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ESPAÇO DA FÊNIX – Que venha 2015!

O ano de 2014 está terminando e, com ele, todo aquele cenário de pessimismo e mau humor que tomou conta do mercado. De fato, alguns setores amargam um resultado que não estava planejado, entretanto, nós, da Fênix Editora, fomos surpreendidos com um resultado muito positivo neste quarto trimestre, fruto do otimismo da grande maioria dos fornecedores de produtos e serviços para o RH. 

Impulsionada pelo sucesso do 17º Top of Mind de RH e pelas melhores perspectivas para 2015, mais da metade das cotas de patrocínio para a 18ª edição foi fechada até o momento. Na opinião dessas grandes marcas, associar-se ao prêmio mais prestigiado do setor é estratégia fundamental.

Além das cotas, diversos outros contratos de mídias para o próximo ano foram antecipados. Todas essas empresas já saíram na frente e planejam ganhar fatia de mercado logo neste início de ano. 

Tal conquista é fruto do trabalho e crescimento da Fênix Editora, que há mais de 20 anos desenvolve soluções comerciais e conteúdo de qualidade, aproximando cada vez mais, por meio de seus produtos impressos e digitais, o RH do seu fornecedor. 

O grupo de funcionários da Fênix Editora agradece a todos os clientes e deseja um 2015 com muitas conquistas e grandes oportunidades. Boas festas!

 

Página Semanal ABRH-SP – 21 de dezembro

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Melhores para pessoas com deficiência

Serasa, Citibank e Itaú Unibanco ocuparam, nesta ordem, os primeiros lugares no I Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a consultoria i.Social. O anúncio foi feito, no último dia 10, pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. 

“Como empresa cidadã, o tema Diversidade e Inclusão faz parte dos nossos valores e da cultura, possibilitando um ambiente livre de preconceitos, onde as pessoas são valorizadas e respeitadas em suas particularidades”, disse na ocasião Guilherme Cavalieri, diretor de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian, que integra a diretoria executiva da ABRH-SP.

 

Página Semanal ABRH-SP – 21 de dezembro

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Um ótimo 2015!

A diretoria executiva e o Conselho Deliberativo da ABRH-SP desejam um Feliz Natal é um ótimo 2015 para os gestores de pessoas de todo o país, com a confiança de que o próximo ano será pleno de oportunidades e inovações apesar das perspectivas não muito otimistas. 

A Associação também convida a todos para, em 2015, comemorarem com ela os 50 anos de sua fundação, celebrando uma trajetória de dedicação e entrega dos profissionais de Recursos Humanos que voluntariamente criaram e fizeram crescer a entidade, cuja história reflete a evolução das relações de trabalho e da gestão de pessoas no Brasil.

 

Página Semanal ABRH-SP – 21 de dezembro

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INSTITUCIONAL – Realizações de 2015 terão como foco principal as comemorações dos 50 anos da ABRH-SP

A diretoria executiva da ABRH-SP realizou, entre os últimos dias 4 e 6,no hotel Confraria Colonial, na divisa entre Itu e Mairinque, sua reunião anual de planejamento estratégico. O período da reunião, habitualmente feita em janeiro, foi antecipado para dezembro em razão das celebrações dos 50 anos da entidade, que serão comemorados em 2015 e vão permear as ações da diretoria no próximo ano.

Participaram do encontro os integrantes da diretoria executiva – Almiro dos Reis Neto, Carlos Silva, Donizetti Moretti, Edna Bedani, Edna Goldoni, Guilherme Cavalieri, João Furlan, Lilian Guimarães e Luciana Carvas –, as gerentes Roberta Barbosa e Vânia de Faria, os diretores das Regionais Elizabeth Sousa(Campinas), Fernando Lima (Metropolitana Oeste) e Denise Lustri (Ribeirão Preto), além do presidente do Conselho Deliberativo Theunis Marinho.

Na análise do grupo, as perspectivas não muito otimistas em relação à economia do país farão de 2015 um ano de orçamento e metas cautelosas para a Associação, mas também de muita coragem para conduzir as celebrações de uma data tão significativa. “Vamos enfrentar o ano bem preparados e com muita criatividade”, assinalou o presidente Almiro dos Reis Neto. 

Durante o encontro, foi constituído o comitê especial que será responsável pelas ações e eventos relacionados aos 50 anos. As Regionais também apresentaram um resumo das atividades deste ano e o planejamento para 2015. 

Além das comemorações do quinquagésimo aniversário, que irão marcar todas as atividades da Associação, serão realizadas ações como: fortalecimento dos produtos lançados no segundo semestre deste ano, como o ABRHVagas e o Radar Corhale; introdução de novos temas que têm preocupado os profissionais de Recursos Humanos na grade dos Grupos de Estudos; ampliação do curso “O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH?”; implantação de ações que tornem mais amigável o processo de inscrição de novos associados; ampliação dos novos grupos criados ao longo do ano, como o de Liderança Feminina e o de Inovação em Saúde Corporativa; e novas propostas que aproximem a entidade da área acadêmica, entre outras que serão concretizadas e divulgadas ao longo do ano.

 

Página Semanal ABRH-SP – 14 de dezembro

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MERCADO DE TRABALHO – ABRHVagas: empregabilidade para o RH

O final do ano pode, sim, ser uma boa hora para procurar um emprego ou partir para uma nova colocação. Para os profissionais de Recursos Humanos, o primeiro passo é cadastrar seu currículo no ABRHVagas, canal de empregabilidade especializado e completamente gratuito para quem atua na área.

Desenvolvido pela ABRH-SP, em parceria com a Elancers, o ABRHVagas tem as mesmas características e funcionalidades de um site de empregos. Os profissionais interessados em cadastrar o currículo podem fazê-lo gratuitamente, passando a ter acesso a todas as vagas publicadas pelas empresas. O sistema ainda permite que a pessoa inclua o currículo completo, ou possa importá-lo do LinkedIn, faça sua carta de apresentação, acrescente um vídeo-currículo e o compartilhe com apenas 1 clique nas redes sociais Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+.  

O ABRHVagas também tem condições especiais para as empresas que querem atrair candidatos qualificados. Por meio de acesso pago, elas podem cadastrar suas vagas, pesquisar, filtrar e selecionar candidatos e até criar listas dos mais qualificados. As organizações associadas à ABRH-SP têm desconto na inscrição. 

Para acessar o portal ABRHVagas basta entrar no www.abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 14 de dezembro

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DESENVOLVIMENTO – Aproveite os descontos nas inscrições do CONARH 2015

Em comemoração aos 50 anos da ABRH-Nacional e da ABRH-SP, celebrados no próximo ano, o CONARH 2015 – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas está com as inscrições abertas a preços promocionais. Durante esse período, associados da ABRH-SP pagam R$ 1.750 pela inscrição; não associados, R$ 2.450 (ambos com a possibilidade de parcelamento em seis vezes sem juros).

A 41ª edição do evento acontecerá de 17 a 20 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista.

Mais informações: (11) 3138-3420 ou [email protected]

 

Página Semanal ABRH-SP – 14 de dezembro

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Cresce número de pessoas com deficiência empregadas

De cada três candidatos com deficiência a uma vaga de trabalho, um é admitido. Esses são os dados do último levantamento realizado pelo Padef – Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, do governo do Estado de São Paulo. De janeiro a novembro deste ano, 3.367 candidatos com deficiência foram inscritos no programa e 1.063 contratados. A taxa de admitidos representa aumento de 16% na comparação com o total de 2013 quando foram contratadas 913 pessoas com deficiência. No total, 39.782 oportunidades de emprego foram oferecidas até novembro deste ano ante 23.044 em 2013.

Segundo Tadeu Morais, titular da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), o objetivo do Padef é aumentar o percentual de admitidos: “Temos muito a comemorar, mas, ao mesmo tempo, sabemos que a cultura dos empresários e da própria pessoa com deficiência precisa dar um passo adiante para que esse número cresça”.

 

Página Semanal ABRH-SP – 14 de dezembro

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Grupo de estudos abordaram mais de 200 temas em 2014

Inscrições para 2015 começam na segunda quinzena de janeiro

 

Durante 2014, 29 Grupos de Estudos da ABRH-SP debateram cerca de 203 subtemas. Entre eles: Coaching, Remuneração, Desenvolvimento, Cultura, Educação Corporativa, Liderança, Atração e Retenção de Talentos, Desempenho, Relações trabalhistas e Carreira. 

No balanço, foi um ano de muitas mudanças. “Experimentamos temas novos, fizemos alguns ajustes nos formatos e alcançamos uma visão mais abrangente do impacto dos grupos em nosso público alvo,” conta Ana Maria de Freitas, Diretora Geral dos Grupos de Estudos. 

Os temas da temporada 2015 e o cronograma do ano serão anunciados em janeiro. “Temos o compromisso com o que há demais atual e está em evidência no mercado. Os facilitadores, líderes que conduzem os grupos, possuem know-how e expertise para estimular debates e discussões relevantes. São profissionais que atuam em organizações renomadas”, explica Ana Maria. 

Novos temas serão apresentados com foco no compartilhamento dos conteúdos gerados, na produção e divulgação dos artigos escritos e maior integração entre os grupos da capital e regionais. O plano é incentivar a elaboração dos artigos desde as primeiras reuniões, consolidando conteúdos mais significativos.   

Na segunda quinzena de janeiro, serão abertas as inscrições para novos grupos. “Será uma excelente oportunidade para fazer a escolha do grupo que mais atenda a expectativa,” avalia Ana Maria. 

Os Grupos de Estudos são fontes de atualização profissional, espaços para a troca de boas práticas e fortalecimento da rede de contato. “O clima é de cooperação, entusiasmo e descontração, com foco na disseminação do conhecimento,” conclui a diretora.

 

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Mudou a regra do jogo? Quais os fatores que nos guiam em um mundo mais complexo e cheio de incertezas

Emir Redaelli, professor da UNISINOS/RS, foi o escolhido para provocar os participantes do último +Café & +Gestão de 2014 – evento mensal promovido pela ABRH-SP Metropolitana Oeste -, em busca das respostas que todo líder, futuro líder e RH procuram. Alguns dos dados trazidos foram inusitados. 

Ele quebrou o roteiro esperado ao colocar a autoconsciência como o pilar para tomar as decisões e obter valor. “Se uma pessoa não filtra suas emoções e não domina a si mesma, não consegue dominar suas atividades profissionais”.

Estudos apresentados pelo palestrante também demonstram que, em todo processo decisório, aumentar o conhecimento acalma o ser humano porque os padrões mentais influem diretamente na visão de mundo e, por consequência, nas escolhas. 

Esse aspecto que, a princípio, parece de caráter pessoal, tem uma parcela de participação ativa da empresa – que precisa investir, planejar e acreditar. 

Aliás, Redaelli foi ainda mais longe ao concluir que o fator limitante do crescimento de uma organização é a fronteira construída pela soma do conhecimento dos homens que a compõem. E que o segredo da vitória é extrair e aplicar ao máximo os conhecimentos existentes. 

Como? É fundamental pegar a experiência de cada pessoa, transformá-la em modelos de conhecimento e replicar esses modelos para expandir os resultados. O conhecimento não compartilhado compromete a projeção de crescimento e a evolução da empresa ao longo dos anos! 

No entanto, Redaelli apontou um grande obstáculo para modelagem estratégica de negócios: “o problema é que os maiores especialistas em estratégia são as gavetas, já que grande parte dos planejamentos ficam guardados nelas!” 

Pensa que ele foi mal recebido? Não! Na conversa, houve até quem levantasse dados complementares de pesquisas: nas empresas do mundo todo, de 70 a 90% das iniciativas estratégicas fracassam; e apenas 3% da população economicamente ativa do Brasil faz planejamento. 

Redaelli diagnostica o porquê: “a dificuldade de implementação de estratégias vem quando as pessoas não compreendem por que estão fazendo aquilo!” 

Sérgio Tadeu Ribeiro, Diretor-presidente da FGV/Strong, parceira do evento, elogiou a visão do professor: “O Emir tem o poder de simplificar o complexo!”

 

Fonte: Correio Popular de 5 de dezembro de 2014

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FÉRIAS COLETIVAS: Bom para a empresa, mas e o funcionário?

Além das tarefas, tem a maratona de confraternizações de final de ano, que são uma tradição no Brasil… Haja preparo físico! “Essas festas são a oportunidade de trazer a família para dentro da empresa e os gestores aprenderam que isso mobiliza os colaboradores”, analisa Fernando Carvalho Lima, diretor da ABRH-SP Metropolitana Oeste. “No final do ano, celebrar é uma forma de incentivar as pessoas a terem mais produtividade!” Certo, celebramos para motivar, mas, depois de 23 de dezembro, tudo desacelera. E aí? 

Para minimizar esse impacto, cresce o número de empresas que apelam para as férias coletivas. A Certec, cerâmica importadora com 20 anos de mercado, começou há dois anos. Os funcionários receberam bem a nova prática, conta a controller Eliana Valverde da Silva: “Era uma época em que os funcionários ficavam parados e a gente tinha que inventar coisas para eles fazerem. Também ficavam descontentes aqui, enquanto amigos e esposas estavam de folga. Em 2012, demos 12 dias de coletivas e o pessoal voltou superbem!” 

Este ano, como muitos segmentos deram uma estagnada, nota-se um aumento ainda mais significativo no número de organizações que optam pelas férias coletivas. Junte ao contexto, o fato de que muitas empresas que usavam banco de horas para dar folgas de fim de ano ficaram sem opção porque precisaram dispensar os funcionários em julho, em função da Copa. Na indústria, por exemplo, a dispensa coletiva está batendo 40%, conforme levantamento realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Esse índice é bem superior ao registrado em 2013, quando pouco mais de 13% delas pararam. “Em outubro, quando o mercado começou a sinalizar maior lentidão, eu já avisei que este ano as coletivas seriam maiores! A minha proposta foi dar 30 dias para todo mundo, na expectativa de melhora do mercado”, conta Silva. Na Certec, os funcionários vão parar entre 15 de dezembro e 15 de janeiro. Acharam interessante diante de um cenário de incertezas. “Como somos importadores, quando o dólar disparou, chegando a R$2,60, perdemos competitividade. Nossos clientes cancelaram os pedidos, mas garantiram que retomam no final de janeiro!”, arremata a controller. 

Com as pesquisas sinalizando consumidores com pouca disposição para gastar no Natal, ela acredita que o funcionário que receberá um valor maior com férias e décimo terceiro terá mais condições de realizar sonhos simples: “O trabalhador pensa assim: com 30 dias de férias no bolso, mais o 13º, vou arriscar e comprar um fogão, um celular novo”. Isso pode refletir na economia em janeiro, porque as fábricas terão de repor no mercado. Luz nova para todo mundo!

 

Fonte: Correio Popular de 5 de dezembro de 2014

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Coaching: autoconhecimento em prol da carreira

O mundo do trabalho está cada vez mais complexo, com grande quantidade de informações disponíveis, acesso facilitado à tecnologia, exigência por resultados a curto prazo. Para conseguir entrar no ritmo e atingir objetivos específicos de carreira, Lilian Guimarães, diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP e VP de Pessoas e Cultura da Natura, recomenda que os profissionais façam coaching, técnica que ajuda no desenvolvimento profissional e permite a visualização clara dos potenciais de cada um.

Especialista no tema pelo Instituto Ecosocial, Lilian explica: “Durante o coaching, o funcionário passa por um processo de autoconhecimento a fim de descobrir suas competências ou capacidades adormecidas. Depois, um especialista (coach) o ajudará a pensar quais passos precisam ser dados para que ele atinja o objetivo profissional pretendido.” No dia-a-dia do ambiente corporativo, quem geralmente exerce a função do coach é o próprio RH, com quem, tanto os colaboradores, quanto os executivos, confiam e se aconselham.

De acordo com Lilian, uma condição para o especialista que ocupa esse papel de orientador é a ética para não expor os segredos dos colaboradores, além disso ser um bom ouvinte e, principalmente, saber fazer as perguntas certas para que, a partir disso, ajude a traçar um plano de ações focado na carreira. Lilian recomenda a contratação de profissionais externos, apesar de algumas empresas terem a prática. “Eles são mais isentos, pois não fazem parte da dinâmica política e econômica da organização. Dá mais confiança e liberdade”, ressalta.

Apesar de ser um tema voltado para o ambiente de trabalho, passar pela metodologia de autoconhecimento também provoca efeitos positivos em outros âmbitos. “Normalmente os problemas que você tem na vida profissional são oriundos da vida pessoal. Passar por um processo de coaching também pode ajudar você a se tornar uma pessoa melhor”, conclui Lilian Guimarães. 

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INSTITUCIONAL – BALANÇO 2014

Novos produtos, novos grupos e eventos com recorde de público marcaram o ano da ABRH-SP

Ao contrário do que aconteceu em muitos setores, a Copa do Mundo e as eleições não interferiram no ritmo de realizações da ABRH-SP em 2014. A entidade aproveitou o ano para lançar novos produtos e ampliar as oportunidades de desenvolvimento e networking para seus associados. Veja a seguir um resumo das principais ações do ano:

 

Desenvolvimento

Ao longo do ano foram realizados 17 eventos na sede, gratuitos para os associados com um público total de 647 participantes. Temas como os desafios de falar em público, liderança sustentável, mentoring e a ciência da influência e persuasão, além de palestrantes internacionais, marcaram a programação. A ABRH-SP também foi copromotora do I Fórum ABRH-Nacional de Teletrabalho e da 8ª edição do prêmio As Melhores Empresas para Estagiar, em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola e a Toledo & Associados, e promoveu a segunda edição do curso “O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH”? As Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas, Metropolitana Oeste, Ribeirão Preto e Sorocaba também investiram em eventos para a promoção do conhecimento e ampliação do networking, com um público recorde de mais de 11.500 pessoas.

 

Lançamentos

Em agosto, a Associação lançou dois novos produtos. Benefício exclusivo desenvolvido em parceria com a Elancers, o portal de empregos ABRHVagas é um novo canal de empregabilidade para quem atua em RH, que ainda proporciona às empresas um espaço onde possam publicar suas vagas. Outra novidade, o Radar Corhale, boletim mensal do Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, tem como objetivo disseminar a produção técnica do grupo e promover o debate e o aperfeiçoamento das relações de trabalho no Brasil.

 

Novos grupos

O ano de 2014 vai ficar marcado pelo lançamento e o sucesso do Grupo de Liderança Feminina, cujos três encontros em São Paulo reuniram 600 mulheres, sem contar os encontros em Campinas e Ribeirão Preto, e do Grupo de Inovação em Saúde Corporativa, criado para compartilhar conhecimentos quanto à melhor gestão dos custos diretos e indiretos da saúde. Ainda em 2014 houve a consolidação do Grupo Líderes de RH, criado no final do ano anterior para reunir gerentes seniores de RH em ascensão na carreira.

 

Mais uma Regional

Com a realização de um evento exclusivo para convidados, que reuniu mais de 150 pessoas, a Associação inaugurou oficialmente a Regional Sorocaba no início de novembro. A ABRH-SP Sorocaba vai atuar em 28 municípios. Entre as ações previstas, destaca-se a organização dos primeiros Grupos de Estudos na região. O programa começa em março de 2015 com os temas Educação Corporativa e Atração, Retenção e Desenvolvimento de Talentos.

 

40ª edição

Realizada em agosto, a edição comemorativa do 40º CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-Nacional e a ABRH-SP, foi marcada pelo conteúdo diversificado. Ao todo, os congressistas puderam assistir a 40 palestras magnas e simultâneas. Um dos destaques da programação foi o Fórum Relações do Trabalho – O que mudou em 40 anos?, realizado pelo Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, uma inciativa da ABRH-SP em parceria com a ABRH-Nacional.

 

Na Praça, em Barueri

A Regional Metropolitana Oeste foi a responsável neste ano pela realização, no dia 7 de outubro, da edição paulista do ABRH na Praça, evento anual de consultoria gratuita em carreira e trabalho realizado simultaneamente pelas ABRHs em vários pontos do Brasil. O evento contou com o apoio institucional da Prefeitura de Barueri e o trabalho voluntário de profissionais de RH que atenderam gratuitamente 3.500 pessoas ao longo de um dia inteiro de atividades.

 

Grupos de Estudos

Atividade de sucesso da ABRH-SP, criada em 2007, os Grupos de Estudos tiveram um crescimento expressivo em 2014, com um total de 500 participantes nos 29 grupos organizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Santos, Barueri, Bauru e Ribeirão Preto. Cada grupo realizou oito encontros durante o ano, no período de março a novembro. Coaching, liderança, remuneração, resiliência e educação corporativa foram alguns dos temas debatidos pelos grupos nesta temporada.

 

Raio X do RH

Assistência médica (com 93%) ainda é o principal benefício oferecido pelas empresas no Estado de São Paulo de acordo com a primeira Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH Online, promovida pela ABRH-SP e desenvolvida pela Wiabiliza Soluções Empresariais. Lançada neste ano, a pesquisa, que terá edições contínuas, tem como objetivo o levantamento completo de informações para o gestor de RH em relação ao salário base de 270 cargos, 12 práticas de gestão de pessoas e 12 benefícios.

 

O melhor do RH

Em julho, a ABRH-SP lançou sua nova campanha institucional com o slogan “O melhor do RH se reúne aqui”. Criada pela agência CTO Comunicação Total, a campanha foi desenvolvida a partir da pesquisa de branding que levantou as expectativas dos diversos públicos da ABRH-SP em relação à Associação. Também foram criadas uma nova identificação visual com as palavras-chave Atualização, Conhecimento, Networking e Reconhecimento, precedidas do símbolo +, e para as mídias sociais a hashtag #abrhspmais.

 

Página Semanal ABRH-SP – 07 de dezembro

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