eleições é muito simples, basta cumprir dois critérios: ser associado há pelo menos seis meses e estar com o pagamento da anuidade em dia. Portanto, os profissionais de Recursos Humanos que têm interesse em contribuir de forma mais efetiva com a entidade paulista, e ainda não são associados, precisam se filiar o quanto antes. 

“Da mesma forma, convocamos os atuais associados que gostariam de ver nos próximos Conselho ou Diretoria Executiva algum profissional de RH, que o convide para se associar o quanto antes”, recomenda Almiro Reis, que há 15 anos é voluntário na ABRH-SP, tendo atuado como conselheiro, presidente do Conselho e vice-presidente da diretoria executiva até chegar à posição atual nesta gestão. “Colaborar como voluntário para uma organização como a ABRH-SP é muito enriquecedor e gratificante.” 

Já o presidente do Conselho Deliberativo, Theunis Marinho, ressalta que em 2015 a ABRH-SP completa 50 anos de fundação e, ao longo deste ano, serão realizadas celebrações em todo o Estado. “Os que se elegerem em agosto, certamente, terão a oportunidade de contribuir de forma decisiva para o próximo passo de crescimento e representatividade de nossa associação.” 

Para quem pretende se candidatar, é importante saber que, enquanto a Diretoria Executiva é responsável pela administração e gestão da entidade, o Conselho Deliberativo zela pelo cumprimento dos objetivos da ABRH-SP de acordo com os seus princípios e do Sistema Nacional ABRH. Já o Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador das contas apresentadas pela Diretoria Executiva. 

As candidaturas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal são individuais, sendo que o interessado deverá encaminhar para a ABRH-SP as seguintes informações: nome, currículo resumido e foto digital. Já as candidaturas à Diretoria Executiva são feitas por chapa, composta de sete membros (presidente, vice-presidente e cinco diretores), sendo que deverão ser enviadas para a ABRH-SP as seguintes informações: nome da chapa, currículo resumido e foto digital de cada um dos sete membros da chapa candidata, além do respectivo plano de gestão. 

Em ambos os casos, as candidaturas poderão ser enviadas por correio, para o endereço Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 1297, conjunto 92, Cidade Monções, CEP 04571-010, São Paulo (SP); por e-mail, para o endereço [email protected]; ou, ainda, pessoalmente na sede, no horário das 9 às 17 horas. 

Em caso de interesse em se candidatar ou de dúvidas, é só em entrar em contato com a ABRH-SP pelo site www.abrhsp.org.br ou pelo telefone (11) 5505-0545.

 

Página Semanal ABRH-SP – 08 de fevereiro

{module compartilhar}

ESPECIAL 50 ANOS – Fatos marcantes na sede da Alameda Barros

Sede da ABRH-SP de 1976 até 2000, o endereço da Alameda Barros, na região central da capital paulista, ficou na história da Associação. As amplas instalações do local permitiam a realização de cursos, seminários e muitos eventos de networking que congregavam os associados.

Um fato histórico aconteceu durante a cerimônia de inauguração da sede, no dia 26 de julho de 1976. Na ocasião, Genézio Lucone, um dos fundadores e futuro presidente da entidade, fez um discurso festejando o novo espaço e sugerindo que aquela data fosse escolhida como o Dia Mundial do Administrador de Pessoal, como os profissionais de Recursos Humanos eram chamados na época. A sugestão foi acatada, mas a data ficou sendo 3 de junho, dia da fundação da World Federation of People Management Associations (WFPMA), federação que hoje congrega mais de 90 associações de RH em todo o mundo. Naquela oportunidade, Lucone já destacava a importância de aproveitar a data para fazer anualmente um exame de consciência, avaliar as realizações e fixar as metas para o futuro.

A sede da Barros também recebeu muitas visitas ilustres nos mais de 20 anos em que a entidade lá esteve. Durante a presidência de Oswaldo Checchia (1973-1977), o então ministro do Trabalho, Arnaldo Pietro, visitou as instalações. Foi na gestão de Prieto, em 14 de abril de 1976, que foi instituído o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, com a efetiva participação de Checchia e da ABRH no processo de sua criação.

 

Página Semanal ABRH-SP – 08 de fevereiro

{module compartilhar}

DESENVOLVIMENTO – Agende-se para as reuniões dos Grupos de Estudos

Uma das principais atividades da ABRH-SP, tanto na sede quanto nas Regionais, os Grupos de Estudos estão com as inscrições abertas para a temporada 2015. Para participar da atividade, é preciso ser associado da entidade paulista (Pessoa Física ou Jurídica) e estar em dia com a anuidade, mas, atenção, as vagas são limitadas. 

Também já estão agendadas as reuniões de apresentação dos temas deste ano e seus respectivos facilitadores em São Paulo (dia 24 de fevereiro), Campinas (4 de março), Sorocaba (5 de março) e Baixada Santista (10 de março). 

Para mais informações sobre os temas deste ano, inscrições ou local e horário das reuniões de apresentação, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 5505-0545.

 

Página Semanal ABRH-SP – 08 de fevereiro

{module compartilhar}

Instituto Francis promove workshop sobre criatividade

Grupo de profissionais de Recursos Humanos dedicado a promover, em caráter voluntário, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da capacidade de gerir pessoas, o Instituto Francis realiza no dia 21 de março, das 8h30 às 12h30, o workshop Criatividade – A chave da excelência, cujo objetivo é familiarizar profissionais de todas as áreas com o tema, enfocando a importância da criatividade para a inovação, solução de problemas e melhoria contínua.

A coach e escritora Sandra Maria de Sousa Pereira, jornalista com especialização em Criatividade e Inovação, conduzirá o workshop.

Inscrições: www.francis.org.br (atenção, vagas limitadas)

 

Página Semanal ABRH-SP – 08 de fevereiro

{module compartilhar}

ARTIGO – A memória é curta

Há apenas alguns meses, assistíamos aos embates políticos pré-eleitorais e, neles, os “marqueteiros” usaram técnicas que chamaram de “desconstrução” da campanha dos oponentes. Em síntese, o ataque (“desconstrução”) incidia sobre as propostas do adversário, alegando que essas seriam recessivas, prejudiciais à classe trabalhadora e provocariam recessão na economia. 

Passados menos de um mês da posse, o Poder Executivo, sob comando da presidente reeleita, anuncia várias medidas que antes dizia (e prometia) não implantar, tais como: aumento da tarifa de energia elétrica; aumento dos combustíveis; aumentos de impostos (IPI, PIS/Cofins, IOF já anunciados); e revisão na concessão de benefícios à classe trabalhadora, como: 

  • • seguro-desemprego – exigência de tempo de trabalho para requerer pela primeira vez triplicou.
  • • pensão por morte – apenas recebida se o falecido tiver contribuído por 24 meses para o INSS; o cálculo também será revisto para 50% do salário de benefício, mais 10% por dependente, completando, no máximo, 100%; o benefício não será por toda a vida, sendo calculado conforme a idade do cônjuge beneficiário.
  • • Para as empresas, em relação ao benefício auxílio-doença, também houve alteração. Hoje, o valor é pago pelo INSS a partir de 15 dias de afastamento, mas passará a ser a partir do 31º dia, duplicando a despesa para as empresas.

 Mais recentemente, a presidente vetou o projeto de lei que reajustava em 6,5% a tabela de desconto do Imposto de Renda dos salários. Com isso, tirou dos assalariados aquela uma parte dos salários, pois, com o reajuste, aqueles que recebem até R$ 1.903,98 estariam isentos do imposto e, sem o reajuste, continuam a pagar imposto sobre o que for maior de R$ 1.787,77.

Além disso, investimentos em infraestrutura, no período governamental anterior (12 anos), aparentemente, inexistiram, o que nos traz à beira de colapsos no fornecimento de água e energia elétrica. Sofremos com racionamentos de água e apagões de energia elétrica.

A tão necessária reorganização e reestruturação do Estado, com a redução do número de ministérios (e seus incontáveis assessores que pouco contribuem), e ações para que as coisas não chegassem ao ponto em que estão, nem sequer foi aventada e tem poucas chances de sair, sangrando o erário público a cada dia.

Vamos, todos, empregados, empresas, o povo, enfim, pagar mais esta conta. Afinal, tem que pagar, pois foi ele quem deu causa a tudo isso. Será?

Resta-nos continuar a ver o sucateamento do parque industrial, a baixa reputação internacional dos nossos produtos (salvo exceções) e a perda de nossa competitividade principalmente para tigres, onças, leões e cobras asiáticos, que, há tempos, massacram muitos empreendedores nacionais, que, heroicamente, insistem em continuar seus negócios.

Resta-nos assistir às abruptas ondas de desemprego que já começaram a surgir, por exemplo, no caso das montadoras de automóveis, e às insistentes tentativas de negociação de condições e garantias aos afetados pelos desligamentos. Resta-nos acompanhar o dia a dia das movimentações públicas pelo passe livre e redução no preço das passagens de ônibus, metrô e trem, e a polícia soltando bombinhas.

Enquanto tudo isso acontece, continuemos a assistir a mais um capítulo da novela “Sangria na Petrobrás – o Lava a Jato”, sem se esquecer de outras que já assistimos, como: “Correios”, “Eletrobrás”, etc., em que, igualmente, o enredo se enveredava por atos e cenas de peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Outras virão! Pois é. A memória é curta! 

Carlos Silva é diretor Jurídico da ABRH-SP

 

Página Semanal ABRH-SP – 01 de fevereiro

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!